Personagens Ícones do Terror

O Cinema está recheado de filmes de terror de sucesso e graças a muitos desses filmes, até hoje há personagens que se tornaram memoráveis, seja pela sua forma de agir, de assustar ou de cometer horrores. Pensando nisso, separamos uma lista com alguns desses personagens que se tornaram verdadeiros ícones do terror cinematográfico. Vamos lá?

HANNIBAL LECTER

hanniballectersotl

É sem dúvidas um dos mais notórios ícones do terror de todos os tempos. Criado pelo escritor Thomas Harris e levado ao cinema no filme O Silêncio dos Inocentes, em 1991, o personagem Hannibal traz a história de um terrível sociopata e canibal que fora condenado a prisão perpétua por nove crimes. Enquanto “ajuda” a agente do FBI Clarice a traçar o perfil psicológico de um sequestrador, Hannibal arquiteta sua fuga da cadeia.

Em 2013, a NBC produziu uma série com três temporadas baseada na história do personagem Hannibal.


SAMARA MORGAN

o-samara-facebook

Imagina você receber um vídeo desconhecido com imagens sem sentido, e logo em seguida atender um telefonema onde a voz do outro lado sussurrar “seven days” (sete dias). Qualquer um iria se assustar e tremer de medo, não é mesmo?

É assim que Samara, a personificação da maldade pura encontra suas vítimas no filme O Chamado, de 2002. Quando a pessoa assiste o vídeo, abre um portal para que ela atravesse para o nosso mundo, onde então não poupa vidas. Apesar de ser representada por uma criança, não tem nada de inocente e certamente não seria uma garotinha agradável de se ter contato.

Depois de 14 anos, o filme terá sua continuação lançada no dia 27 de outubro, no filme Chamados, onde mais uma vez, Samara atormentará suas vítimas. E dessa vez, ninguém estará a salvo, esteja onde estiver.


PENNYWISE

new-pennywise-image-700x350

O que um palhaço poderia ter de perigoso? Aparentemente nada. Mas este não é o caso do sinistro Pennywise, do filme It (A Coisa), de 1990 e adaptada do livro homônimo de Stephen King.

Pennywise é uma entidade demoníaca que ataca principalmente crianças em uma pacata cidade, e quase sempre a sua aparência é de um palhaço, tornando assim mais fácil os seus ataques. Depois de conhecer o terror de Pennywise, garanto que nunca mais você verá palhaços com a mesma inocência. E aguarde, pois It, A Coisa ganhou um remake e em breve estará nos cinemas novo em folha.


GHOSTFACE

ghostface

O filme Pânico, nos anos 90 revitalizou o gênero e foi enorme sucesso de críticas e bilheteria. E tudo isso se deve ao fato de o personagem Ghostface ter sido muito marcante durante os filmes. O personagem cometia seus crimes em uma espécie de jogo de adivinhação: ele ligava para a possível vítima e fazia uma pergunta sobre algum filme de terror. Se a pessoa errasse, estava marcada a morrer. Somente poucos conseguiriam fugir dele se tivessem boa disposição para correr.  Mas como todo bom assassino, quando menos se esperava, ele aparecia na frente de suas vítimas e termina o seu “trabalho”, sem dar chance delas revidarem.


JIGSAW

jigsaw-013

“Eu quero jogar” é a frase célebre dita pelo vilão dos filmes Jogos Mortais. Jigsaw é um assassino que cria um jogo aterrador para dar às suas vítimas a chance de sobreviverem. Porém, para isso, elas devem se sacrificar e provar que merecem viver.

Jigsaw não se vê como um assassino, pois para ele, apenas está fazendo as pessoas pagarem por crimes que cometeram, e assim, sentirem na pele a dor que causaram a outras pessoas.  É um personagem que age com enorme destreza e todas as suas armadilhas são elaboradas de forma a não existe outra fuga a não ser a que cause sofrimento. De fato, é preferível não cruzar caminho com ele.


PINHEAD

960

Pinhead é o líder dos Cenobitas, criaturas que já foram humanas tempos atrás mas que agora se transformaram em monstros e que coletam almas de inocentes. Assim como os demais, Pinhead é um mestre em causar dor e sofrimento, e sente prazer ao fazer isso.

Sua aparência por si só já é assustadora: o corpo todo usa uma roupa com adereços de metal e a cabeça é cravejada de pregos, organizados em uma grade simétrica. No filme Hellraiser, de 1987, ele e seus seguidores buscam uma relíquia chamada Configuração do Lamento, que acredita-se abrir um portal para outro mundo, em troca da alma de quem o usa. Logo, a ideia dessa outro mundo encaixa perfeitamente com os horrores que Cenobitas cometem.


