#RESENHA: Os Milionários – Brad Meltzer

Os Milionários é o livro de maior sucesso do autor norte americano Brad Meltzer no Brasil. É o quarto livro do autor e o primeiro a ser publicado por aqui pela editora Record, em 2004.

O livro já é bem antiguinho e quem me emprestou (coagiu a ler) foi o Raphael do Mosaico em Azul. Ele é grossinho e de cara não dá muito entusiasmo não, e é preciso passar da página 100 para que a coisa realmente engrene e a história fique bacana.

Em Os Milionários vamos conhecer os irmãos Caruso: Oliver e Charlie. Oliver é o certinho e que tem tudo planejado. Ele trabalha como o braço direito do diretor de um banco privado em Nova York que só tem clientes milionários. Charlie é o oposto, é aventureiro e não se conforma em estar trabalhando no mesmo banco que o irmão (que o conseguiu o emprego) em um posto bem inferior.

Ambos se esforçam para crescer na vida e ajudar a mãe que tem uma grande dívida de hospital para pagar, pois Charlie tem uma condição no coração e precisou ficar um longo período internado.

Oliver então conta a Charlie que no dia seguinte uma grande quantia será entregue ao governo, porque um cliente não reivindicou o dinheiro, nem o movimentou por cinco anos. E quando isso acontece, o banco deve entregar o dinheiro. Como o governo não faz ideia que esses valores existem, pois só toma conhecimento quando a transferência é feita, ambos começam a pensar em como seria fácil roubar esse dinheiro se fazendo passar pelo dono da conta, já que um tramite já foi iniciado e não há confirmação se a pessoa que reivindicou o saldo, no valor de 3 milhões de dólares é realmente o proprietário.

O problema dessa transação é que quando os irmãos, junto com um cúmplice, fazem a transferência para desviar o dinheiro ele se multiplica e vira 313 milhões, revelando que há muito mais por trás dessa história. E é aqui que a ação realmente começa.

milio

Viajando por um mundo digital e que vai parar até na Disneylândia, Brad Meltzer constrói uma história que tem mais cara de filme do que de livro, devido a rapidez que tudo acontece e as inúmeras cenas de ação. Eu até procurei, pois achei que havia uma produção cinematográfica, mas infelizmente não saiu nada. Fiquei imaginando eles bem ao estilo dos irmãos de Prison Break.

A melhor parte do livro pra mim foi quando eles estavam perambulando pelos túneis subterrâneos da Disney. Achei super bacana ficar imaginando toda a estrutura e todo o labirinto que deve se constituir a coisa por lá.

Apesar da dificuldade para engrenar a leitura, acredito que o livro merece consideração, já que no fim achei a história bem positiva. Uma curiosidade sobre o autor é que ele também produz graphic novels para a DC Comic, já tento trabalhado com o Arqueiro Verde e Liga da Justiça.

thumb_livro

4estrelasb

OS MILIONÁRIOS

Autor: Brad Meltzer

Editora: Record

Ano de publicação: 2004

A trama de Meltzer começa com três milhões de dólares esquecidos na conta bancária de um homem morto. Nenhum parente reivindicou o dinheiro. Uma grande fortuna sem dono que pode ser creditada em qualquer conta bancária. Sem riscos. Sem ferir ninguém. Os irmãos Charlie e Oliver Caruso, funcionários de um dos bancos mais exclusivos dos Estados Unidos, não conseguem resistir. Eles precisam do dinheiro e estão certos de que ninguém vai descobrir o que aconteceu: a conta está inativa há anos. Não há sinal de que alguém saiba de sua existência. Na prática, o dinheiro não tem dono ? são apenas números armazenados em um computador.
Antes que um golpista tenha a mesma idéia, Charlie e Oliver decidem ficar com a bolada para começarem vida nova. Mas não imaginavam que a partir daí teriam de se esforçar muito para continuarem vivos. Os milhões roubados se multiplicam misteriosamente durante a transferência, e havia muita gente de olho na conta. Funcionários do banco, uma investigadora particular e até agentes do Serviço Secreto americano vão atrás dos irmãos.
O plano perfeito se transforma num pesadelo. Para limpar seus nomes e salvar suas vidas, os irmãos Caruso seguem os rastros da conta bancária que deu origem a tudo. Mas a teia que os envolve revela-se cada vez mais ampla, repleta de revelações e surpresas eletrizantes. Publicado em mais de uma dezena de países, OS Milionários é um excelente thriller que foi sucesso imediato nos Estados Unidos e na Europa.

É a criadora e autora do Resenhando Sonhos.
Gaúcha do interior do Rio Grande do Sul, hoje mora na capital Porto Alegre e quer conhecer o mundo.
Publicitária por formação, sonhadora por opção. É mal humorada e chata.