fbpx

Retrospectiva 2014

20141209_111312
No início do ano – e do blog – eu fiz um post falando sobre as 14 coisas para ser em 2014 e, levando em consideração que o ano está acabando, resolvi fazer um check list tanto das coisas que consegui alcançar nesse ano, quanto das metas que ficaram para 2015.

Meus 14 itens de 2014

  1. Economizar: Eu acho que consegui alcançar esse objetivo parcialmente. Eu entrei o ano meio endividada, todo mês faltava dinheiro para cobrir tudo e eu ia me afundando cada vez mais. Terminei o ano com saldo positivo na conta e com uma sobrinha para emergências, porém acho ainda que poderia ter me controlado mais com gastos desnecessários.
  2. Cuidar da minha saúde: Acho que eu atingi esse na medida do possível. Dei início ao meu tratamento dentário e fui ao oftalmo pra pegar um novo óculos. Essas eram as emergências e foram resolvidas.
  3. Aprender coisas diferentes: Também parcialmente cumprido. Não fiz nenhum curso, mas em termos de aprendizado, esse ano foi ótimo. Muitos conhecimentos esquecidos foram trazidos de volta e aprendi alguns softwares novos também.
  4. Reformas no apartamento: Meu cafofo é velho e tem vários problemas, mas esse ano resolvi vários (nenhum dos que me propus no inicio do ano, mas outros.) Troquei a pia, as tomadas, pendurei balcões novos, consertei um buraco na parede, comprei uma nova estante, ar condicionado e forno elétrico!
  5. Conhecer lugares diferentes: 0% completado. Fica pra 2015.
  6. Praticar exercícios: 0% completado. Fica pra 2015.
  7. Ser mais organizada: Siiiim! Pra começar, o simples fato de terminar o ano com dinheiro já é sinal que me organizei melhor. Também tentei trazer isso pro apartamento, tarefas diárias e trabalho.
  8. Ser mais paciente: 2014 teve vários momentos difíceis pra mim e acho que alcancei essa meta tentando não ficar muito preocupada e apreensiva com eles. Fui mais tolerante com as pessoas e comigo mesma. Soube esperar a hora certa de muitas coisas.
  9. Ler mais livros: SIIIIM! Esse ano foi ótimo pra mim. Ainda não fiz o balanço de leituras do ano, mas tenho certeza que vou ficar bem feliz quando fizer.
  10. Fazer novos amigos: Acredito que sim e ao mesmo tempo não. Conheci muitas pessoas, mas não aprofundei relações com ninguém mais além dos meus bons e já velhos amigos, o que é uma pena.
  11. Praticar mais o inglês: No início do ano eu tava com a corda toda, do meio pro fim, nem toquei no assunto.
  12. Organizar meu portfolio: Sim, mas já ta na hora de organizar novamente. Aliás, acho que essa meta vai ser constante.
  13. Terminar projetos parados: Sim. Resolvi algumas coisas, outras engavetei pra sempre.
  14. Postar mais no blog: SIM, SIM e SIM. Nas semanas boas tive uma média de 3 posts, nas ruins pelo menos 1 para marcar presença. Vou começar 2015 com a corda toda e não fiz nenhum hiatus durante o ano :D

divisoria

Em um contexto geral, 2014 foi uma montanha russa. O ano começou triste, estava num emprego novo mas não gostava de estar lá, então permaneci desmotivada por um longo período. Tinha dívidas pra pagar e não tinha dinheiro. No meio do ano consegui pagar essas dívidas e deixei o emprego frustrante pra trás, tirei quase 3 meses de férias – extremamente necessárias – onde pude por minha cabeça em dia e muita coisas foram organizadas e esclarecidas nesse período. Comecei um novo emprego com disposição, a casa e a cabeça organizada, a conta do banco em azul e é assim que vou entrar 2015, com positividade.

2014 me ensinou muito sobre quem eu sou e eu não sabia que era, foi um ano para eu me conhecer e me entender. Foi um ano pra priorizar e escolher, pensar e fazer. Eu li muito, escrevi muito, dancei muito, cantei muito e até chorei em alguns momentos de dificuldade e solidão. Um choro que me fez bem. Corri atrás das coisas e conquistei. Comprei meu tão sonhado MacBook, meu tão necessário ar condicionado.

Voltei a blogar, voltei a ter voz, conheci tanta gente legal. Li tantos posts e histórias que me inspiraram a ler e a escrever mais ainda. Criei o canal do blog, estou falando para as pessoas. Eu, que odeio falar – em público. Estou compartilhando um pouco de mim através de palavras, sons, imagens, sentimentos. Termino 2014 com uma sensação de missão cumprida. O que Deus ou o Destino me impôs nesse ano eu superei e segui em frente.

Sei que 2014 não foi um ano bom pra sociedade, sei que muita coisa ruim aconteceu, sei que não foi fácil. Mas a essa altura precisamos pensar que o futuro tá logo ali, e esse sim a gente pode melhorar ;)

 

É a criadora e autora do Resenhando Sonhos.
Gaúcha do interior do Rio Grande do Sul, hoje mora na capital Porto Alegre e quer conhecer o mundo.
Publicitária por formação, sonhadora por opção. É mal humorada e chata.