JASON VOORHEES

friday-the-13th-jason-voorhees-sixth-scale-feature-100360-1

Jason é o sanguinário personagem do filme Sexta-Feira 13, de 1980. Usando uma máscara de Hóquei e com uma faca ou machado nas mãos, ele persegue suas vítimas até conseguir capturá-las e matá-las. Apesar de quase sempre usar uma ferramenta para cometer seus crimes, há outras vezes em que utiliza as próprias mãos, apertando e sufocando as vítimas.

Os filmes da franquia foram grandes sucessos e Jason era um monstro nos primeiros filmes, matando das piores formas possíveis de se imaginar, o que o torna um dos mais assustadores personagens de todos os tempos.


JACK TORRANCE

tumblr-raoys-the-shining-30920004

Jack Torrance é muito lembrando pela sua marcante presença psicopata em O Iluminado, de 1980. O filme foi dirigido por Stanley Kubrick e baseado na obra de Stephen King. No filme, o personagem tem uma vida normal, até que começa a ficar perturbado e começa a ter atitudes irracionais, desejando e tentando matar toda a sua família em um hotel, que havia ficado isolado durante uma nevasca.


ALIEN

o0etbdnz

Um personagem um tanto diferente dos anteriores, mas que era extremamente assustador. Quem assistiu ao filme Alien, de 1979, podia sentir a agonia dos personagens em ficar cara a cara com esse ser de outro mundo, mas muito cruel.

No filme, Alien é um monstro sedento por carne que mata qualquer um que cruzar o seu caminho, e também usa os corpos dos humanos para se reproduzir. A baba pegajosa e a sua fisiologia monstruosa ajudam a aumentar o medo diante do ser.


JACK ESTRIPADOR

5671966e82bee174ca0393b9jack_the_ripper1

E por fim, não poderíamos deixar de mencionar o mais cruel e famoso ícone do terror de todos os tempos. O personagem de fato existiu na vida real e assassinava mulheres, geralmente prostitutas. Seus ataques aconteceram em 1888 na cidade de Londres.  A crueldade e destreza com que cometia seus crimes surpreende e horroriza até os dias de hoje, evidenciando uma pessoa desequilibrada e completamente insana.

Só pelo nome dele já dá para ter uma noção de quão horrível eram suas torturas. O filme que traz a história do personagem foi produzido em 1988.

E aí, já conhecia esses personagens? Conhece outros? Nos conte nos comentários!


FIQUE DE OLHO NO MÊS DO PESADELO

mesdopesadelo23

 

É colaborador do Resenhando Sonhos.
Catarinense, Publicitário formado pela UNOESC, apaixonado por sci-fi, distopias e suspense policial. Fã de Arquivo X e Supernatural, sonha um dia encontrar os aliens.
  • Lara Caroline

    Oi!
    Nossa fica até difícil dizer qual deles é o pior. Assisti Jogos Mortais quando eu era criança e fiquei alguns meses com medo de ser presa em algum lugar para escapar da morte hahahaha. Eu gosto de estórias de terror, mas filmes eu não me arrisco a assistir, pois tenho a imaginação muito fértil e fico me imaginando nas situações.

    • Reinaldo José Nunes

      hahaha Oi Lara
      pois é, eu quando era mais jovem também morria de medo desses filmes de terror.
      Hoje já nem tanto, talvez porque os filmes de hoje sejam mais fracos, não sei.
      Mas na época.. temia a existência de um deles haha

  • Daiele

    Olá!
    É bem gostoso relembrar esses personagens que por muito tempo me amedrontaram haha. Tem alguns ai que eu realmente não conheço, mas outros que me lembro de cada detalhe do filme, como a Samara por exemplo. Sempre que “penso nela” eu lembro da musiquinha e chega a dar um arrepiozinho, apesar de no fundo eu não achar uma historia de terror, pq, coitada ne?! O pânico acho que é o mais bizarro de todos mas de todos é o que eu mais tive medo de encontrar por ai na minha infância, hahaha.
    Acho que faltou dois que na minha opinião são aqueles que eu nunca vou esquecer. Freddy e Chuck.

    beijos

    • Reinaldo José Nunes

      Olá Daiele, o do pânico foi um que me dava muito medo também hahah
      Quando era criança tinha medo dele aparecer na minha frente daquele jeito hahaha

      Ah sim, tem esses dois (e mais outros), tentei buscar alguns diferentes do que a maioria se lembra hehe

      Beijos

  • cristiane dornelas

    Outro dia mesmo estava vendo esse O silêncio dos inocentes passando na tv. Parei pra assistir, mas só peguei o final. É bem interessante e tem umas cenas que…ugh. E isso porque só peguei o final. Imagino o filme todo…
    Os outros são tão conhecidos! Lembro de quando era criança e meu tio, aquele safado sem coração =P , colocou Jogos mortais pra eu assistir. Imagina a cena: pirralha e vendo aqueles troços, gente morrendo de cada forma horrorosa. Acreditava em tudo! Nem deu medo, que isso….E ele só rindo xD
    Talvez por isso não veja muitos filmes de terror. Traumatizei…

