Quando a Noite Cai – Carina Rissi

Quando a Noite Cai é um livro escrito pela autora Carina Rissi. O lançamento é de 2017 pela Verus Editora.

Sobre o Livro

Briana é uma jovem muito azarada e que vive um momento bastante difícil da sua vida. O fato de não conseguir parar em nenhum emprego é um dos motivos, e isso acontece porque seu nome do meio é ‘desastre ambulante’. Ela cai, derruba, tropeça, estraga tudo o que vê pela frente, como se fosse um ímã para confusão.

Ficar sem emprego justamente quando a pensão da família conta com apenas uma única hospede e quando a hipoteca da casa está praticamente vencida, torna tudo muito pior. Sua mãe é uma viúva com o coração enorme, mas sem nenhum tino para os negócios. A irmã é uma fotógrafa talentosa, mas que como universitária com vicio em roupas estilosas acaba não contribuindo muito financeiramente. Então Briana está muito, muito desesperada, pois precisa encontrar uma forma de ajudar a família.

Como se não bastasse todos os problemas financeiros e desventuras em que a jovem se mete, há cinco anos ela tem sonhos recorrentes e muito estranhos. Neles ela vê Lorcan, um guerreiro irlandês que sabe muito bem manejar uma espada. Ele é lindo, é romântico, bravo, leal e protetor, e apaixonado pela princesa Ciara. Nos sonhos de Briana ela sente mais do que imagina, ela vive tudo aquilo que acontece enquanto fecha os olhos e é transportada para terras distantes, séculos atrás.

“Distante, ouvi o rugido do meu guerreiro, um farol que me manteve segura naquele mundo feito de poeira brilhante. Foi tão visceral e violento que liberou todas as minhas emoções, derrubou todas as minhas barreiras, desfez todos os meus nós e trouxe lágrimas aos meus olhos. Era mais que prazer, mais que desejo. Era amor em sua mais crua essência.”

Em uma das suas tentativas de conseguir um emprego, Briana conhece Gael O’Connor. E, para sua surpresa, Gael é praticamente igual ao guerreiro que vive em seus sonhos, com exceção dos olhos negros e do mau humor infernal. Quando o caminho dos dois se cruza, um milionário sortudo e ranzinza e uma jovem falida e desastrada, tudo pode acontecer. E de fato acontece. Através de tropeções, esbarrões, pãezinhos saborosos, viagens à Irlanda e desenhos muito bem feitos, Briana se vê diante de pessoas, lugares e situações que até então só faziam parte dos seus sonhos. E quando ela e Gael começam a se aproximar ainda mais… a mágica acontece.


Minha Opinião

Carina Rissi sabe contar histórias e Quando a Noite Cai é exemplo disso. Aqui temos personagens que são muito característicos da autora, divertidos, irônicos, amáveis. Como já lhe é peculiar, a protagonista tem problemas no emprego – nos empregos, neste caso. E é através de uma jornada desastrosa por entre trabalhos de todos os tipos que conhecemos Briana. Ela é uma jovem talentosa, eximia desenhista, com o coração enorme e um azar maior ainda. Ela não faz por mal, tadinha. Derramar molho na camisa do crítico gastronômico, quebrar um lustre caríssimo usando uma garrafa voadora de azeite ou alagar uma recepção com a ajuda de um bebedouro de parede são algumas situações em que ela se mete. Sem querer, claro.

“Desistir nem sempre é perder. Muitas vezes abandonar o que não está funcionando é a única maneira de ter a chance de um recomeço.”

Quando ela atropela um carro e por conta disso acaba conseguindo um novo emprego, a gente sente um misto de alegria e receio, afinal, o que será que ela vai aprontar agora? Acontece que se tornar assistente do misterioso Gael é vantajoso demais, e não só financeiramente falando. Curiosamente o azar de Briana dá uma folga, ao mesmo tempo em que ela luta contra os sentimentos que acaba desenvolvendo pelo chefe. Mas é mesmo pelo Gael que ela sente o coração bater forte e o ar faltar, ou será que ela está transferindo esses sentimentos porque ele é simplesmente a cara daquele homem que ocupa seus sonhos há cinco anos?  E por falar em sonhos, eles passam a ficar cada vez mais desesperadores na medida em que ou trazem novidades ou acontecem até mesmo quando Briana está acordada.

