fbpx

Questão de Honra – Yuri Belov

Questão de Honra é uma publicação nacional do autor Yuri Belov, em 2018 pelo Talentos da Literatura Brasileira, selo da editora Novo Século.

Sobre o Livro

Tristan Drake está a frente de uma empresa de arqueologia marítima e acabou de ter um de seus navios envolvido em um acidente muito suspeito. Necessitado de dinheiro, um rico empresário acaba lhe estendendo a mão. Porém, nada vem de graça né?

Depois de envolvido, Drake vai descobrir que o filho hacker do milionário está desaparecido e, por ter uma dívida também de gratidão com o rico indiano, e um passado no MI-6 durante a guerra fria, se voluntaria para ir em resgate do jovem.

O que Tristan não sabe é que há bem mais coisas envolvidas do que um primeiro olhar pode revelar, e o que era pra ser uma simples incursão acaba se desdobrando em um aventura de espionagem cheia de perigos e reviravoltas.


Minha Opinião

Questão de Honra é um trillher de espionagem que tem a essência do nome e da descrição. O protagonista se envolve com o plot principal pela honra que tem e pela dívida que acredita possuir com aquele que o ajudou num momento difícil, enquanto a história passa longe de se prender só a isso, já que cada fato desencadeia uma nova aventura.

Pra quem é fã de franquias como a do 007 e Missão Impossível, vai encontrar aqui uma opção que se alinha de forma muito parecida no jeito rápido em que as coisas acontecem. O autor não perde muito tempo com descrições, mas dá o suficiente para que nos sintamos confortáveis nas cenas, que vão de conversas descontraídas a perseguições mortíferas.

Yuri Belov, que escreve sob um pseudônimo, já trabalhou fora do país e certamente fez uma boa pesquisa no que diz respeito à ambientação dos muitos locais pelos quais passamos durante a leitura. Não chega a ser prolixo e nem raso demais, afinal, quando há alguém apontando uma arma pra você, imagino que pensar sobre a paisagem não seja a escolha mais inteligente.

Apesar de ter me divertido bastante durante a leitura, preciso ressaltar duas coisas. A primeira é que a trama anda tão rápido e pulamos de um problema para o outro de forma tão dinâmica, que acredito que em alguns momentos faltaram alguns picos na narrativa ou plot twists reais que fizessem alguns fatos se sobressaírem. Mesmo com as idas e vindas que envolvem até conhecer um pouco do passado do protagonista, a trama me pareceu muito estável e linear. A segunda coisa diz respeito à forma como as mulheres são apresentadas. Elas são sempre descritas dos pés a cabeça e são sempre belíssimas, enquanto nem de perto os outros personagens recebem a mesma cortesia. Isso me refletiu uma objetivava bastante problemática é que caracteriza muito e, infelizmente, o universo masculino. O único outro personagem que também é irresistível é nosso grisalho e charmoso Tristan Drake.

Mas, apesar disso, ainda é uma leitura que vale a pena, principalmente se você gosta do estilo pois, eu pelo menos, ainda não tinha lido um nacional de apresentasse o mesmo estilo de narrativa ou a riqueza de detalhes dos conflitos que se alinham com a política mundial. O que, ao meu ver, é um posto positivo para a história. Gosto bastante quando a trama fictícia se enlaça com coisas do mundo real.

Então, caso você tenha interesse pelo estilo, pode ser uma opção bacana para conferir. O livro está disponível em ebook e em versão física e pode ser adquirido tanto nas lojas virtuais como diretamente com o autor pelo email questaodehonra.vendas@hotmail.com.

QUESTÃO DE HONRA

Autor: Yuri Belov

Editora: Novo Século

Ano de publicação: 2018

Tristan Drake, um ex-oficial das forças especiais britânicas que também atuou no MI-6 nos tempos da Guerra Fria, ocupa hoje a posição de diretor de operações de uma empresa de arqueologia marinha instalada na ilha de Malta. Um dos navios da empresa se envolve num terrível e suspeito acidente. A tripulação, ferida e exilada, precisa urgentemente de socorro. Tristan, diretamente responsável por eles e num beco sem saída, recebe a providencial ajuda de um rico indiano radicado em Londres. Em troca, Tristan insiste em auxiliar o milionário a resgatar o filho Khaled, um jovem e talentoso hacker visto pela última vez em um misterioso vale encravado nas montanhas do Paquistão. Começa a partir daí uma extraordinária jornada por lugares exóticos, dos confins da China a uma mina de coltan, um precioso minério, na África, onde a crueldade parece não encontrar limites. Porém, tornou-se questão de honra para o veterano ex-oficial saldar sua dívida, mesmo que para isso acabe por se envolver numa conspiração sem precedentes. “Questão de honra” é um livro eletrizante, com ação ininterrupta, no melhor estilo dos grandes romances de espionagem. Yuri Belov, com riqueza de detalhes e pesquisa profunda, tece uma narrativa a um só tempo empolgante e contundente, com um olhar crítico e audacioso sobre os tempos em que vivemos.

É a criadora e autora do Resenhando Sonhos.
Gaúcha do interior do Rio Grande do Sul, hoje mora na capital Porto Alegre e quer conhecer o mundo.
Publicitária por formação, sonhadora por opção. É mal humorada e chata.