#RESENHA: A Mais Pura Verdade – Dan Gemeinhart | VEDA #20

A Mais Pura Verdade é do autor Dan Gemeinhart e é lançamento de 2015 da Editora Novo Conceito.

“Morrer e viver. É tudo uma bagunça. Essa é a mais pura verdade. Aquilo me deixava irritado. Um tipo de irritação triste.”

Esse livro com toda certeza foi um dos lançamento mais esperados de março, já que prometia uma história sensível e tocante, e quanto a isso, posso afirmar a vocês que Gemeinhart não decepcionou.

Sobre o livro

A Mais Pura Verdade vai contar a história de Mark, um garoto de 12 anos que tem câncer e está cansado de lutar. Ele já teve altos e baixos da doença e agora parece que a coisa está ficando pior. Mark então resolve fugir de casa e ir realizar o seu maior sonho, que é escalar uma montanha.

Junto com ele nessa aventura vai Beau, o cachorro do garoto. Mark vai levar apenas o amigo e uma mochila com poucos suprimentos e sem avisar a ninguém vai tentar alcançar o pé dessa montanha e começar uma escalada até o topo.

Ele deixa um recado para sua melhor amiga Jessie, que fica sem saber muito bem o que fazer, já que seu melhor amigo pode estar indo para uma viagem sem volta, porém também não quer trair sua amizade e contar sobre seu paradeiro para os pais do garoto.

“É como se, sei-lá, eu levasse um pedaço de vida comigo. Todas essas coisas acontecem, todos esses pequenos momentos passam por nós e vão embora. Então você vai embora. Mas, quando você tira uma foto, aquele momento não passa. É seu. Você pode guardá-lo.”

Vamos então, ao longo de pouco mais de 200 páginas acompanhar as aventuras desse menino, bem como, em capítulos intercalados, a angústia dos pais e de Jessie.


Capa e diagramação

20150419_202603

A capa é muito bonitinha e a contra capa também. Adorei a diagramação interna, com a preocupação de diferenciar os capítulos por cor. O detalhe de mostrar quantos quilômetros faltam para Mark alcançar a montanha no início de cada capítulo também acaba dando um toque especial de cuidado com o livro. O tamanho da fonte é bem grande, o que ajuda na leitura e os capítulos são curtos, fazendo com que o livro flua bem e possa ser lido em poucas horas.


Minha opinião

Esse livro foi uma surpresa. Não gosto de pegar livros que o buzz está muito alto, porém como foi um presente da editora e a sinopse era realmente muito bacana fui dar uma chance pra ele. Li primeiro os 6 capítulos que vieram com a degustação e quando o livro final chegou achei que ia só dar uma espiadinha no que acontecia na sequência, até que me vi no fim do livro, em lágrimas.

20150419_202418

Essa é uma história muito sensível e que tem muito a contribuir inclusive pra quem é adulto. É uma história sobre coragem e de como, mesmo frente as maiores dificuldades somos capazes sim de seguir em frente e alcançar nossos objetivos.

Mark é só um garoto, mas nos ensina muito. E essa foi uma das coisas que mais gostei nesse livro, a sinceridade com que ele lida com as dificuldades. Ele é só um garoto e ele lida com tudo o que aparece como um garoto lidaria, muitas vezes pensando sim em desistir, mas seguindo em frente porque significa muito pra ele.

Na categoria livros fofos e que tem muito a nos dar, A Mais Pura Verdade saiu na frente em 2015 e se você curtiu Extraordinário esse é provavelmente um livro que você também vai curtir <3

A MAIS PURA VERDADE

Autor: Dan Gemeinhart

Editora: Novo Conceito

Ano de publicação: 2015

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras consequat dui nec metus lobortis varius. Proin sit amet odio pellentesque, elementum nunc eu, semper eros. Proin vulputate tempus sem ut eleifend. Aliquam condimentum libero in mattis cursus. Aliquam non leo tellus. Mauris egestas urna hendrerit augue consectetur finibus. Aliquam erat volutpat.

É a criadora e autora do Resenhando Sonhos.
Gaúcha do interior do Rio Grande do Sul, hoje mora na capital Porto Alegre e quer conhecer o mundo.
Publicitária por formação, sonhadora por opção. É mal humorada e chata.
  • Eu gostei mt do Extraordinário! Este livro parece bem interessante e curti a diagramação. Gosto de livros “arrumadinhos”
    Bijus e carinhos, fica com Deus
    http://Www.aescritora.com

  • Bah! O VEDA está indo de vento em popa eim? :D
    Fiquei feliz de ver que tá dando tudo certo, mas imagino a trabalheira que dá fazer isso!
    E gostei da sinopse… Adoro livros que nos fazem querer continuar e continuar a ler, até chegar ao final! :D
    O problema agora se chama: tempo pra ler! Peguei dois para ler na biblioteca e até agora não consegui ler… Um comecei e não acabei e o outro tá largado aqui :X em compensação a leitura dos livros técnicos (e os resumos do conteúdo, claro) estão indo de vento em popa :/ acho que desaprendi a ler!

  • Oi, Tamirez, tudo bem?
    Confesso que depois da minha decepção com “Extraordinário” estou bastante receosa em ler livros na mesma linha narrativa. O seu comentário no início do vídeo dizendo “se você gostou de Extraordinário…” acabou me fazendo decidir que o melhor é não ler…rs.
    Parabéns pela resenha.

    Beijão,
    http://www.ninaesuasletras.com.br