Gael é um engenheiro com uma sorte sem tamanho. Há muito tempo está em busca de um objeto específico, mas ao invés de encontrá-lo acaba se deparando com minas de esmeraldas, zinco, ou qualquer outro material muito valioso. Acumulou fortuna por causa disso, mas dinheiro é algo que não importa muito para ele. Com um humor sombrio e um coração partido há muito tempo, por conta de uma tragédia que viveu, o jovem passa a sorrir mais e se permitir enxergar as coisas de maneira diferente quando Briana entra em sua vida. Não é só por conta dos cabelos vermelhos ou dos olhos hipnoticamente verdes, nem pelo fato dela trocar os destinatários dos e-mails ou ser perigosamente corajosa. Ele sente algo diferente por ela. Algo que há muito, muito tempo ele não sentia.

É curioso e divertido ver a aproximação do casal e acompanhar um sentimento que vai surgindo das pequenas coisas. Carina Rissi envolve o leitor ao discorrer sobre duas histórias de amor que vão se misturando e se emaranhando como se fossem uma única teia. Com uma narrativa que alterna passado e presente, sonho e realidade, a autora conta uma história com um “Q” de conto de fadas, com direito a bruxa malvada, castelos, vilões e tudo mais. Ao mesmo tempo em que descreve cenários belíssimos e se utiliza de maneira assertiva de lendas e mitologia irlandesa para prender e encantar o leitor. Além disso, a relação entre os personagens, seja de Briana com sua família, com os amigos ou com os personagens dos seus sonhos; ou de Gael com Henrico e Liam, também agrada bastante. Valores como amizade, lealdade, empatia e perseverança foram mesclados aos relacionamentos citados na história, deixando a narrativa mais humana.

“Essa é uma das coisas que eu mais amava nele. Além dos seus beijos. E da maneira reverente e apaixonada como ele me olhava. E do sorriso que fazia meu coração parecer uma escola de samba prestes a entrar na avenida. Mas a capacidade de deixar o clima leve mesmo quando assuntos mais sérios estavam à mesa também entrava na lista”.

Quando a noite cai é um típico livro de Carina Rissi: leve, divertido, cativante. Já ouvi opiniões de leitores que acharam este o seu melhor trabalho, mas eu não vou tão longe, pois para mim algumas questões envolvendo as protagonistas não foram satisfatoriamente explicadas. Ainda assim é sim um livro que tem tudo para agradar aos fãs de sua escrita, ou até mesmo aos leitores que nunca leram suas obras, mas buscam um romance com certa dose de fantasia. A narrativa é fluida, é envolvente, os romances aquecem o coração do leitor e nos colocam em uma posição de torcer para que o final feliz chegue logo, ao mesmo tempo em que a gente não quer que o livro acabe.

QUANDO A NOITE CAI

Autor: Carina Rissi

Editora: Verus

Ano de publicação: 2017

Briana Pinheiro sabe que não é a pessoa mais sortuda do mundo. Sempre que ela está por perto algo vai mal, especialmente no trabalho. Por isso é tão difícil manter um emprego. E a garota realmente precisa de grana, já que a pensão da família não anda nada bem. Mas esse não é o único motivo pelo qual Briana anda perdendo o sono. Quando a noite cai e o sono vem, ela é transportada para terras distantes: um mundo com espadas, castelos e um guerreiro irlandês que teima em lhe roubar os sonhos… e o coração. Depois de ser demitida — pela terceira vez no mês! —, Briana reúne coragem e esperanças e sai em busca de um novo trabalho. É quando Gael O’Connor cruza seu caminho. O irlandês de olhar misterioso e poucas palavras lhe oferece uma vaga em uma de suas empresas. Só tem um probleminha: seu novo chefe é exatamente igual ao guerreiro dos seus sonhos. Enquanto tenta manter a má sorte longe do escritório, Briana acaba por misturar realidade e fantasia e se apaixona pelo belo, irresistível e enigmático Gael. Em uma viagem à Irlanda, a paixão explode e, com ela, o mundo de Briana, pois a garota vai descobrir que seu conto de fadas está em risco — e que talvez nem mesmo o amor verdadeiro seja capaz de triunfar…

