Personagens Ícones do Terror

O Cinema está recheado de filmes de terror de sucesso e graças a muitos desses filmes, até hoje há personagens que se tornaram memoráveis, seja pela sua forma de agir, de assustar ou de cometer horrores. Pensando nisso, separamos uma lista com alguns desses personagens que se tornaram verdadeiros ícones do terror cinematográfico. Vamos lá?

HANNIBAL LECTER

hanniballectersotl

É sem dúvidas um dos mais notórios ícones do terror de todos os tempos. Criado pelo escritor Thomas Harris e levado ao cinema no filme O Silêncio dos Inocentes, em 1991, o personagem Hannibal traz a história de um terrível sociopata e canibal que fora condenado a prisão perpétua por nove crimes. Enquanto “ajuda” a agente do FBI Clarice a traçar o perfil psicológico de um sequestrador, Hannibal arquiteta sua fuga da cadeia.

Em 2013, a NBC produziu uma série com três temporadas baseada na história do personagem Hannibal.


SAMARA MORGAN

o-samara-facebook

Imagina você receber um vídeo desconhecido com imagens sem sentido, e logo em seguida atender um telefonema onde a voz do outro lado sussurrar “seven days” (sete dias). Qualquer um iria se assustar e tremer de medo, não é mesmo?

É assim que Samara, a personificação da maldade pura encontra suas vítimas no filme O Chamado, de 2002. Quando a pessoa assiste o vídeo, abre um portal para que ela atravesse para o nosso mundo, onde então não poupa vidas. Apesar de ser representada por uma criança, não tem nada de inocente e certamente não seria uma garotinha agradável de se ter contato.

Depois de 14 anos, o filme terá sua continuação lançada no dia 27 de outubro, no filme Chamados, onde mais uma vez, Samara atormentará suas vítimas. E dessa vez, ninguém estará a salvo, esteja onde estiver.


PENNYWISE

new-pennywise-image-700x350

O que um palhaço poderia ter de perigoso? Aparentemente nada. Mas este não é o caso do sinistro Pennywise, do filme It (A Coisa), de 1990 e adaptada do livro homônimo de Stephen King.

Pennywise é uma entidade demoníaca que ataca principalmente crianças em uma pacata cidade, e quase sempre a sua aparência é de um palhaço, tornando assim mais fácil os seus ataques. Depois de conhecer o terror de Pennywise, garanto que nunca mais você verá palhaços com a mesma inocência. E aguarde, pois It, A Coisa ganhou um remake e em breve estará nos cinemas novo em folha.


GHOSTFACE

ghostface

O filme Pânico, nos anos 90 revitalizou o gênero e foi enorme sucesso de críticas e bilheteria. E tudo isso se deve ao fato de o personagem Ghostface ter sido muito marcante durante os filmes. O personagem cometia seus crimes em uma espécie de jogo de adivinhação: ele ligava para a possível vítima e fazia uma pergunta sobre algum filme de terror. Se a pessoa errasse, estava marcada a morrer. Somente poucos conseguiriam fugir dele se tivessem boa disposição para correr.  Mas como todo bom assassino, quando menos se esperava, ele aparecia na frente de suas vítimas e termina o seu “trabalho”, sem dar chance delas revidarem.


JIGSAW

jigsaw-013

“Eu quero jogar” é a frase célebre dita pelo vilão dos filmes Jogos Mortais. Jigsaw é um assassino que cria um jogo aterrador para dar às suas vítimas a chance de sobreviverem. Porém, para isso, elas devem se sacrificar e provar que merecem viver.

Jigsaw não se vê como um assassino, pois para ele, apenas está fazendo as pessoas pagarem por crimes que cometeram, e assim, sentirem na pele a dor que causaram a outras pessoas.  É um personagem que age com enorme destreza e todas as suas armadilhas são elaboradas de forma a não existe outra fuga a não ser a que cause sofrimento. De fato, é preferível não cruzar caminho com ele.


PINHEAD

960

Pinhead é o líder dos Cenobitas, criaturas que já foram humanas tempos atrás mas que agora se transformaram em monstros e que coletam almas de inocentes. Assim como os demais, Pinhead é um mestre em causar dor e sofrimento, e sente prazer ao fazer isso.

Sua aparência por si só já é assustadora: o corpo todo usa uma roupa com adereços de metal e a cabeça é cravejada de pregos, organizados em uma grade simétrica. No filme Hellraiser, de 1987, ele e seus seguidores buscam uma relíquia chamada Configuração do Lamento, que acredita-se abrir um portal para outro mundo, em troca da alma de quem o usa. Logo, a ideia dessa outro mundo encaixa perfeitamente com os horrores que Cenobitas cometem.


JASON VOORHEES

friday-the-13th-jason-voorhees-sixth-scale-feature-100360-1

Jason é o sanguinário personagem do filme Sexta-Feira 13, de 1980. Usando uma máscara de Hóquei e com uma faca ou machado nas mãos, ele persegue suas vítimas até conseguir capturá-las e matá-las. Apesar de quase sempre usar uma ferramenta para cometer seus crimes, há outras vezes em que utiliza as próprias mãos, apertando e sufocando as vítimas.

Os filmes da franquia foram grandes sucessos e Jason era um monstro nos primeiros filmes, matando das piores formas possíveis de se imaginar, o que o torna um dos mais assustadores personagens de todos os tempos.


JACK TORRANCE

tumblr-raoys-the-shining-30920004

Jack Torrance é muito lembrando pela sua marcante presença psicopata em O Iluminado, de 1980. O filme foi dirigido por Stanley Kubrick e baseado na obra de Stephen King. No filme, o personagem tem uma vida normal, até que começa a ficar perturbado e começa a ter atitudes irracionais, desejando e tentando matar toda a sua família em um hotel, que havia ficado isolado durante uma nevasca.


ALIEN

o0etbdnz

Um personagem um tanto diferente dos anteriores, mas que era extremamente assustador. Quem assistiu ao filme Alien, de 1979, podia sentir a agonia dos personagens em ficar cara a cara com esse ser de outro mundo, mas muito cruel.

No filme, Alien é um monstro sedento por carne que mata qualquer um que cruzar o seu caminho, e também usa os corpos dos humanos para se reproduzir. A baba pegajosa e a sua fisiologia monstruosa ajudam a aumentar o medo diante do ser.


JACK ESTRIPADOR

5671966e82bee174ca0393b9jack_the_ripper1

E por fim, não poderíamos deixar de mencionar o mais cruel e famoso ícone do terror de todos os tempos. O personagem de fato existiu na vida real e assassinava mulheres, geralmente prostitutas. Seus ataques aconteceram em 1888 na cidade de Londres.  A crueldade e destreza com que cometia seus crimes surpreende e horroriza até os dias de hoje, evidenciando uma pessoa desequilibrada e completamente insana.

Só pelo nome dele já dá para ter uma noção de quão horrível eram suas torturas. O filme que traz a história do personagem foi produzido em 1988.

E aí, já conhecia esses personagens? Conhece outros? Nos conte nos comentários!


FIQUE DE OLHO NO MÊS DO PESADELO

mesdopesadelo23

 

É colaborador do Resenhando Sonhos.
Catarinense, Publicitário formado pela UNOESC, apaixonado por sci-fi, distopias e suspense policial. Fã de Arquivo X e Supernatural, sonha um dia encontrar os aliens.