#RESENHA: Sombra e Ossos – Leigh Bardugo

Sombra e Ossos é o primeiro livro da Trilogia Grisha, da autora Leigh Bardugo, e foi publicado no Brasil pela Gutenberg. Nessa ficção YA vamos adentrar no universo de Ravka, pelos olhos de nossa protagonista Alina Starkov.

Alina é uma jovem órfã que agora serve ao regimento militar do Rei como cartógrafa. Seu melhor amigo, Maly, também órfão e que cresceu com ela, faz parte do Primeiro Exército, a força militar de Ravka. Eles vão ter que atravessar a Dobra das Sombras, também chamada de Não Mar. A Dobra é uma área que foi devastada pelo mal uso de mágica e que é habitada por criaturas cruéis e impiedosas, os Volcras.

Com o Segundo Exército e aqueles responsáveis por manipular a mágica somos introduzidos aos Grishas, pessoas que nasceram com dons e são divididos em categorias baseadas em suas afinidades e habilidades: Os Corporalki controlam o que diz respeito ao corpo humano; os Etherealki manipulam o fogo, água e ar; e os Materialki controlam os elementos materiais, podendo inclusive mudar a aparência humana. Seu líder é chamado de Darkiling e tem o poder de invocar as sombras.

Antes de entrar na Dobra, Alina acreditava ser apenas uma humana normal, porém um acontecimento durante o trajeto faz com que ela revele ter um grande e raro poder, sendo portanto uma Grisha. Sem saber muito bem o que vai acontecer, ela é levada para Os Alta para ser treinada e aprender a controlar sua magia.

Como a Conjuradora do Sol e manipuladora da luz, o Darkling diz a Starkov que ela é a única que pode destruir as trevas da Dobra das Sombras. Porém com o desenrolar da história e o controle cada vez maior de Alina sobre seu poder, novos objetivos  para o uso dele são revelados, bem como a descoberta de que muitos “amigos” possuem intenções contrárias e querem usar seu poder para causar ainda mais mal a Ravka.

O livro é narrado em primeira pessoa pela Alina e é bastante confuso no inicio em função dos nomes e termos dados aos Grishas, mas conforme o entendimento da nomenclatura é alcançado a leitura flui rapidamente. A personalidade da personagem principal me incomodou um pouco, ela é bastante instável e sem confiança, o que a princípio a mostra como a tradicional garota que precisa ser salva. Porém, ao longo do livro Alina amadurece e o crescimento de sua personalidade é visível.

Também temos o tradicional, ou não tão tradicional, triângulo amoroso. Alina gosta de Maly, mas Maly não demonstra gostar de Alina e Alina pode se envolver com o Darkling, pois o mesmo é bastante sedutor e mais cativante para os leitores do que o garoto humano. Entretanto não é tão simples assim e o desenrolar da história é surpreendente.

Confesso que no início não fiquei muito empolgada pois parecia bastante clichê, porém quando o livro teve sua grande reviravolta, a qual eu torci para que não fosse verdade, consegui finalmente ser cativada pela história. Considerada uma das melhores autoras estreantes de 2012, Leigh Bardugo alcançou seu objetivo e criou um universo fascinante.

Já lançado no Brasil, o segundo volume da Trilogia Grisha se chama Sol e Tormenta. Os livros tiveram seus direitos adquiridos pela Dreamwords e em breve poderão estar alcançando as telonas.

thumb_livro

4estrelasb

SOMBRA E OSSOS

Autor: Leigh Bardugo

Editora: Gutemberg

Ano de publicação: 2013

Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras – uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras –, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter. A partir disso, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras. Agora, ela terá de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se à sua nova vida sem Maly. Mas nesse extravagante mundo nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração – e seu mundo – em dois. E isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo.

É a criadora e autora do Resenhando Sonhos. Gaúcha do interior do Rio Grande do Sul, hoje mora na capital Porto Alegre e quer conhecer o mundo. Publicitária por formação, sonhadora por opção. É mal humorada e chata.