Em abril desse ano eu iniciei o Projeto Lendo Harry Potter, onde o objetivo era concluir a leitura dos 7 livros que compõe a série. Pra quem não estava acompanhando lá no canal, vou explicar brevemente por aqui.

Quando os livros foram lançados eu optei por não lê-los, era daquele tipo de jovem que não consome o que está na modinha no momento e portanto, Harry foi deixado de lado por vários anos. Em 2010 eu finalmente adquiri os livros e comecei a ler, porém parei no Cálice de Fogo e nunca cheguei a concluir a série. Até que esse ano me impus a meta de ir lendo os livros e gravando diários de leitura, já que não vejo necessidade de fazer resenhas sobre uma série que já foi tão comentada, então optei por um formato diferente. Assim eu policiava minha leitura e me incentivada a tocar a série em frente.

E o legal é que super funcionou e na reta final eu devorei os livros, porque J. K. Rolling realmente me conquistou.

Eu vejo muita gente dizendo que não quer ler Harry Potter ou acha que perdeu o timing, mas posso afirmar pra vocês que não há idade para ler essa história, pois há tanta coisa bacana a ser absorvida que vale super a pena, independente da sua faixa etária.

Os primeiros livros são realmente mais juvenis, mas conforme avançamos a partir do quarto livro vemos o amadurecimento, não só da história e de Harry, como da escrita de J. K. Rolling. A carga em cima da trama começa a pesar e os livros ficam mais profundos e cheios de desdobramentos, o que é coerente com o fato de a autora saber que seus leitores estão também amadurecendo junto com o protagonista.

A série de Harry Potter vai trazer lições sobre amizade, família, companheirismo, vingança e é óbvio, a maldade que vive nas pessoas e sua sede por atenção e poder. É importante ver essa série não como algo infantil, mas sim observar as coisas importantes que ela trás nas entrelinhas e que fala com o leitor de forma muito mais concisa do que um livro sério falaria, pois certas questões são melhores entendidas na sutileza.

Eu não vou reproduzir aqui minhas impressões sobre cada livro e filme, pois ja falei sobre isso nos três vídeos que saíram lá no canal e se você tem interesse pela série ou já leu e quiser conferir, vou linkar a playlist aqui em baixo. Só queria mesmo repartir com vocês minha felicidade em ter concluído essa série que influenciou tantos jovens nos anos 2000, e que agora entrou na minha lista de queridinhas <3

E se você ta ai pensando, leio ou não leio? Leia. Você não vai se arrepender.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros