#RESENHA: Sol e Tormenta – Leigh Bardugo

Sol e Tormenta é o segundo livro da Trilogia Grisha (o primeiro é Sombra e Osso e tem resenha aqui) da autora israelense Leigh Bardugo, e foi publicado no Brasil em 2014 pela editora Gutenberg.

Em Sol e Tormenta nós vamos seguir acompanhando Alina em sua jornada, fugida de Ravka e do Darkiling, Starkov e Maly precisam ir o mais longe possível da Dobra das Sombras e tentar passar despercebidos por todos até estarem seguros. Porém essa situação não dura muito tempo e logo eles se encontram cara a cara com seus medos novamente. Alina, que não estava usando seus poderes está mais fraca e ambos são rapidamente capturados graças as novas habilidades que o Darkling adquiriu no incidente no Não Mar.

Dessa vez, com objetivos ainda mais ocultos o Darkiling arrasta Alina e Maly pelo Mar Real em busca de um novo amplificador, algo que todos consideravam impossível. Porém aqueles que os cercam não são quem todos pensam que são e logo o jogo muda, dando uma reviravolta espetacular na história.

“Quando as pessoas dizem impossível, geralmente querem dizer improvável”.

Nesse livro vamos conhecer Nikolai Lantsov, o segundo filho do Rei e, portanto, principe de Ravka, que vai se mostrar um poderoso aliado pra a Conjuradora do Sol. Longe da coroa por muitos anos, Nikolai vai trazer para o jogo novas peças e tornar a história ainda mais complexa. Alina, que no primeiro livro foi bastante dúbia em sua postura, agora precisa mostrar seu lado confiante e liderar o segundo exército contra o Darkling para evitar que toda Ravka seja exterminada por seus nichevo’ya.

Considerada uma Santa por muitos e uma traidora por outros, não será fácil para Alina conseguir a confiança dos Grishas restantes e traze-los para o seu lado. Em posse de um livro que pode ser a chave para vencer essa guerra, ela e Maly  precisam descobrir se é possível conseguir o impossível e combinar três poderosos amplificadores em um só, tornando seu poder suficiente para derrotar as forças do Darkling e libertar Ravka da Dobra das Sombras.

Esse livro para mim foi surpreendente, pois realmente não previ todas as guinadas que a autora dá na história. Diferente do primeiro, que foi meio morno, esse segundo livro é extremamente viciante e complexo. A história é concisa, e os elementos se encaixam em cada página. Dizem por ai que o segundo volume das trilogias é sempre amaldiçoado e eu posso afirmar com toda a certeza que isso não aconteceu com a Trilogia Grisha, pois Sol e Tormenta é ainda mais fascinante que Sombra e Ossos. Como essa história vai acabar ainda é um mistério, já que o terceiro volume Ruin and Rising, ainda não foi publicado no Brasil, mas espero que a autora feche essa grande história com maestria.

E pra quem ainda não sabe, o homem por trás de Harry Potter, o produtor David Heyman, é quem vai trazer essa ótima história para as telas do cinema.

thumb_livro

4estrelasb

SOL E TORMENTA

Autor: Leigh Bardugo

Editora: Gutenberg

Ano de publicação: 2014

Perseguida ao longo do Mar Real e aterrorizada pela memória dos que se foram, Alina Starkov tenta levar uma vida normal com Maly em uma terra desconhecida, enquanto mantém em segredo sua identidade como Conjuradora do Sol. Mas ela não pode ocultar seu passado e nem evitar seu destino por muito mais tempo. Ressurgido de dentro da Dobra das Sombras, o Darkling retorna com um aterrorizante e novo poder e um plano que irá testar todos os limites da natureza.
Contando com a ajuda e com os ardis de um admirável e excêntrico corsário, Alina retorna ao país que abandonou, determinada a combater as forças que se reúnem contra Ravka. Mas enquanto seus poderes aumentam, ela se deixa envolver pelas artimanhas do Darkling e sua magia proibida, e se distancia cada vez mais de Maly. Ela será então obrigada a fazer a escolha mais difícil de sua vida: ter sua pátria, seu poder e o amor que ela sempre pensou ser seu porto-seguro ou arriscar perder tudo na tormenta que se aproxima.

É a criadora e autora do Resenhando Sonhos. Gaúcha do interior do Rio Grande do Sul, hoje mora na capital Porto Alegre e quer conhecer o mundo. Publicitária por formação, sonhadora por opção. É mal humorada e chata.