Quatro Soldados é um romance fantástico escrito pelo autor nacional Samir Machado de Machado e publicado em 2017 pela Editora Rocco.

SOBRE O LIVRO

Esta é a história de quatro soldados: o taciturno Antônio Coluna, o adorável mulherengo Andaluz, o jovem e ingênuo Licurgo e ainda, um outro soldado que talvez não seja apropriado revelar sua identidade ao leitor.

Os quatro soldados, assim como diz o título, são levados por aventuras por todo o Brasil em meio as missões jesuítas, as perseguições da Coroa Portuguesa e índios, conforme são ordenados pela própria narrativa. Em meio às aventuras eles encontraram seres mitológicos da cultura e folclore brasileiro, como a mula sem cabeça. Mas por trás de histórias fantásticas os personagens também são levados a presenciar terríveis acontecimentos reiais como o massacre indígena do século XVIII.

“Para sobreviver, a virtude precisa ser dissimulada, seu cordeiro em pelo de lobo, se for o caso. Mas, não te tornes algo que detestas para depois dizeres que não houve escolha, sempre há escolha.”

O livro é dividido em quatro partes e pode ser lido como quatro romances esparsos, mas cada história acaba por se conectar com a outra de uma forma surpreendente e cheia de aventuras.


MINHA OPINIÃO

De um modo geral, descrever esta história é uma tarefa difícil sem estragar a experiência de descobrir seus personagens e suas maravilhosas características, mas acredito que talvez, conhecê-los minimamente trará curiosidade para embarcar nesta aventura.

O livro nos apresenta quatro personagens principais, ou melhor dizendo, quatro livros independentes sobre cada um deles, mas que acabam se interligando de uma maneira sutil, que é, ao mesmo tempo, impressionante. Para começar, temos o jovem Licurgo de apenas dezesseis anos que acaba de entrar para o exército o que talvez pode parecer um pouco cedo, mas que é fundamental para o desenvolvimento do personagem ao desenrolar da trama.

“Ouve, que isso não digo a muitos: não faltarão aqueles que tentarão te esmagar embaixo das botas pelo simples prazer de eliminar em ti a virtude que neles falta.”

O segundo personagem é Andaluz, um personagem excêntrico e mulherengo que apesar de já ter sido um soldado, não está mais no exército e agora tem uma função um tanto quanto inusitada, ele é um contrabandista de livros. O terceiro é o capitão Antônio Coluna, que como o próprio nome diz, é um personagem sólido e equilibrado (um aspecto extremamente presente no livro). E, por fim, temos Silvério, o assassino profissional, porém nada comum que mata usando arco e flecha. Apesar de confiar na vontade Deus, sabe que não é um de seus homens.

Outro ponto interessante é a forma com que o autor insere seus elementos fantásticos na história, fazendo com que por mais que saibamos serem fantásticos, acabamos acreditando neles.  Cada personagem traz para a própria história, assim como para a dos demais, a representação de características chave que nos fazem compreender o porque de terem sido colocados em cada situação e como se encontram. Analisando a narrativa de forma crítica podemos encontrar aspectos como a religião e a dominação a qual estava presente no período em que o Brasil era apenas uma colônia e o quão preocupante era o conhecimento.

De longe, a parte mais interessante do enredo é a de Andaluz, afinal, ele é um contrabandista de livros e isso deveria ser maravilhoso… No entanto, naquela época o clero e o poder governante acreditavam que livros eram objetos extremamente perigosos que eram capazes de corromper a fé das pessoas e trazer  elas ideias realmente perigosas.

Escrito em um português arcaico, mas de fácil compreensão, Quatro Soldados traz a ideia de ser um livro antigo e cheio de mistérios que cabem a cada leitor, desvendar.

thumb_livro

4estrelasb

Quatro Soldados

Autor: Samir Machado de Machado

Editora: Rocco

Ano de publicação: 2017

Uma das vozes mais originais e instigantes da nova literatura brasileira, Samir Machado de Machado mescla referências que vão de Shakespeare a Thomas Pynchon, passando por filmes de aventura como Indiana Jones e videogames como Uncharted. Não por acaso, sua obra cruza fronteiras de gênero, flertando com a aventura, o romance histórico e a fantasia, e se situando na fronteira, cada vez mais tênue, entre alta literatura e entretenimento. Primeiro livro do autor, agora publicado pela Rocco, Quatro soldados narra as peripécias de quatro jovens que têm seus destinos entrelaçados no Brasil de 1754, nos últimos anos da guerra contra as Missões Jesuítas: um alferes que ainda adolescente recebe seu primeiro comando, um rígido e melancólico capitão de cavalaria, um desertor que vive do contrabando de livros e um tenente de motivações ambíguas. Através da imaginação fabulosa de um narrador de memória e intenções duvidosas, os quatro passam por longas viagens, batalhas e todo tipo de aventura pelo vasto território brasileiro do século XVIII, das quais nenhum deles sairá incólume.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros