fbpx

A Profecia do Pássaro de Fogo – Melissa Grey

A Profecia do Pássaro de Fogo é o primeiro livro da Trilogia Echo da autora Melissa Grey, publicado no Brasil em 2016 pela editora Seguinte.

Sobre o Livro

Echo era uma menininha que se escondia em uma biblioteca. Um dia ela encontrou entre as carreiras de livros Ala, uma mulher coberta de penas e que assim como ela, parecia não pertencer àquele lugar. Ala conversou com a menina e resolveu levá-la até seu mundo. Ela é um Avicen e vive em uma comunidade completamente escondida dos olhos humanos. No subterrâneo, esse povo muito antigo trava uma guerra também antiga com a raça rival, os Drakharin. Enquanto os Avicen tem penas no lugar de pelos, os Drakharin possuem escamas.

Echo cresceu entre o povo de Ala e, enquanto alguns a aceitaram de bom grado, outros apenas a toleram, afinal ela é uma intrusa, uma humana. Mas é quando faz uma troca com um parceiro ladrão para presentear Ala que a vida de Echo está prestes a mudar. Quando a Avicen abre a caixa de música encontra nela um papel que é uma pista para o Pássaro de Fogo, uma antiga lenda desses povos.

“A biblioteca era seu lar. Os livros não a olhavam feio ou sussurravam comentários depreciativos. Os livros não julgavam. Os livros eram seus únicos amigos antes de a Ala a encontrar, sozinha e faminta.”

20161016_193637

Segundo contam, esse pássaro seria capaz de acabar definitivamente com a guerra entre os povos e selar a paz, mas como não passa de uma lenda a muito esquecida, ninguém está a procura dele ou realmente sabe o que é. Porém Ala vê ai uma oportunidade e manda Echo seguir as pistas.

O que elas não sabem é que Caius, o Príncipe Dragão e comandante dos Drakharin também acredita na profecia e colocou seu melhor amigo e soldado leal Dorian na busca por algo que leve ao tal pássaro. Mas  Caius não espera que uma traição dentro de seu próprio reino poderá por fim a suas buscas e fazer seu caminho cruzar com o de Echo, uma reles humana que ninguém entende porque está envolvida em uma disputa que não lhe pertence.


Minha Opinião

Acho que sem dúvidas a primeira coisa que chama a atenção nesse livro é a capa. Quando a Seguinte anunciou o lançamento no começo do ano eu nem sabia sobre o que se tratava a história e já estava doida para ler. A Profecia do Pássaro de Fogo é uma fantasia contemporânea que se passa entre o nosso mundo e o mundo mágico escondido dos olhos humanos.

Echo é uma garota corajosa que cresceu com esse segredo e o aval para caminhar entre esses mundos. Ela se tornou uma ladra profissional, sempre em busca de algo perdido ou valioso e, como resultado de uma de suas buscas, acaba topando com essa profecia que poucos acreditam ser real. É óbvio que por ela ser a diferente entre os Avicen e ser a menina especial, já ficamos de olho nela para saber o que vai aprontar durante o livro.

“Quando o preço for pago, os dignos saberão meu nome. Quando o relógio marcar meia-noite, o fim chegará.”

20161016_193715

A história não é surpreendente e usa de um elemento que já conhecemos, a referência à Fênix. Com esse ser que faz parte já da nossa mitologia e sobre o qual conhecemos um pouco, a autora constrói um mundo mágico que o incorpore e o dê um novo significado. O pássaro de fogo aqui será capaz de dar paz a esses povos que guerreiam a muito tempo, porém como ninguém conhece realmente o que essa lenda pode fazer ou se é realmente real, perseguem os rastros e pistas de forma separada, imaginando que quem tiver esse elemento nas mãos terá também uma vantagem.

E, é lógico que em meio a seres poderosos, a missão de achar o pássaro cairá sobre a garota humana. Echo é uma figura. Ela é corajosa, cheia de si e odeia que duvidem dela, mesmo que ela não seja assim tão confiante em sua cabeça. Ela cresceu acreditando que os Drakharin são seres horrorosos e maus, mas seus conceitos mudarão um pouco quando o mundo dela se chocar com o desses outros seres. Não é porque ela cresceu entre os avicen que eles estão cem por cento corretos e aos poucos seus conceitos vão mudando. Não mais somente proteger o seu povo, mas proteger a todos, achando o pássaro e acabando com a guerra.

Mais do que gostar do universo desenvolvido, o que eu gostei foi da personalidade dos personagens. Alguns trazem referências a outros livros conhecidos e outros são muito bem construídos, como Echo, Caius, Jasper e Dorian. A escrita da autora é muito boa de se ler e as páginas correm rápido. Há várias coisas a serem explicadas sobre o mundo a que somos apresentados, mas essas explicações vem de forma natural e aos poucos vamos compreendendo melhor como tudo funciona.

“As lembranças nos transformam no que somos. Sem elas, não somos nada.”

O livro é uma aventura, com começo, meio e fim, e a promessa de um segundo livro de jornada. Acho que quando a história é bem desenvolvida, não há mal nisso, mas também acredito que o livro poderia ter acabado um pouquinho antes em um momento mais crítico, para deixar o leitor apreensivo.

O final não veio como uma novidade e eu já tinha sacado na metade do livro o que iria acontecer. Acho que qualquer leitor atento que conheça um pouco sobre as lendas ao redor do ser mítico é capaz de captar o norte do livro através das dicas dadas ao longo da trama, mas não acho que isso tenha atrapalhado minha experiência. É claro que se o final fosse algo completamente diferente, eu teria gostado bem mais, mas a história é boa mesmo assim.

Sua construção é leve e simples, há humor, aventura, tensão, um pouco de romance e até torcemos para que tudo dê certo. Caius é uma personagem que foi me ganhando ao longo do livro, enquanto Echo apenas manteve a posição durante toda a jornada. Gosto dela, mas ela ainda é um pouco genérica frente a outras personagens que conheci esse ano. Para um segundo livro estou esperando uma história com mais reviravoltas e muita ação.

A Profecia do Pássaro de Fogo é uma boa opção de fantasia contemporânea para leitores iniciantes do gênero por sua forma descomplicada de apresentar a história e que, mesmo com simplicidade, consegue entregar uma história interessante e que prende o leitor do início ao fim. O livro vale mais que somente por sua capa bonita, e isso é ótimo.

thumb_livro

4estrelasb

A PROFECIA DO PÁSSARO DE FOGO

Autor: Melissa Grey

Editora: Seguinte

Ano de publicação: 2016

No subterrâneo de lugares onde é muito difícil chegar, duas antigas raças travam uma guerra milenar: os Avicen, pessoas com penas no lugar de cabelos e pelos; e os Drakharin, que têm escamas sobre a pele. Ambas possuem magia correndo nas veias, o que os esconde de todos os humanos menos de uma adolescente chamada Echo.
Echo conheceu os Avicen quando era criança, e desde então eles são sua única família. A pedido de sua tutora, a garota começa uma jornada em busca do pássaro de fogo, uma entidade mítica que, segundo uma velha profecia, é a única forma de acabar com a guerra de vez. Mas Echo precisa encontrar o pássaro antes dos Drakharin, ou então os Avicen podem desaparecer para sempre.

É a criadora e autora do Resenhando Sonhos.
Gaúcha do interior do Rio Grande do Sul, hoje mora na capital Porto Alegre e quer conhecer o mundo.
Publicitária por formação, sonhadora por opção. É mal humorada e chata.