fbpx

Pequenos Incêndios Por Toda Parte – Celeste Ng

Pequenos Incêndios Por Toda Parte é um livro da autora Celeste Ng, lançamento de 2018 da editora Intrínseca.

Sobre o Livro

Mia Warren se mudou com a filha para Sharker Heights, depois de um longo período pulando de um lugar para o outro. Agora, buscando a estabilidade que a garota tanto lhe pedia, ela tentará algo novo. Porém, quando vai morar no apartamento alugado da família Richardson, nem imagina o quanto as suas vidas vão se interligar.

“Sua vida havia sido dividida entre antes e depois, e ele sempre compararia as duas fases.”

Em um lugar onde tudo é milimetricamente cronometrado para ser exatamente como deveria ser, a alma de artista de Mia pode não encontrar o sossego que espera, principalmente com todos os segredos que carrega na bagagem e, ao ver a filha de aproximar da família de Elena Richardson, seus medos se ampliam, assim como foco dessa conservadora mulher.


Minha Opinião

Esse foi o meu primeiro contato com a escrita da autora e, certamente, uma surpresa. Quando comecei a leitura, estava esperando por algum grande mistério a ser resolvido e um clima de suspense no ar. Leve engano. Apesar de sabermos que há algo aqui que precisa ser revelado e que está escondido sobre camadas e camadas, essa não é a cereja do bolo em Pequenos Incêndios Por Toda Parte.

O que temos aqui é uma típica burguesia, que vive em um círculo de perfeição e que, qualquer coisa que se diferencie ou crie um distúrbio – Mia -,  é visto como algo perigoso e a ser combatido. É por isso que Warren acaba por entrar no radar de Elena, após ajudar alguém com quem se importa, se colocando em uma posição que vai torná-la um alvo de uma mulher que tem tempo e recursos de sobra para investir em descobrir seus segredos.

Em paralelo a isso vemos o envolvimento da filha de Mia, Pearl, com a família Richardson, através da relação que se cria com os filhos de Elena. Todo o mundo de estabilidade e riqueza é algo novo para a garota, que acompanhou a mãe em sua jornada artística ao longo dos anos, mas que, ao mesmo tempo, se ressente por ter que ter mudado tanto.

“A raiva é o guarda-costas do medo.”

Mia é uma artista, trabalha com fotografia. Porém, não é algo tradicional. Ela estuda por muito tempo suas temáticas e instalações até finalmente ficar satisfeita com a obra final. E isso não tem sido o suficiente para pagar o alguém e por comida na mesa, por isso ela sempre precisa de um emprego em paralelo.

E essa narrativa já começa de trás pra frente, nos apresentando algo que acontecerá a frente como o ponta pé inicial: um incêndio e, talvez, uma possível culpada. Entretanto, como que essa pessoa chegou ao ponto de fazer tal coisa e porquê? A partir dai, voltamos para acompanhar tudo um pouco antes e nos embrenhamos no cerne de duas famílias que não poderiam ser mais opostas, mas que de suas maneiras bem particulares, escondem segredos.

Pequenos Incêndios Por Toda Parte vai além do suspense e nos apresenta um drama familiar que retrata coisas reais e vívidas de uma realidade que só pertence a um lado e parece quase fantasiosa. A ilusão do mundo perfeito, da família bem estruturada que mora em uma casa perfeita, de pais amorosos, de irmãos unidos. Tudo isso que aos poucos vai se desvelando como algo diferente e que chega a um cataclisma ao bater de frente com a simplicidade e desprendimento de alguém que não disfarça que possui coisas escondidas.

Esse não é o meu tipo favorito de livro, mas fui consumida pela escrita de Celeste Ng. Ela desdobra pontos do nada e quando você vê, recebeu uma porção de informações que você sequer percebe de onde vieram. Isso, entretanto, pode ser um ponto negativo também, pois enrola mais a história e, não necessariamente contribui de forma ativa para a trama principal. Porém, é sim uma forma de envolver o leitor a se ver cada vez mais submerso no mundo desses personagens.

Se é um suspense de mistério que você procura, não é isso que vai encontrar aqui. Mas se é algo mais familiar, real em uma visão de subúrbio de primeiro mundo, esse pode ser o livro que vai deixar você preso a ele do início ao fim.

 

PEQUENOS INCÊNDIOS POR TODA PARTE

Autor: Celeste Ng

Editora: Intrínseca

Ano de publicação: 2018

Em Shaker Heights tudo é planejado: da localização das escolas à cor usada na pintura das casas. E ninguém se identifica mais com esse espírito organizado do que Elena Richardson.
Mia Warren, uma artista solteira e enigmática, chega nessa bolha idílica com a filha adolescente e aluga uma casa que pertence aos Richardson. Em pouco tempo, as duas se tornam mais do que meras inquilinas: todos os quatro filhos da família Richardson se encantam com as novas moradoras de Shaker. Porém, Mia carrega um passado misterioso e um desprezo pelo status quo que ameaça desestruturar uma comunidade tão cuidadosamente ordenada.

É a criadora e autora do Resenhando Sonhos.
Gaúcha do interior do Rio Grande do Sul, hoje mora na capital Porto Alegre e quer conhecer o mundo.
Publicitária por formação, sonhadora por opção. É mal humorada e chata.