fbpx

A Poção Secreta – Amy Alward

A Poção Secreta é da autora Amy Alward, lançado no Brasil em 2017 pela editora Jangada.

Sobre o Livro

A Princesa Evelyn, na noite de seu aniversário de 18 anos, tenta dar a Zain Aster, seu amigo, uma poção do amor. Porém, ela acaba ingerindo o líquido por engano e se apaixona por si. Assim que isso acontece o Chifre de Auden se ativa, e uma Caçada Selvagem é convocada. O torneio que não acontece há anos marca uma competição entre os melhores alquimistas, para desenvolver a melhor poção e, assim, ficar responsável pelos cuidados da família real.

Há anos nessa posição está a ZA Corp, uma organização que desenvolveu medicamentos sintéticos e levou os alquimistas naturais à falência. Entre os prejudicados está a tradicional Família Kemi, responsável por muitas gerações dos cuidados da realeza. Porém, desde que perdeu a última Caçada Selvagem, vem lutando para manter seu pequeno negócio aberto.

“Não há lugar para mim nessa fórmula. Sou um ingrediente de reposição, não a poção final.”

Samantha Kemi é a filha mais velha, uma garota normal, e portanto a herdeira do legado. Ela estuda com o avô, um ótimo alquimista, e vê o perrengue que sua família passa, principalmente porque sua irmã é uma Talentosa no uso da magia e precisa ir a uma escola especial para aperfeiçoar seus poderes. Então, quando o Chifre convoca os Kemi para a Caçada, mesmo contra a vontade do avô, Samantha enxerga a perfeita oportunidade para devolver à família o prestígio que ela merece. Porém, como concorrer com uma grande organização e, mais do que isso, como descobrir uma poção secreta altamente proibida que só vive na cabeça da princesa?


Minha Opinião

A primeira coisa que me chamou a atenção para esse livro foi a fofura da capa! Mesmo pra mim que não leio tantos livros nesse estilo fiquei automaticamente curiosa. E o livro não decepcionou. A Poção Secreta traz uma aura bem contos de fadas com realeza, princesa “envenenada”, poções do amor e muita magia.

Além de ser um livro jovem, é também uma leitura divertidíssima. Há cenas hilárias, principalmente as que envolvem Evelyn apaixonada por si, conversando e se declarando para um espelho. Samantha também tem seu momentos e enquanto mistura suspense e aventura, também entretém o leitor com uma dose certeira de humor.

Samantha é uma personagem bem especial. Ela é astuta e inteligente, e sofre ao ver as condições da família. Ela também tem um grande dom para a alquimia, mesmo que as vezes se veja limitada pelo cenário ou pela situação onde seus dons são requeridos. O que ela deseja, do fundo do seu coração, é que sua família se reerga e que sua irmã possa ter a atenção que seus talentos merecem.

“Tudo em que posso pensar é na máquina registradora da loja que nunca mais toca. Os frascos vazios nas prateleiras que nunca são preenchidos. Os anos de míseras moedas economizadas, apenas para que Molly e eu possamos ter uma educação razoável. O meu avô me ensinou a ser uma Kemi orgulhosa, mas como é possível?”

Esse é um mundo dividido entre dois tipos de pessoas, os normais e os talentosos. Os normais são pessoas que nascem sem nenhum dom mágico e podem se dedicar a outras atividades, como por exemplo a alquimia. Já os talentosos tem magia, mas ela se desenvolve atrelada a um objeto de afinidade, e é preciso aperfeiçoa-la. Magia e alquimia não funcionam bem, logo um talentosos não podem exercer essa função.

Quando o Chifre a chama é como se uma porta se abrisse e ela visse do outro lado o que vencer poderia significar. E ela sabe muito bem que pode vencer, mesmo tendo que concorrer com a ZA Corp e com Zain, um jovem bonito e talentoso que já foi pego mais de uma vez com os olhos sobre Samantha. É aqui que o coração da jovem vai entrar em conflito, pois por mais que goste do rapaz, no fim do dia, ele é seu maior adversário e há mais águas ruins sob a história dessas duas famílias do que um primeiro olhar pode revelar.

Mas o que é que sempre temos em um conto de fadas? Sim, uma boa vilã. Emília Thoth é a irmã banida do Rei, que se aventurou em uma magia mais perigosa. Porém, contra todas as expectativas, o Chifre também a convoca. O que fica claro desde o início é que Emília pode não estar assim tão interessada que se descubra a fórmula dessa poção secreta, afinal, se a sobrinha morrer o trono acaba sobrando pra ela. Com isso a vilã vai atrapalhar os planos de todo mundo e se tornar uma perigosa ameaça.

A história é uma aventura mágica em busca de ingredientes que podem ser corretos ou não e que vai envolver confrontos interessantes com sereias, unicórnios e criaturas bem mais perigosas como o “pé grande”. Dentro da boa e tradicional fórmula dos contos de fadas tamos também surpresinhas que vão mudando o rumo da história e dando um diferencial ao livro. Tem um plot twist bem legal no finalzinho que faz surgir até um sorriso de satisfação.

“Um dia serei o mestre da Loja de Poções Kemi e não vou me dar por vencida sem lutar.”

Além dessa busca por consertar a princesa e devolver as coisas a sua ordem natural, esse é um livro sobre relações. A forma como Sam vê a família é muito bonita. Há um amor e uma compreensão muito forte entre eles, mesmo quando discordam em como agir. A jovem também tem bons amigos que vão aparecer por aqui e ressaltar a importância de manter tais relações. Zain parece o típico “príncipe encantado”, mas tem seus esqueletos escondidos também e, apesar de parecer ter grande relevância, é um personagem que serve muito mais para alavancar atitudes em Sam do que realmente interferir na trama.

Como já mencionei, achei essa capa linda e a diagramação está super bonitinha. Há divisões de pontos de vista variando entre Samantha e Evelyn, dando um panorama maior do que está acontecendo. Os capítulos são curtos, o que ajuda a leitura a ser super rapidinha e fluída.

A Poção Secreta é um livro divertido, mágico e com seu toque de romantismo. É uma ótima pedida pros fãs de contos de fadas ou pra quem quer uma história bacana e levinha pra descontrair. Sam é uma ótima protagonista e é praticamente impossível não torcer para que tenhamos o tão desejado final feliz.

A POÇÃO SECRETA

Autor: Amy Alward

Editora: Jangada

Ano de publicação: 2017

A Princesa do Reino de Nova toma acidentalmente uma poção do amor, e se apaixona por si mesma! Para encontrar o antídoto que possa curá-la, o rei mobiliza todos numa expedição chamada Caçada Selvagem. Competidores do mundo todo saem em busca dos mais raros ingredientes em florestas mágicas e montanhas geladas, enfrentando perigos e encarando a morte para encontrar a fórmula da poção secreta. Dentre eles, está Samantha, uma garota comum que herdou dos seus ancestrais alquimistas o talento para preparar poções. Esta pode ser a oportunidade para reerguer a decadente loja de poções da família, afinal o mundo todo estará acompanhando a Caçada nas mídias sociais. Será que ela conseguirá descobrir a cura e salvar a Princesa?

É a criadora e autora do Resenhando Sonhos.
Gaúcha do interior do Rio Grande do Sul, hoje mora na capital Porto Alegre e quer conhecer o mundo.
Publicitária por formação, sonhadora por opção. É mal humorada e chata.