Peter Pan – J.M. Barrie

Peter Pan foi criado por J.M. Barrie para sua peça de teatro inicialmente intitulada “Peter and Wendy” que deu origem ao livro publicado pela primeira vez em 1911. Além disso o enredo deu origem a várias adaptações cinematográficas de longa metragem. Foi publicado no Brasil pela editora Zahar no ano de 2014 em edição capa dura.

5estrelas01

Capa

SOBRE O LIVRO:

Peter Pan é um menino que, bom… quantos anos ele tem? Ora, e isso importa? Afinal, a idade não vale nada para quem tem imaginação e Peter, com toda certeza, vive em um mundo mágico.

Morador e aventureiro da Terra do Nunca, ele é um menino que nunca cresceu e não conhece limites para a imaginação e a magia. Junto de sua fada Sininho e os Meninos Perdidos, Peter vive aventuras diárias combatendo piratas terríveis, como o Capitão James Gancho e sua trupe de bucaneiros.

“Todas as crianças crescem, menos uma.”

Ao voar pelos céus,  Peter chega a cidade de Londres onde encontra aberta a janela do quarto de uma pequena contadora de histórias, Wendy.

A aventura começa quando ele acaba tendo que sair apressado do quarto da garota e deixa para trás sua sombra. Ao tentar recuperá-la, finalmente conhece a incrível contadora de histórias e lhe faz um convite irrecusável para conhecer a Terra do Nunca junto dele.

Assim, seguindo a estrela mais brilhante, Wendy e seus irmãos, João e Miguel, que até então eram criados em uma severa disciplina aplicada pelo pai, começam a viver seus maiores sonhos ao lado do menino que sabia voar.

MINHA OPINIÃO:

páginas

Em minha humilde opinião Peter Pan é, nada mais, nada menos, do que o espelho da imaginação de todas as crianças. No fim das contas, quem nunca sonhou em conhecer piratas, índios, sereias ou fadas? Talvez seja de longe a história a qual meninos e meninas mais se identificam quando crianças.

Talvez os “poderes” de Peter tenham alguma representação simbólica com a personalidade de cada uma das crianças e seus sonhos mais profundos. O que realmente importa é o encanto que um pequeno menino consegue trazer a adultos e crianças desde sua primeira aparição.

Mark Twain – “Peter Pan é uma dádiva.”

Dizer que enquanto acreditarmos, enquanto deixarmos nossa “janela” aberta tudo será possível é apenas mais uma forma de dizer que a imaginação de cada uma das crianças deve ser preservada e estimulada para que talvez, nunca percam a crença na “magia”.

Cada personagem é representado igualmente sem deixar passar um detalhe de sua aparência ou personalidade, não importando o quão importante será sua performance na história. A escrita do autor é leve e fluida, apesar da época em que foi escrito e lançado originalmente. Sendo assim, é um livro de fácil adaptação e entendimento. Mais uma vez a edição de bolso de luxo da Editora Zahar traz encanto e a cada página somos levados para junto dos personagens.

plano de fundo

 

A TERRA DO NUNCA:

Walt Disney, 1953:

Walt Disney, 2002:

Universal – Columbia 2004:

Warner Bross 2015:

Eu acredito em fadas!

“Peter Pan transporta crianças e adultos para um mundo mágico, povoado pela família Darling e pelos habitantes da Terra do Nunca – Peter Pan, os meninos perdidos, Sininho, o Capitão Gancho e seus piratas…”

 

É resenhista do Resenhando Sonhos.
Estudante de Direito, 20 anos, mineira, mora em Belo Horizonte e ama o universo literário.