    • Reinaldo José Nunes

      Eu me identifico com o seu tio hahahah, um dia também, turma de escola, todo mundo assistindo e a maioria com medo, eu e uns amigos só dando risada e pregando susto nos outros heuaheahe

      Mas de fato, também não curto muito filmes de terror (gosto mais de ficção e aventura)

  • ADRIANA HOLANDA TAVARES

    Conheço todos os personagens e só posso dizer que por conta disso amarguei noites de tormentas e pesadelos e que ara dormir eu tomava sempre uma xícara de chá bem forte. hihihi. E pra piorar eu ainda ficava conversando com amigos que me diziam que eu era medrosa e ma faziam assistir de novo e de novo!

    • Reinaldo José Nunes

      hahaha quando um personagem nos dá medo pra valer, leva tempão para esquecer dele não é? haha

      Ainda bem que não passam só de filmes ficcionais (exceto os baseados em fatos reais, aí a treta é maior hahaha)

  • Bruna Prata

    Acho que um dos pontos mais marcantes de qualquer filme de terror é o vilão. Lembro que quando eu era criança fui assistir o filme do O Grito e fiquei com tanto trauma da Kayako que demorei anos para assistir O Chamado, já que a Samara tem uma leve semelhança com ela. Creio que nessa lista faltou um ícone que é um marco dos anos 90, o Freddy Krueger, vilão que fazia milhares de pessoa a não querer ir dormir hahaha.

    • Reinaldo José Nunes

      hahahaha eu só assisti o Chamado algumas vezes… não curto muito essa relação entre terror + criança hahaha

  • Oi Reinaldo!!
    ADORO O JJIGSAW hahahahaha
    e a maioria fizeram parte dos medos da minha adolescência haha

    TAMI amei o novo layoyt <3
    http://www.saidaminhalente.com

    • Reinaldo José Nunes

      Oi Calyciele, Jigsaw é interessante mesmo hahaha mas o que mais tive contato na infância foi o Ghostface hehehe, esse me dava medo mesmo :D

  • Oi, Reinaldo!
    Acredite, mas eu nunca assisti nenhum desses filmes! Que feliz.
    Conhecia alguns, principalmente Pennywise, já que por mais irônico que pareça, eu tenho muita vontade de ler o livro (acho que vou ter menos medo). Mas tenho curiosidade de assistir Jogos Mortais e Pânico, se um dia tiver coragem, assisto.

    • Reinaldo José Nunes

      Oi Luciana
      Jogos Mortais é bem legal (e sangrento hahaha), e Pânico me botou medo na época :p

      Um conselho: não assista sozinha hahaha

  • Thaynara Ribeiro

    Eu conhecia o Hannibal, o de sexta feira 13 e Jack, é claro rsrs
    Sou medrosa por natureza e não assistia terror até pouco tempo rsrs os personagens que conheço é só de nome pq não tive coragem de assistir nenhum filme kkk

    • Reinaldo José Nunes

      Confesso que terror também não é a minha praia. não curto ficar levando susto hahaha

      Prefiro algo mais relacionado a ciência e fantasia :D

  • Marta Izabel

    Oi, Reinaldo!!
    Adorei a postagem!! Conheço a maioria dos personagens!!! Assisti muitos filmes terror e os que mais gostava era Pânico, O Silêncio dos Inocentes e O chamado. Gostei muito de relembrar alguns personagens aqui listados!! Valeu!!!
    Beijoss

    • Reinaldo José Nunes

      Oi Marta, que bom que gostou do post. Fico bem contente com seu comentário ^^

      Beijos

  • Alison de Jesus

    Desses acima NADA supera o Ghostface,a franquia além de ser um sucesso,moldou a essência dos filmes de terror.Beijos.

    • Reinaldo José Nunes

      A Franquia do Pânico de fato é muito boa :D

  • suzana cariri

    Oi!
    Gostei muito desse post pois sempre conheci muitos desse rostos ou pelo menos mascaras, mas nunca soube seus nomes nem um pouco de suas historias, e mesmo só tendo assistindo o filme com Ghostface, minha amiga fala muito dos livros com o Hannibal !!

  • Aline Lanis

    Só os melhores personagens <3
    Pennywise é meu amoreco dos livros, amo muito.

    Eu SEMPRE quis ver Jogos Mortais mas eu não tive coragem até hoje :/
    como proceder?

    É que tem mtas cenas agonizantes, não sei se tenho coração pra isso. Mas um dia eu vejo com certeza.