A Promessa – Harlan Coben

A Promessa é do escritor Harlan Coben e foi lançado pela editora Arqueiro em 2017.

f11

Sobre o livro

O rosto de Katie Rochester está nos jornais. Os pais inconsoláveis aparecem na televisão implorando por qualquer informação. A polícia não tem tanta certeza sobre essa história, pois antes de sumir a garota, que é maior de idade, sacou uma quantia em dinheiro. As teorias sobre uma possível fuga de casa são óbvias. Após meses a doutora Edna Skylar avista a jovem, com um cabelo diferente e um visual repaginado de mãos dadas com um homem. Ao se aproximar, o pedido da jovem não deixa suspeitas: “não fale para ninguém que me viu”.

Myron Bolitar agora leva uma vida diferente. Superando antigos relacionamentos, problemas com a empresa e a distância do filho, que ele conheceu há pouco mais de sete anos, ele segue sua vida. Sempre com o seu fiel e excêntrico escudeiro Win, ele procura preencher lacunas que ainda existem nos seus dias e enterrou esse complexo de tentar ser sempre o herói que vai ao resgate dos indefesos. Certa noite ele ouve duas belas e jovens adolescentes conversando no porão de sua casa e movido por algo que não sabe explicar, pede para que elas o chamem quando estiverem com qualquer problema, sem perguntas.

“Por favor, escutem, está bem? Se algum dia estiverem numa encrenca, se saírem para beber, se seus amigos estiverem bebendo, se vocês estiverem chapadas ou doidonas ou sei lá o quê… Prometam que vão ligar para mim. […] Não vou fazer nenhuma pergunta. Não vou contar aos seus pais. É a minha promessa.”

Passados alguns dias, às 2:17 ele recebe um telefonema de uma das jovens que estavam no seu porão. Ela parece nervosa e pede para que ele a busque em determinado local da cidade. Ao chegar ela solicita para que ele a leve até a casa de uma amiga e o mais importante, que ele não conte nada para ninguém. Seguindo com sua promessa ele faz tudo que é pedido e, após o desaparecimento dessa jovem também, as suspeitas recaem sobre ele.

A jovem, Aimee, refez os mesmos passos da outra garota desaparecida. Seria tudo uma grande coincidência? Essa jovem também fugiu de casa como suspeitam os policiais do outro caso? Alguém a sequestrou? Ele não pode simplesmente desaparecer. Nesse momento, Myron, entra numa corrida perigosa, sempre com a ajuda de seu parceiro Win, em busca da garota e da verdade por trás de todos esses desaparecimentos.


Minha opinião

Harlan nunca decepciona. Com uma escrita fluída e diálogos envolventes, o autor conduz o leitor de maneira branda. Nessa história cheia de reviravoltas ele traz todos os elementos necessários para fazer com que fiquemos sempre cheio de dúvidas até a última página. Como já é clássico do autor, o final é sempre surpreendente e faz uma revelação estarrecedora que jamais imaginamos.

Tenho um carinho especial por Myron Bolitar. Sempre com uma resposta pronta, carregado de determinação e um grande coração, ele mostra que é possível desvendar até os maiores mistérios que parecem sem solução. Ao perceber que havia errado e colocado em perigo alguém que ele amava, ele não mede esforços para correr atrás de respostas. Sempre com um bom humor e raciocínio rápido, ele age principalmente movido pela emoção, pois seu senso de altruísmo é maior que os perigos que ele precisa enfrentar. Já havia lido outro livro em que ele também era o personagem principal e isso foi algo que ficou marcado em mim desde a primeira vez.

“O homem tinha olhos pretos, daquele tipo que via tudo com a mesma falta de emoção: um ser humano, um cachorro, um armário, uma cordilheira. Nunca mudavam, não importando o que vissem, não importando que horror ou deleite estivesse à frente.”

f22

Além de ser uma excelente história, daquelas que entram no submundo e mostram o lado mais violento e sádico do ser humano, a forma com que ele e Win se relacionam é espetacular. O livro flui tão rapidamente que parece um filme, conseguimos visualizar os personagens como atores e cada passo que é dado por eles. Seguimos as pistas e nos decepcionamos quando encontramos um beco sem saída. Quebramos a cabeça tentando juntar esses fragmentos e, por vezes, duvidamos de algumas pessoas que estão envolvidas. Nada parece ter sentido e confiança passa a ser uma palavra muito delicada nessa trama.

O livro foca muito nas relações entre pais e filhos. Principalmente na proteção, por vezes exagerada, que os pais empregam. Tratando também da confiança que precisa existir entre os dois lados. E de como, por muita vezes, os jovens são inconsequentes. Essa história apresenta os dois lados da moeda. Tanto os erros cometidos pelos pais, quanto os que são cometidos pelos filhos.