Uma leitora frenética e inquieta, apaixonada por histórias fantásticas e com uma tendência a se deliciar com romances água com açúcar. Viciada em fotografias e gatos, é uma apreciadora das pequenas coisas e costuma ver beleza até onde não há.
  • Natália Costa

    Este livro está em alta né! Todo mundo lendo e gostando!
    Nunca li nada da autora, espero conhecer suas obras logo logo!
    Beijosss

  • Camila Rezende

    Gosto muito da escrita da Carina, ele uma das minhas autoras favoritas.
    Ainda nao li esse livro, mas esta no topo da minha lista e estou muito curiosa.
    Sempre vejo pessoas falando bem desse livro e pela sua resenha parece que dessa vez ele decepcionou um pouco com relação a algumas personagens.

  • Samanta Samy

    Olá!
    Ainda não li nenhum livro da Carina, mas já recebi inúmeras indicações.
    Acredita que descobri outro dia que era uma autora nacional?!
    Acho que vou me render!

  • Thais M. Costa

    Olá . Nunca li nenhum livro da Carina, mas pela sua sinopse essa leitura deve ser prazerosa. Correndo colocar na minha lista de desejados . Ótima resenha bjus

  • Amanda Barreiro

    Oi Krisna! Eu só ouço elogios sobre a Carina Rissi, mas pessoalmente eu nunca li nada da autora. Não tenho muito interesse em romances em geral então meio que fujo desse tipo de leitura. Também ouvi falar muito que esse foi o melhor livro dela. Infelizmente eu passo. Ótima resenha. Beijos.

  • Samuel

    De tanto escutar bem da autora eu adquiri alguns livros dela e gostei bastante. Fiquei muito ansioso ao saber do lançamento desse livro e já o adquiri. Gostei MUITO da leitura, apenas de não chegar aos pés de perdida. E essa capa também é muito bonita

  • Franciele Débora

    Olá, eu ainda não conhecia nada sobre essa autora, mas já me indicaram livros dela e me falaram muito bem dela! Fiquei maravilhada com esse lance dos sonhos e interessada pra conhecer a ambientação feita na Irlanda, lugar que tenho muita vontade de conhecer. E ainda mais que amo romance♥
    Vou ler com certeza, beijos!

  • Manu Cardoso

    Comprei o meu na Book Friday e chegou ontem!! Quero ler logo e a sua resenha me deixou ainda mais ansiosa! =)
    Bjs

  • Gabriela Souza

    Oi! Apesar de morrer de vontade, nunca li nada da Carina. Esse não é um dos livros que mais tenho vontade de ler, mas a narrativa parece ser super fluida e gostosa de ler. Acho que eu ia me identificar com uma protagonista azarada hahah Beijoss

  • Leticia

    Ai, sempre achei essa capa tao amorzinho <3 mas eu imaginava outra historia quando pensava nesse livro, nao sei porque kkkk mas adorei. Quando puder vou comprar.

  • Carol Mendes

    Ainda não li nada da Carina, mas também vi muita gente falando que foi um dos melhores, mas que pena que não achou isso. Não sei se conhecerei a escrita dela por essa, pois tenho mais curiosidade por Perdida, mas espero poder ler esse também pra saber se é um dos melhores ou não!
    Ótima resenha!

    Virando Amor

  • Carolina Oliveira

    Ainda n li nenhuma obra da autora, mas já haviam me indicado este livro. E sua resenha me passou a sensacao que gostaria msm das obras da autora e este livro seria um ótimo comeco. Espero me cativar pela obra :)