Peter Pan – J.M. Barrie

Peter Pan foi criado por J.M. Barrie para sua peça de teatro inicialmente intitulada “Peter and Wendy” que deu origem ao livro publicado pela primeira vez em 1911. Além disso o enredo deu origem a várias adaptações cinematográficas de longa metragem. Foi publicado no Brasil pela editora Zahar no ano de 2014 em edição capa dura.

5estrelas01

Capa

SOBRE O LIVRO:

Peter Pan é um menino que, bom… quantos anos ele tem? Ora, e isso importa? Afinal, a idade não vale nada para quem tem imaginação e Peter, com toda certeza, vive em um mundo mágico.

Morador e aventureiro da Terra do Nunca, ele é um menino que nunca cresceu e não conhece limites para a imaginação e a magia. Junto de sua fada Sininho e os Meninos Perdidos, Peter vive aventuras diárias combatendo piratas terríveis, como o Capitão James Gancho e sua trupe de bucaneiros.

“Todas as crianças crescem, menos uma.”

Ao voar pelos céus,  Peter chega a cidade de Londres onde encontra aberta a janela do quarto de uma pequena contadora de histórias, Wendy.

A aventura começa quando ele acaba tendo que sair apressado do quarto da garota e deixa para trás sua sombra. Ao tentar recuperá-la, finalmente conhece a incrível contadora de histórias e lhe faz um convite irrecusável para conhecer a Terra do Nunca junto dele.

Assim, seguindo a estrela mais brilhante, Wendy e seus irmãos, João e Miguel, que até então eram criados em uma severa disciplina aplicada pelo pai, começam a viver seus maiores sonhos ao lado do menino que sabia voar.

MINHA OPINIÃO:

páginas

Em minha humilde opinião Peter Pan é, nada mais, nada menos, do que o espelho da imaginação de todas as crianças. No fim das contas, quem nunca sonhou em conhecer piratas, índios, sereias ou fadas? Talvez seja de longe a história a qual meninos e meninas mais se identificam quando crianças.

Talvez os “poderes” de Peter tenham alguma representação simbólica com a personalidade de cada uma das crianças e seus sonhos mais profundos. O que realmente importa é o encanto que um pequeno menino consegue trazer a adultos e crianças desde sua primeira aparição.

Mark Twain – “Peter Pan é uma dádiva.”

Dizer que enquanto acreditarmos, enquanto deixarmos nossa “janela” aberta tudo será possível é apenas mais uma forma de dizer que a imaginação de cada uma das crianças deve ser preservada e estimulada para que talvez, nunca percam a crença na “magia”.

Cada personagem é representado igualmente sem deixar passar um detalhe de sua aparência ou personalidade, não importando o quão importante será sua performance na história. A escrita do autor é leve e fluida, apesar da época em que foi escrito e lançado originalmente. Sendo assim, é um livro de fácil adaptação e entendimento. Mais uma vez a edição de bolso de luxo da Editora Zahar traz encanto e a cada página somos levados para junto dos personagens.

plano de fundo

 

A TERRA DO NUNCA:

Walt Disney, 1953:

Walt Disney, 2002:

Universal – Columbia 2004:

Warner Bross 2015:

Eu acredito em fadas!

“Peter Pan transporta crianças e adultos para um mundo mágico, povoado pela família Darling e pelos habitantes da Terra do Nunca – Peter Pan, os meninos perdidos, Sininho, o Capitão Gancho e seus piratas…”

 

É resenhista do Resenhando Sonhos.
Estudante de Direito, 21 anos, mineira, mora em Belo Horizonte e ama o universo literário.