Raio de Sol – Kim Holden

Raio de Sol é um livro da autora americana Kim Holden, lançado aqui no Brasil em 2016 pela editora Planeta.

resenha3

SOBRE O LIVRO

Raio de Sol é o apelido da protagonista Kate Sedgwick, uma jovem de dezenove anos que já enfrentou muitas coisas na sua vida. Algumas delas foram horríveis, mas à ajudaram a ser quem é hoje. Muitas pessoas poderiam ser amargas, frias e chatas por causa desses problemas e situações que Kate tem enfrentando, mas ela não é uma dessas pessoas. Sendo uma jovem alegre, animada, divertida e cheia de vida, ela transmite uma alegria para todos que a cercam. Ela procura sempre ajudar as pessoas, até mesmo aquelas que não fazem o mesmo por ela. Com seu coração gigante, ela busca sempre viver um dia de cada vez, e fazer com que todos os momentos de sua extraordinária vida fossem aproveitados a cada instante.

“— Ela é um exemplo de positividade. É toda raio de sol. Ela não só vê o lado bom das coisas… ela mora lá.”

Querendo algo a mais em sua vida, ela decide abandonar a ensolarada Califórnia e deixar pra trás alguns segredos sobre seu passado. Ela está indo para a fria Minnesota, para poder fazer sua tão sonhada faculdade. Não tendo um começo fácil ao chegar em seu novo lar, Kate consegue encontrar novos amigos,  mas sem deixar de ter contato com seu melhor amigo Gus, que tem um espaço mais que especial em seu coração. Ele é um integrante de uma banda de rock que estourou recentemente, após a gravação do primeiro CD.

Mas a vida de Kate vai balançar quando alguém novo entra em sua vida e, assim como ela tem seus segredos, ele também tem.


MINHA OPINIÃO

Eu particularmente adoro livros New Adult, pois eles costumam fugir um pouco dos problemas comuns adolescentes que são tratados nos livros de Young Adults. Quando peguei Raio de Sol em mãos por indicações de minhas amigas, eu logo fiquei animada para conhecer sobre Kate, a personagem tão fantástica como elas me disseram. Toda diagramação do livro está ótima, não encontrei nenhum erro que atrapalhasse a leitura. Ele é narrado em sua grande maioria por Kate, mas após alguns capítulos, eles se intercalam com ponto de vista dela e de Keller.

Sabe quando você tem vontade de trazer uma personagem para a vida real? Foi essa sensação que tive com Kate. Durante a leitura, aos poucos vamos descobrindo tudo de ruim que ela enfrentou na vida desde muito nova. Problemas com o pai, problemas com a mãe, por ter sempre cuidado de sua irmã especial. Kate teve que ser adulta antes do tempo, mas nem por isso ela se deixava abater. Ao chegar em Minnesota, ela lida com uma parente nada legal com ela, mas que enfrenta um sério problema de saúde. Kate tenta ao máximo ajudá-la, mesmo ela não merecendo todo esse carinho e isso já nos mostra o quão especial é essa personagem. Como diria o Gus, melhor amigo de Kate, ela realmente é um raio de sol.

Gus é outro personagem que eu me apaixonei, na verdade ele é o meu maior crush literário de 2016. Ele e Kate sempre se trataram com “gato” e “gata”, dizem eu te amo um para o outro e é tão maravilhoso ver uma amizade entre homem e mulher assim. Gus é uma espécie de anjo da guarda para Kate. Ele e sua mãe sempre cuidaram dela e de sua irmã quando os pais não estavam presentes. Sua banda começou a fazer uma tour nacional para o lançamento de seu primeiro álbum, e nele há uma pequena participação de Kate, que toca violino e canta.

resenha1

O livro fala sobre se auto descobrir em um novo local totalmente diferente do que estávamos acostumados a viver. Quantas pessoas não saem do conformo de ser lar, onde são rodeados pelo amor de sua família e amigos para ir se aventurar ao mundo a fora para seguir seus sonhos? Em Raio de Sol vemos que não é fácil fazer isso, tendo sempre que meter a cara e a coragem para conseguir as coisas que almejamos.

“Sinta a dor, mas não se agarre a ela. A dor sufoca a vida. Deixe que passe. Você é corajoso… Agora vá… Faça épico!”

Em Minnesota, Kate faz muitos amigos. Personagens que possuem seu espaço especial na vida dela, e entre eles temos Keller. Um jovem quieto que trabalha numa cafeteria, mas que por causa de sua beleza e bom humor, logo rouba a atenção dela. Ninguém sabe muito sobre sua vida, pois ele sempre se manteve muito reservado sobre seu passado e presente. Apesar disso, eles embarcam em um relacionamento. Mas não é só ele que possui que podem destruir essa paixão tão avassaladora.

Gostei muito da forma que a autora tratou os problemas sérios e polêmicos nesse livro, como por exemplo a Bulimia. Algumas pessoas que possuem essa doença não conseguem perceber até que a situação esteja muito grave, e isso inclui seus familiares também. Além disso outros temas são trabalhados: aborto, preconceito contra pessoas homossexuais, como lidar com a perda de pessoas que nós amamos.