Teorias passam a ser formadas, ligações ameaçadoras, violência, drogas e um mundo diferente do que estamos acostumados entram para apimentar essa história. Tudo parece girar na mesma roda, mas não conseguimos achar a conexão que liga todos os fatos. Várias pistas são dadas e embora façamos um mapa mental, fica extremamente difícil encontrar um meio de interligar tudo. O final é incrível. Quando eu achava que tinha todas as respostas, Harlan veio e mudou todas as perguntas.

thumb_livro

4estrelasB

A PROMESSA

Autor: Harlan Coben

Editora: Arqueiro

Ano de publicação: 2017

Depois de ouvir duas adolescentes trocando confidências no porão de sua casa, Myron faz com que as garotas prometam ligar para ele se um dia estiverem em alguma encrenca e não tiverem coragem de recorrer aos pais em busca de ajuda. Ele garante que irá em seu socorro sem questionamentos, qualquer que seja a situação. Alguns dias depois, às duas da manhã, seu telefone toca. É Aimee Biel, uma das garotas a quem oferecera apoio incondicional. Abalada e nervosa, ela pede que Myron a deixe em frente a uma casa numa rua deserta, o suposto endereço de uma amiga. Apesar de sentir que alguma coisa está errada, Myron honra sua palavra e não faz perguntas.
Mas ele se arrependerá profundamente dessa decisão, porque talvez essa seja a última vez que Aimee será vista por alguém. Atormentado pela culpa – ao mesmo tempo que se torna o principal suspeito pelo misterioso desaparecimento –, Myron decide investigar o caso por conta própria. Envolvido numa trama cheia de promessas desfeitas e segredos devastadores, ele descobre que essa não será apenas uma busca por uma adolescente que sumiu: será também uma busca pela verdade em suas nuances mais sombrias.

É colaboradora do Resenhando Sonhos.
Natural de São Sepé, atualmente morando em Santa Maria.
Formada em Gestão da TI pela URCAMP e cursando Produção Editorial na UFSM.
Apaixonada por livros, Johnny Cash e cachorros.
  • Gislaine Lopes

    Oi Geórgea,
    Ainda não conheço a escrita de Harlan Coben, mas sei que seus livros fazem muito sucesso entre os amantes de romance policial. Neste livro ela trás uma abordagem um pouco diferente, pois o protagonista tem contato com uma das vítimas antes do desparecimento se tornando um possível suspeito. Com certeza, essa leitura terá muitas surpresas e revelações. Os desaparecimentos das meninas levantam muitos questionamentos e espero que obtenhamos todas as respostas ao final do livro e que o desfecho seja surpreendente!!

    • Geórgea Teixeira Morais

      Olá, Gislaine! Se você gosta do gênero, ele é um autor que eu recomendo muito. Já li vários livros dele e nunca fiquei decepcionada. Ele é genial! =)

  • Lara Caroline

    Oi Geórgea, tudo bem?
    Nunca li nada do Harlan, mas tenho muita vontade porque já vi vários elogios a escrita dele. Sempre que vejo alguma resenha em que o Myron aparece, fico confusa porque não sei se se trata de uma série em que eu tenho que seguir a sequencia ou se são livros independentes, vou procurar saber um pouco mais sobre isso. Adorei a premissa deste livro!
    Beijos

    • Geórgea Teixeira Morais

      Oi, Lara! Harlan é maravilhoso! Acho que você vai gostar. Não precisa seguir uma sequência (eu não estou seguindo), mas é sempre melhor para observar a evolução do Myron. Beijos

  • Rissia Ribeiro

    Oi mana, eu nunca li nada escritor mas não é por falta de livro dele que tem milhares kkké que esse tipo de livro não faz o meu gênero mesmo. Eu confesso que fiquei bem tentada a dar um exemplar desse livro pra minha mãe e o meu pai, já que como aborda também assuntos como relacionamentos eu devo dizer que talvez esse livro leve eles a refletir. Obrigada pela dica de livro e ainda bem que a leitura foi bem proveitosa.

    • Geórgea Teixeira Morais

      De nada =) Fico feliz em saber que você gostou. Espero que você acabe lendo algo dele e que goste bastante. Beijo

  • Bruna Prata

    Tenho uma grande vontade de ler livros do Harlan, mas, toda vez que vejo a quantidade de publicados bate uma desespero. Apesar de que eu sei que podem ser lidos de forma independente, sou do tipo que ler tudo sequenciado. Vou continuar a ler as resenha desse autor para que eu me convença de vez.

    • Geórgea Teixeira Morais

      Se depender de mim você vai se convencer. haha! Harlan é um autor maravilhoso! Você vai gostar.

  • rudynalvacorreiasoares

    Geórgea!
    Realmente o Harlan sabe surpreender em seus livros e traz sempre assuntos relevantes, além de toda trama que Myron Bolitar tem de resolver.
    É uma série longa, mas que vale muito a pena de serem lidos.
    cheirinhos
    Rudy

    • Geórgea Teixeira Morais

      É verdade, Rudy! É uma das poucas séries, mais extensas, que eu tenho vontade de ler todinha. Beijos!

  • Marta Izabel

    Oi, Geórgea!!!
    Adorei a premissa do livro e uma pena mais infelizmente ainda não li nada Harlan Coben. Sempre gostei de livros de suspense e essa série parece ser bem minha praia. Amei a resenha.
    Beijoss