Por que Indiana, João? – Danilo Leonardi

Por que Indiana, João? é do autor Danilo Leonardi e foi publicado aqui no Brasil pela Giz Editorial. Caso você não saiba, Danilo é o fundador do canal Cabine Literária e também mantém um canal pessoal.

Sobre o Livro

Narrado em primeira pessoa, Por que Indiana, João? vai contar a história de um jovem de 15 anos, chamado João Vitor, que como todo garoto miúdo e não popular, sobre bullying dos colegas populares. Sem conseguir o apoio ou posicionamento de amigos ou mesmo de professores, as atitudes dos opressores vão escalando, até que um dia João Vitor reage e acaba batendo no colega que praticava o bullying. Seu único amigo na época, gravou o acontecido e postou o vídeo na internet. O mesmo viralizou e a vida de João começou a mudar.

“Ser diferente não significa ser especial.”

Na estreia de Danilo Leonardi como escritor vamos ter um mix de referências, e uma história que parece ser uma coisa e acaba tomando um rumo bem diferente do meio pro fim.


Capa e diagramação

20150802_204339

A capa é muito bacana e chamativa e foi feita pelo, também booktuber, Vitor Martins. Com apenas 200 páginas a leitura flui fácil e a diagramação é muito bem feita e espaçada.

O título com certeza desperta a curiosidade e ao se deparar com a resposta durante a leitura, podemos esboçar aquele leve sorriso de satisfação. No meu caso, para quem repara nos meus usernames do Twitter ou Instagram, seria Por que Mayfair, Tamirez?.


Minha opinião

Estava esperando uma história boa, porém sem nenhuma surpresa e foi mais ou menos isso que aconteceu durante a leitura. No começo achei o livro bastante comum e parecido com tantos outros que tratam de bullying e que temos circulando no mercado hoje em dia, porém, como prometido na orelha do livro, a narrativa começou a tomar outros rumos e aos poucos vários papeis são invertidos na história e uma chuva de referências é inserida.

Calma, vou explicar. Como o livro é pequeno e um monte de coisa acontece, senti falta de um aprofundamento ou uma melhor trabalhada na personalidade de cada personagem. É muito difícil ver, somente pelos olhos do protagonista e com a pouca descrição, o que é a realidade e o que é o que João vê e sente. Porque sim, essa diferença existe, principalmente quando somos adolescentes revoltos e achamos que todo o mundo está contra nós. Com isso e com toda a inversão de papeis do personagens, ora bonzinhos, ora malvados, parece que a narrativa correu demais, deixando pra trás coisas importantes.

“As pessoas que nos fazem bem não vêm para subtrair. Vêm pra somar.”

Já com relação a história, parece que Danilo quis criar uma sequência de surpresas e mudanças no rumo da narrativa, para excitar o leitor, portanto pode-se dizer que esse é um livro de fases e elas mudam sem aviso prévio. Quando alguns dramas são inseridos na história senti doses calibradas de A Lista Negra e As Vantagens de Ser Invisível e fiquei com medo em vários momentos que essas “lembranças” fossem estragar o livro. E elas quase estragam. Digo pra vocês que passou de raspão (literalmente?).

Bullying, perdão, adolescência, amor, homossexualidade e tantas outras coisas que encontramos em Por que Indiana, João? são importante e já foram escritas sobre tantas vezes, que em alguns momentos os livros se misturam ou se referenciam.

20150802_204309

O livro de estreia de Danilo é um livro simples e pouco audacioso, pareceu que, talvez por ser algo que ele se relacionava, Leonardi resolveu apostar em um cavalo certo, pra não ter perigo de errar. E não entendam mal, isso não é ruim. Como já falei, esses assuntos apresentados no livro merecem ser sempre trabalhados e lembrados, e sim, Por que Indiana, João? faz com que reflitamos sobre como um passo a frente pode mudar tudo, e em como a postura que temos frente a essa mudança, molda nosso caráter.

Se você está procurando um livro simples, com essas temáticas, gostou de A Lista Negra, As Vantagens de Ser Invisível e Cartas de Amor aos Mortos, tenho certeza que a trama criada por Danilo Leonardi vai ter um prato cheio, afinal, quem nunca aqui sofreu por bullying, por amor ou se sentiu inseguro?

POR QUE INDIANA, JOÃO?

Autor: Danilo Leonardi

Editora: Giz Editorial

Ano de publicação: 2014

Você pode pensar que, aos quinze anos, João já deveria estar acostumado com provocações, apelidos e humilhações. Afinal, ele é um típico adolescente deslocado e tímido. Alvo perfeito para a ira dos valentões e para o desprezo das garotas. Mas sua vida muda completamente quando reage a um ataque de seu maior algoz. O golpe de sorte que derruba o valentão é gravado e vira hit na internet. João se vê finalmente admirado, respeitado e seguro. Mas tudo tem seu preço e João vai aprender qual o peso que suas escolhas podem ter não só sobre sua vida, mas sobre as vidas de todos ao seu redor. “Por que Indiana, João?” é o livro de estreia de Danilo Leonardi, editor do canal “Cabine Literária” e parte de uma história quase comum para falar sobre algo que não deveria ser tão comum assim e que faz parte da vida de muitos adolescentes, jovens e até de adultos: o bullying.

É a criadora e autora do Resenhando Sonhos.
Gaúcha do interior do Rio Grande do Sul, hoje mora na capital Porto Alegre e quer conhecer o mundo.
Publicitária por formação, sonhadora por opção. É mal humorada e chata.

  • Não sei tu, mas eu não sou fã de livros que não aprofundam seus personagens. Gosto de diversos focos, bem como, “devaneios” de personagens. Acho que fugir disso não torna a história prazerosa e sim corrida e sem um quê de diferente.