#RESENHA: Se Joga! – Nancy Levin

Se Joga! é da autora Nancy Levin e foi publicado aqui no Brasil pela Editora Gente. Ele é um livro de auto ajuda e como eu nunca li um livro nesse gênero que não fosse centralizado em algum âmbito específico, como por exemplo, Geek Love, que tem foco na paquera, resolvi solicitar para poder ter minha primeira experiência com o gênero.

Sobre o livro

Se Joga! vai contar a história pessoal da autora que, era casada mas teve um caso e, após o marido ler seus diários, os quais manteve durante quase toda a vida, e descobrir a traição teve que lidar com a tentativa constante de salvar o casamento. Até que decide dar o que ela chama de “salto”, pedir o divorcio e começar uma nova vida centrada em si.

Segundo seus relatos ela era uma pessoa que sempre quis dar o melhor e que ao casar perdeu completamente a personalidade, tentando ser o que o marido queria e não ela mesma. Ao se libertar do casamento ela enxerga novas oportunidades e se sente muito melhor, podendo assim reconstruir sua vida. Como parte dessa reconstrução, ela que trabalhava em uma empresa que fazia eventos motivacionais, recebe o apoio dos colegas e amigos para escrever o livro e, com isso, desenvolve um programa de 10 passos que promete ajudar qualquer pessoa a dar o seu salto.

Entre os passos há relatos de outras pessoas que superaram suas dificuldades e atividades para ajudar o leitor a encontrar as respostas e talvez revelar o que precisa ser modificado em sua vida para que o seu salto possa acontecer.


Capa e diagramação

20150509_135515

A primeira coisa que me chamou atenção no livro foi a capa e foi por isso que entre tantos livros de auto ajuda eu escolhi esse para ter minha primeira experiência com o gênero. Acho a combinação de cores e a simplicidade da arte muito bacana. A diagramação é bem feita e a distribuição e separação de cada parte ou categoria do livro é bem explícita.


Minha opinião

Não posso negar que só o nome do gênero já me faz ficar com pé atrás e não foi diferente. O que não ajudou também foi a autora afirmar que ela é prova viva de que o programa de 10 passos é infalível. Pra mim é extremamente inaceitável que uma pessoa possa achar que 10 atitudes podem mudar a vida de qualquer pessoa. Há tantas variáveis que podem fazer com que isso dê errado, o ser humano é tão complexo que isso me deixa extremamente desacreditada no gênero, exatamente por esse tipo de afirmação.

Porém, ao contrário da primeira impressão, o livro tem sim várias reflexões importantes e que devem ser levadas em consideração. Conforme eu fui lendo tentei, com fé na autora, achar qual era o evento na minha vida do qual eu precisava dar o salto, porque sim, nisso eu acredito. Acho que todo mundo possa ter uma relação ou uma situação que possa precisar criar coragem de se libertar.

20150509_135433

Um pouco depois do meio do livro me confrontei com o fato de que já dei meu salto, quando mudei de cidade, saí da casa dos meus pais e terminei um relacionamento infeliz de 5 anos, tudo de uma vez. Mas continuo cética, e não acho correto afirmar que o método é infalível. Cada pessoa é diferente e enfrenta as coisas de forma diferente e é preciso levar isso em consideração antes de colocar todo mundo no mesmo pote.

Como já disse o livro tem boas reflexões sim, e desperta na gente o espírito da mudança ou de pelo menos de querer dar uma sacudida nas coisas. Não pretendo seguir lendo esse tipo de livro genérico, pois realmente não é a minha praia, mas a minha busca por desbravar novos gêneros, com toda certeza foi válido dar uma chance para Se Joga!

SE JOGA!

Autor: Nancy Levin

Editora: Gente

Ano de publicação: 2015

Você não está feliz com os rumos que sua vida tem tomado e está deixando
seus sonhos de lado. Sente-se num beco sem saída. E está errado! Existe uma nova rota. Só precisa fazer uma escolha – e esta é a coisa mais difícil pela qual já teve de passar. Falta coragem? Então este livro vai ajudá-lo.
Nancy Levin teve de suportar uma grande dor, e sobreviveu! Sua superação aconteceu por meio do método que agora ela compartilha com você. São dez passos para se jogar em direção ao que sempre desejou, e finalmente realizar o que seu coração tanto lhe pede.
Essa é uma jornada de aceitação e verdade para que você consiga visualizar-se livre. Ao fazer sua escolha, terá clareza sobre seus limites, as pessoas certas ao seu lado e autodomínio para ir aonde quiser. Quando estiver pronto, saltará. E não estará sozinho! Este livro o acompanhará para que consiga lidar com as consequências da mudança e tenha uma transição suave. Por fim, o grande trunfo: dizer sim. Para você. Para sua vida. Para seus sonhos.

É a criadora e autora do Resenhando Sonhos.
Gaúcha do interior do Rio Grande do Sul, hoje mora na capital Porto Alegre e quer conhecer o mundo.
Publicitária por formação, sonhadora por opção. É mal humorada e chata.

  • Temos muito em comum, somos publicitárias, mal humoradas, kkk… E ainda essa coisa de blogueira que vai e volta, enfim, como diz a vida é mais do que um livro do autoajuda, mas claro eles têm algum valor sim. Amei seu blog.
    Depois vá conhecer um dos meus, afinal como sagitariana que sou, um blog seria pouco, rs. Bjus
    Fashion Nota de Moda