Com um final que arrebentou meu coração, me fez chorar em cima do livro e tive que dar algumas pausas para continuar a leitura, Raio de Sol conquistou meu coração por completo. Desejei muito virar a melhor amiga de Kate, para poder apoiá-la em seus problemas e segredos do passado. Também quis ir para Minnesota para conhecer seus amigos e ir em show da maravilhosa banda de Gus. Aprendi a importancia de “fazer épico” independente dos problemas de nossa vida.

Recomendo esse excelente livro para todos que adoram livros de romance, drama, new adult e que gostam de uma história emocionante. A continuação já foi lançada nos Estados Unidos, e por enquanto aqui no Brasil não temos previsão para lançamento.

RAIO DE SOL

Autor: Kin Holden

Editora: Planeta

Ano de publicação: 2016

Segredos.
Todo mundo tem um.
Alguns são maiores que os outros.
Alguns, quando revelados,
Podem curar você…
E outros podem acabar com você.
Faça épico, costuma dizer Kate Sedgwick quando quer estimular alguém a dar o melhor de si. Nascida numa família-problema, com direito a mortes e abandono, a garota de dezenove anos sempre buscou fazer a diferença. Em vez de passar os dias lamentando os infortúnios da vida, como tantos fariam em seu lugar, sempre vê as coisas pelo lado positivo não é por outro motivo que Gus, seu melhor amigo, a chama de Raio de Sol.
E é por isso que, quando passa na faculdade e se muda da ensolarada San Diego, na Califórnia, para a fria cidade de Grant, em Minnesota, ela leva consigo apenas boas lembranças e perspectivas. O que ela não espera é que será surpreendida pelo amor único aspecto da vida em relação ao qual nunca quis ser otimista ao conhecer Keller Banks, um rapaz que parece corresponder aos seus sentimentos. Acontece que tanto ele quanto ela têm um segredo. E segredos, às vezes, podem mudar tudo.

É resenhista do Resenhando Sonhos. Nascida no interior Paulista, futura cientista da computação, se apaixonou por literatura quando conheceu o bruxo Harry Potter e o vampiro Edward Cullen. Adora ir no cinema e assistir séries em dias chuvosos.
  • Thaynara Ribeiro

    Li na Amazon o livro Much more da autora e fiquei totalmente apaixonei e quase chorei várias vezes então sei como é se ver totalmente seduzida pela escrita dela. Amei a resenha e não conhecia o livro mas curti demais. Já estou querendo um amigo como o Gus

  • Lara Caroline

    Oi Erika, tudo bem?
    Adorei conhecer um pouco mais sobre este livro. Adoro ler livros neste estilo, pois deixam aquela sensação de coração quentinho e despertam várias emoções. Gostei da protagonista e do seu melhor amigo apenas lendo a sua resenha e já estou com muita vontade de conhecer esta história.
    Beijos

  • Bruna Prata

    Esse é um dos livros favoritos de uma amiga minha, ela diz que a Kate é uma daquelas personagens que dá vontade de por em um potinho.
    Apesar de meus ouvidos quase caírem de escutá-la falar sobre, não fazia ideia que continha assuntos “polêmicos”. Já tinha vontade de lê-lo, depois de ler a resenha a vontade só aumentou.

  • Lili Aragão

    Como eu gosto de um spoiler, eu já fui pra leitura desse livro sabendo superficialmente o que encontrar e protelei um pouco a leitura porque sabia que ele iria me emocionar muito e não deu outra, foram muitas lágrimas haha, mas valeram a pena, a história é incrível e Kate uma personagem inspiradora e a quem queremos proteger. São muitos personagens cativantes, muitos temas importante e a capa tá linda assim como a resenha :) Vale muito a pena a leitura ;)

  • rudynalvacorreiasoares

    Erika!
    Nossa! Quanta coisa Kate passou e ainda assim tem um coração de ouro que brilha como Raio de Sol.
    Gosto também de livros NA justamente por ser uma fase mais madura que a adolescência e Kate fez tantas novas descobertas, inclusive o amor.
    Adorei a amizade dela com Gus.
    E quantos assuntos importantes são abordados no livro, quero poder ler.
    Desejo uma semana alegre e feliz!
    “Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa.” (Guimarães Rosa)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

  • Tays Costa

    Nossa julguei o livro de forma completamente errada!
    Achei que fossem um desses romancezinhos sessão da tarde, sabe? Gente! Que sinopse!
    Adoro chorar com livro! kkkkkk ALOKA que gosta de sofrer!
    Quero conhecer a Kate!
    Parabéns pela resenha
    Dica hiper anotada! <3
    Beijossss

  • Marta Izabel

    Oi, Érica!!
    Adoro livros de romances new adult e pelo jeito esse é maravilhoso! Fiquei bem curiosa sobre esse livro. Adorei a protagonista do livro!! A capa é linda!!
    Beijos

  • Viviane Baptista

    Ola
    O livro parece ser muito bom, gosto muito de new adult e esses anda parece um otimo livro para se ler em uma tarde.

  • Gislaine Lopes

    Oi Erika
    Amo livros new adult, pois tem muito drama e histórias de superação. Gosto mais ainda quando a protagonista não usa seus problemas como desculpa para ser uma pessoa amarga e pessimista, isto trás uma nova abordagem para a história, deixa mais real, afinal de contas, a vida é feita de superações. Já li muitas resenhas sobre este livro e fiquei muito surpresa do quanto elas foram positivas. Este é um livro que, tenho certeza que, quando ler irei amar!!