A Princesa da Lapa – Danilo Barbosa

A Princesa da Lapa do autor Danilo Barbosa é um lançamento de 2016 da editora Universo dos livros.

download-2

Sobre o livro

Jonas é um jovem escritor capaz de escrever as mais belas histórias de amor, mas não de vivenciá-las. Abandonado por aquela que considerava a mulher da sua vida, não acredita mais em finais felizes. Como se já não bastasse, ainda sofre pressão para escrever mais um livro e publicá-lo em breve, mas a sua atual situação não ajuda em nada. Até que uma noite, em um dos seus momentos de bebedeira, uma pessoa importante cruza o seu caminho, destinada a mudar sua forma de enxergar a vida.

Larissa tem uma história para contar e teme que se não fizer isso algo se perderá para sempre. Seu caminho se cruza com o de Jonas quando recebe um sinal do falecido marido e sai pela madrugada na companhia de Lalinha e seu esposo. Jonas, socorrido por Larissa, acorda sem saber ao certo onde está e ao ver se tratar de uma biblioteca resolve explorar. Neles algo se destaca, uma inicial: R.

“Sem delongas, deixemos de lado as introduções teatrais e os subterfúgios. Seja bem-vindo à vida de R, a Princesa da Lapa! Melhor dizendo, sem demagogias: à minha história.”

Questionando sobre isso, Jonas se transforma aos olhos de Larissa e parece ser a pessoa certa para eternizar a história da Princesa da Lapa. Sem saber que adentra um universo misterioso onde a realidade se perde no meio da fantasia, o jovem começa a escutar as história que ela tem a contar.


Minha Opinião

Eu não tinha uma ideia propriamente dita do que me aguardava, eu só sabia o que tirei da sinopse e posso dizer que fui surpreendida. A trama é narrada em primeira pessoa através da perspectiva dos protagonistas e dividida em três partes: breves despedidas, definitivos encontros; a história de R; e as palavras de Jonas. Como em uma peça de teatro, os capítulos vão avançando em forma de cenas, onde vemos um longo caminho a ser percorrido.

Quando Jonas encontra Larissa e essa passa a descrever sua história, somos levados de volta aos anos de guerra. O escritor começa a ouvir a história de Larissa desde que fora deixada na Casa dos Prazeres, um bordel, até o presente momento.

 “Irei narrar esta história da forma como me lembro. Posso preencher alguns vazios com minha sutil imaginação, e não garanto que pontas soltas ou fios órfãos, carentes de explicação, não permaneçam. Contudo, quando eu terminar de contar tudo o que vivi, sei que acontecerá com vocês o que de fato ocorreu comigo. Nada mais será o mesmo.”

Este foi o meu primeiro contato com a escrita do Danilo Barbosa e eu simplesmente adorei. A narrativa é muito fácil de acompanhar e com bastante diferencial. É um livro de realidades, e não necessariamente de romance. A história se passa em um período turbulento onde os reflexos alnançaram a Lapa. Vão ser citados alguns pontos como o Largo dos Pracinhas, os Arcos da Lapa, Getúlio – o Pai dos Pobres, e outros.

O desenvolvimentos dos personagens foi bem trabalhado e deixo meu destaque para Lucas e Kyo. O primeiro lhe mostra algo novo e Kyo é encantadora a sua maneira. Ambos se tornam muito importantes para R, a qual é uma mulher cheia de vivacidade e fogo por seus cabelos ruivos. Ela sabe muito bem como conseguir as coisas que quer e não exitará em utilizar suas artimanhas e dotes. Mas não se engane, há bem mais por trás da femme fatale.

