Projeto Fotográfico 6×6: Cidades

6x6-projeto-fotografico

Quantas vezes caminhamos pelas mesmas ruas sem realmente ver o que há ao nosso redor? É comum vermos as coisas pelas quais cruzamos todos os dias passando despercebidas e não sendo mais algo que chame a atenção, está sempre lá, porque olhar com mais atenção hoje se amanhã cruzarei por ali igual?

Eu adoro Porto Alegre, a cidade me abraçou quando eu vim morar aqui, quatro anos atrás e eu encontrei pessoas maravilhosas com quem convivo. Mas nem tudo são flores, e a cidade tem sim problemas, apesar das belezas que queremos que todos vejam e admirem.

Já ouvi várias vezes as pessoas que moram em outros estados dizerem que o RS é quase um pais diferente, porque aqui as pessoas são mais humanas, mais simpáticas, mais preocupadas com o próximo e mais atenciosas. Como eu nunca subi Brasil a cima não tenho como confirmar, mas ao mesmo tempo em que tenho um orgulho por morar aqui, penso que como que pode ser tão mais ruim nos vizinhos de cima.

Eu já amei mais Porto Alegre, assim como amo São Sepé, minha cidade natal. Hoje tudo é mais lógico. A cidade está suja, violenta e as pessoas talvez não sejam tão simpáticas assim. Porém, nem isso apaga o amor e bairrismo que todo Gaúcho tem com sua terra.

A tempestade que se aproxima, os “cata-ventos”de Osório, a arte nos muros, o pôr do sol na orla, as obras intermináveis e o cobrador, que lá em 2014, que sem saber, alegrou um dia triste da minha vida, quando eu ao sentar no ônibus, vi que ele lia o mesmo livro que eu estava lendo, A Tormenta de Espadas.

3a607508-fea2-4eaa-9c67-432674ff8c5f

É a criadora e autora do Resenhando Sonhos. Gaúcha do interior do Rio Grande do Sul, hoje mora na capital Porto Alegre e quer conhecer o mundo. Publicitária por formação, sonhadora por opção. É mal humorada e chata.
  • Daniel Olhos Água

    Amo esse projeto, as fotos tiradas são sempre lindas! Com essa não foi diferente, ficaram todas perfeitas, parabéns. Rio Grande do Sul parece ser um lugar bem bacana de se viver. Minha foto preferida foi a primeira. Abraços :D

  • Maria Fernanda Pinheiro

    Esse projeto nos faz reparar em como as coisas que fazem parte de nosso cotidiano podem se transformar em fotos lindas, Porto Alegre é lindo e as fotos ficaram maravilhosas

  • Rubyane

    Deve ser legal encontrar alguém que está lendo o mesmo livro que você.
    Gostei das suas fotos, principalmente as três primeiras :D

  • Vitor Dilly

    Olá Tamirez! Curti!!! A captura de imagens pela tua lente ficou 10 – incluindo uma que vejo quase todos os dias…Sim, essa mesma. Obras que vão terminar antes da Copa… da Copa de 2020 na Rússia :P
    E que bacana este encontro com o cobrador… Foi neste livro do Tormenta que encontrei um parente, um Dilly Dornês (de Dorne, sul de Westeros). E como sempre, o George Martin o matou nas páginas seguintes! hahahaha ;)

  • Beatriz

    Eu morro de vontade de sair por SP fotografando tudo de legal que eu vejo mas morro de vergonha, haha. As vezes eu ando tão apressada que nem olho para os lados e vejo as coisas bonitas que tem, igual você falou. Queria aproveitar um pouco mais, sabe? :~

    Gostei muito dessa parede colorida e eu tenho muita vontade de conhecer o RS. Sempre vejo fotos bonitas daí e acho o sotaque muito bonito também. <333

    Beijos!

  • Thaynara Ribeiro

    Confesso que morro de curiosidade de conhecer o sul, apesar de não gostar muito do frio. Que foto linda do por do sol 💖💖 eu moro na zona rural da minha cidade o céu a noite é um espetaculo a parte!

  • Gustavo Henrique

    Ainda não tive a oportunidade de conhecer POA, mas moro em Curitiba e minha vida se resume quase que totalmente no Sul. Amo muito nossa região. Aqui tenho uma conhecida que gosta de tirar foto de poesias urbanas escritas em bancos, paredes e etc.

  • Dai Castro

    Eu morro de vontade de conhecer o sul do país, muita gente fala que é bem diferente. Concordo que muitas vezes andamos por ai, praticamente de olhos vendados, tão no automático que nem percebemos os detalhes.

    Tenho vontade de tirar um dia para fotografar alguns locais de são paulo, ou até mesmo a minha cidade SBC. Acho importante valorizar essas coisas, apesar de todos os problemas que encontramos no dia a dia. Beijos!

    http://colorindonuvens.com/

  • Ana Paula Lelis

    Nossa, gostei bastante das fotos. Eu já morei no Nordeste e agora estou morando no Sudeste. Do Sul so tenho parentes, mas nunca morei. Eu acho que no Nordeste o povo é muito simpatico e acolhedor, gosta de ajudar. No Rio tem, mas um pouco menos, acho que pela insegurança. Acho não legal generalizar, nenhum lugar é perfeito e o Brasil como um todo ta cheio de problemas, o importante é apreciar as pequenas coisas do dia a dia, como nessas fotos.