  • Daiele

    Eu nunca li Peter Pan, mas ja vi varios filmes da terra do nunca. E eu adoro! Eu acho que não existe historia melhor para representar os sonhos de criança. Lembro-me bem das minhas aventuras no sítio da minha avó, onde tudo era possível! Como é gostoso lembrar desses tempos com livros tão encantadores como esse. E falando um pouco dessa edição, ela é maravilhosa. Tenho 2 livros de bolso da Zahar e quero esse logo!

    beijos

  • Flávia Pachêco

    Peter Pan <3 que livro mais lindo, amei essa capa! Nunca li Peter Pan, mas já assisti alguns filmes e é muito fofo. Minha favorita é a Sininho!! Hahah e quem nunca desejou ser criança para sempre ou até voltar a ser criança? É tão bom!!! *-*

  • Ellis Monteiro

    Tem como não amar? Conheço essa história desde que me entendo por gente!
    Tem essa metáfora toda por cima da história, o que a torna mais bela ainda!
    As adaptações da Disney são as melhores ❤
    É essa edição? Muito amor 😍😍

  • Romeo Monteiro

    Acho a história um tanto psicoptica, mas nao tem como não amar
    Era viciado no bendito primeiro filme kkk tinha naqueles DVD pirata 😂
    A trama de verdade é cheia de entrelinhas, vale a pena filósofar a fundo

  • Beatriz

    Eu amo tanto a história de Peter Pan e sempre fico babando nesse livro quando eu vejo. Aliás, ele já está na minha listinha há um bom tempo e eu sempre acabo passando outros livros na frente. Pelo jeito a edição está bem bonita e caprichada. Quero comprar em breve para matar a saudade. :’)

    Beijos!
    http://www.prateleiracolorida.com.br/

  • Maria Fernanda Pinheiro

    Amo o Peter Pan , é um personagem que marcou muito minha infância (que nem faz muito tempo rsrs), gostei de fazerem uma nova edição para este livro, assim atiçou mais a minha vontade de saber sobre a Terra do nunca, um lugar que tem muito a ser explorado, acho a história muito fofinha e rica, capaz de agradar muitas crianças, até porque envolve crianças em outro universo de uma maneira divertida, em breve estarei lendo o livro, a diagramação ficou maravilhosa

  • Renata Oliveira

    Eu so conheco a historia pelo filme , mas deve ser uma leitura deliciosa…Esta na minha lista de leituras.

  • Maisanara F.

    Só assisti a animação da Disney e uma das adaptações cinematográficas. O livro deve ser bem melhor que os filmes, mas não me interesso muito em Melo. A capa é muito linda, maravilhosa. Talvez um dia resolva ler ele.

  • Matheus Nunes

    Sempre gostei da história de Peter Pan, foi um dos primeiros livros que li na minha infância. Essa ediçāo parece super caprichada e essa capa é linda demais <3

  • daniel bonfim duarte

    como todo mundo gosto bastante da história do peter pan , essa história assim como o filme fez parte da minha infância .a editora zahar como sempre caprichou nas suas edições, não simplesmente editando um livro mas formando uma grande obra literária

  • Reinaldo José Nunes

    Confesso que nunca li os livros referente ao Peter Pan, mas gostei muito do filme que foi produzido em 2003 (se não me engano foi em 2003). A história é muito bacana e agradável. Deu vontade de assistir de novo hehe

    Olhando o novo trailer, logo de cara, tanto a intro quanto o cenário me lembraram Harry Potter e.. logo depois aparece que é feito no mesmo estúdio ♥ então tem tudo pra ser um filme épico *–*

  • camila rosa

    Bom ainda me falta assistir ao filme de 2015 do Peter Pan, nunca li nada com o personagem, essa edição esta linda, e eu fiquei curiosa para ler, amo contos de fadas, e realmente ele nos ensina coisas valiosas, pois se deixarmos a imaginação desaparecer de nossas vidas, imagina o quão infelizes seriamos, espero ter a oportunidade de ler.
    Beijos *-*

  • Camila Monteiro

    Olá!
    Nossa como eu amo Peter Pan 💕
    Adorava quando passava na sessão da tarde. Eu nunca li nenhum livro sobre o Peter, e assumo que não fiquei animada com a adaptação de 2015, prefiro os mais antiguinhos. Eu adorei a capa e a edição do livro.