“Seria a devoradora de homens, a guardiã dos segredos de alcova, a rameira, a puta escancarada, aquela que seria enxovalhada nas ruas, mas desejada com voracidade entre quatro paredes. R seria a perda da razão, a mais amada e odiada entre as mulheres do Rio de Janeiro. Uma simples letra murmurada entre lábios nunca deteria tamanho poder como aquela associada a mim.”

download

O final, felizmente, não decepcionou. Me preocupei bastante durante a leitura se o autor conseguiria explicar tudo e dar lógica aos elementos mágicos que inseriu na trama. E, sim, é bem satisfatório

A Princesa da Lapa é uma história com altos e baixos, dores e desilusões, encontros e desencontros, de época, que carrega toda a magia e sofrimento do período na qual se passa e que traz lindas lições até a última página. Com certeza irei procurar outros livros do autor.

A edição é bem feita, simples e bonita. A capa foi o que me chamou mais a atenção, embora seja simples. Os capítulos estão bem organizados e distribuídos e não encontrei nenhum erro. Eu recomendo essa leitura para todos aqueles que já são fãs do autor, do gênero e para quem quer começar a ler mais autores nacionais.

a-princesa-da-lapa-capa

35estrelasb

A PRINCESA DA LAPA

Autor: Danilo Barbosa

Editora: Universo dos Livros

Ano de publicação: 2016

Há tempos, entre os postes brilhantes e solitários da Lapa, houve um castelo feito de amores e ilusões perdidas. Nele, entre cortinas e brocados, existiu uma bela mulher, prisioneira de sentimentos perdidos e marcada pelo desejo dos homens. Uma mulher inesquecível, que foi chamada e ovacionada como a Princesa da Lapa. Jonas é um jovem escritor capaz de escrever as mais belas histórias de amor, mas não de vivenciá-las. Por ter sido abandonado por aquela que considerava a mulher da sua vida, ele não acredita mais em finais felizes. Até que, em uma noite, uma misteriosa senhora o encontra, disposta a lhe contar a sua história… A partir do momento em que a fantástica personagem começa a se revelar ao cético criador de histórias, um novo conto de fadas se revela aos olhos dos leitores, mostrando um mundo de paixões vorazes, sensualidade, poderes supremos e a eterna luta do bem contra o mal. Sejam bem-vindos à incrível e instigante história daquela que ficou conhecida para sempre como A Princesa da Lapa.

É colaboradora do Resenhado sonhos
Carioca, escorpiana e futura contadora.
Amante de séries e livros, que nunca consegue ler ou assistir o suficiente.
  • Bruna Prata

    Não consigo lembrar da última vez em que eu li um livro onde a personagem narrava sua vida dessa forma. Acho uma ótima opção de leitura para quem quer começar a ler nacionais. Fiquei bastante curiosa sobre o desfecho da obra.
    A capa é linda, tenho algo por cabelos ruivos que sempre me encantam!

  • Gabriela Souza

    Fiquei um pouco perdida sobre qual seria o papel do Jonas no livro, pois pelo que entendi a protagonista é a Larissa e ela, sim, tem uma história para contar. Fiquei pensando sobre que proposito o autor juntou estes dois personagens e como será o desfecho da trama. A história de vida de Larissa me parece bem intrigante, fiquei curiosa para conhecer. Beijos!

  • Marta Izabel

    Oi, Fernanda!
    O que mais chamou minha atenção foi a capa desse livro que ficou linda!!! Gostei também da premissa do livro que bem interessante. Acho que nunca li um livro um onde protagonista narra a sua história. Bem gostei muita resenha e adorei o livro!!
    Beijoss

  • cristiane dornelas

    Achei boa essa história quando vi a sinopse dela e pelo que acompanhei de resenha parece valer a pena mesmo. Parece ser uma história de muita dor e sofrimento, bem com o clima daqueles tempos, com os altos e baixos como disse e muita desilusão. Tem um texto bem carregado de emoção pelo visto e por isso deve ser gostoso de ler. Além de deixar umas lições bem bacanas. Acho que iria gostar se pegasse. Tem cara de ser uma história mágica, que faz a gente ficar satisfeito quando termina =)

  • Naiara Fidelis

    Confesso que a história não me chamou a atenção, então não seria um livro que eu leria.

    Mais sucesso para o autor e adorei a sua resenha, apesar do livro não ter me agradado.