Romance Entre Rendas – Loretta Chase

Romance Entre Rendas é o último livro da série As Modistas, escrita por Loretta Chase. Sua publicação é de 2017 pela editora Arqueiro.

Sobre o Livro

Esta série começou com Lady Clara Fairfax rompendo um longo e platônico noivado. Desde o primeiro livro esta personagem aparece e vai se desenvolvendo, amadurecendo, mostrando quem realmente é. Este livro vem justamente para nos mostrar o desfecho de sua história. Ou melhor, mostrar como tudo começou e os caminhos que levaram esta dama para perto do seu felizes para sempre.

Lady Clara cansou de ser cortejada. Cansou de ter sua incrível beleza como único atributo a ser considerado pelos pretendentes, que sempre propunham casamento deixando claro que ela seria a dama perfeita: linda, calada, esposa troféu munida de um dote generoso. Ela nunca sentiu o coração bater mais acelerado diante de nenhum desses cavalheiros, nunca conseguiu ser ela mesma e deixar bem claro que é muito mais do que a imagem de dama sensível, frágil e delicada com a qual a sociedade a rotula. Ela é mais, quer mais e sai em busca disso.

“Quando as mulheres belas falavam, os homens apenas fingiam que as ouviam. Afinal de contas, todos sabiam que, na verdade, as mulheres não tinham cérebro. Clara se perguntava o que eles achavam que as mulheres traziam dentro de seus crânios e como eles acreditavam que elas criavam as negativas delicadas para pedidos do tipo ‘Se a senhorita me desse a inestimável honra de se tornar minha esposa’.”

Decidida a tirar o foco da sua inexistente vida romântica, Clara volta sua atenção para a possibilidade de ajudar os necessitados; ela se torna uma presença importante e inestimável para a Sociedade das Costureiras para Mulheres Desafortunadas. Ela usa sua beleza para motivar as jovens, através das belíssimas roupas criadas pelas costureiras ela mostra o quanto  são talentosas, o quanto merecem a chance de ter uma vida digna. E é justamente por conta de uma dessas costureiras – ou melhor, do irmão de uma delas – que a Lady pede ajuda de Oliver Radford, mais conhecido como O Corvo. A aventura começa quando a autora junta uma dama inteligentíssima, irônica e impulsiva, um advogado sarcástico com um “Q” de Sherlock Holmes e jovens delinquentes perigosos e ansiando por vingança. É através dessa história meio maluca e muito divertida que a gente conhece verdadeiramente Lady Clara e seu romance entre rendas.


Minha Opinião

Venho acompanhando esta série com muito entusiasmo, porque a autora se mostrou uma perita em construir histórias com a dose certa de diversão, drama e romance. Os livros anteriores foram resenhados aqui, e aqui no blog é possível saber mais sobre Sedução da Seda, Escândalo de Cetim e Volúpia de Veludo; obras nas quais Lady Clara Fairfax é o denominador comum: ela aparece em todos os livros, sempre em uma posição de destaque, preparando o leitor para o livro que encerra a série e finalmente conta a história desta dama, sempre subjugada pela família e pela sociedade.

Referencias à sua beleza sem igual não ficam de fora da narrativa, mas aqui ela mostra que é muito mais do que uma bonequinha de porcelana transformada pela mãe na Lady mais desejada e cobiçada dos últimos tempos. Ela é mais do que um rostinho bonito e jeito angelical: dentro dela tem um carregamento de força, ironia e destreza capaz de deixar sem fala o mais inteligente dos lordes. É justamente por conta da sua personalidade empática e altruísta que ela decide ajudar uma das garotas que faz arte da Sociedade das Costureiras para Jovens Desafortunadas. O irmão desta moça desapareceu, e somente alguém com recursos poderia encontrá-lo. Clara dispõe de alguns mecanismos para iniciar essa busca, mas sendo mulher, em uma época extremamente machista e opressora, ela não conseguiria lidar sozinha com a situação. Neste momento conhecemos O Corvo, um amigo antigo do irmão de Clara, o homem que, enquanto garoto, foi responsável pelo momento mais marcante da vida da jovem.

“–Pronta para provocar escândalos?
–Sempre.”

Quando os dois se encontram, a queda de braços começa. Ele a trata como igual, e ela não faz questão de esconder sua inteligência. Com diálogos ácidos, sarcásticos e divertidos, eles começam a trabalhar juntos para resgatar o garoto. Acontece que o desfecho dessa aventura chega cedo demais e eles precisam seguir seus próprios caminhos – mesmo que queiram o contrário, por mais que neguem a atração que sentem um pelo outro.  Radford é mais resistente a ideia de um romance entre os dois, ele é apenas um advogado, afinal. Não possui renda nem conexões importantes o suficiente para permiti-lo manter o padrão de vida luxuoso ao qual Clara está acostumada. Ela, por sua vez, não se importa muito com isso, e utiliza de diversas artimanhas para mostrar ao Corvo que eles podem ser felizes juntos.

Ela, clara como o nome diz, cheia de rendas e babados; ele, soturno e enigmático, envolto em preto porque sente que lhe dá um ar de mistério que faz questão de manter. Diferentes de certa forma, mas iguais naquilo que importa: são exatamente perfeitos juntos, se compreendem e se completam. Claro que, se tratando desta autora, essa percepção só chega para o casal depois de muitas desventuras, entre elas posso destacar um par de dramas envolvendo problemas de saúde, a herança inesperada de um ducado, perseguições a meliantes, investigações secretas e espiões estrategicamente posicionados e disfarçados.

“Ela estendeu a mão e agarrou o casaco de Radford. Antes que ele pudesse dizer mais alguma coisa, ou que ela pudesse pensar duas vezes, Clara o puxou e beijou. Na boca. Ferozmente. Desesperadamente. Da maneira mais imprópria para uma dama.”

A narrativa alterna o ritmo, ora mais lenta, ora mais frenética; mas sempre com um toque extra de humor. Isso permite que o leitor se divirta e aproveite o livro, mesmo que tenha iniciado a série por ele – o que não recomendo, porque alguns detalhes perdem a importância ou o sentido. Romance entre rendas é diferente dos outros livros da série, pois pouco mostra das Modistas, que são citadas raras vezes e aparecem menos ainda; o que faz sentido. As irmãs já tiveram seus finais felizes, agora é a vez de Clara. E ela consegue.

Indico este livro para quem busca uma história divertida, sem grandes dramas e com um desfecho que promete encher o coração de amor, principalmente se quem ler for apaixonado por romance de época, assim como eu. Esta série é incrível e encerra com chave de ouro, sem dúvidas uma ótima pedida para quem busca livros leves, românticos e com uma escrita bastante fluida, o que os torna perfeitos para maratonar ou se aventurar pela primeira vez nesse gênero cheio de sedas, cetins, veludos e rendas.

ROMANCE ENTRE RENDAS

Autor: Loretta Chase

Editora: Arqueiro

Ano de publicação: 2017

Que lady Clara Fairfax é dona de uma beleza estonteante, Londres inteira já sabe. Mas a fila de pretendentes que bate à porta de sua casa com propostas de casamento já está irritando a jovem.
Cansada de ser vista apenas como um ornamento, Clara decide afastar-se um pouco da alta sociedade e se dedicar à caridade. Um dia, numa visita a uma obra social, ela depara com uma garota em perigo e pede ajuda ao alto, sombrio e enervante advogado Oliver Radford.
Radford sempre foi avesso à nobreza, mas, para sua surpresa, pode vir a se tornar o próximo duque de Malvern. Embora queira manter sua relação com Clara no campo estritamente profissional, aos poucos ele percebe que ela, além de linda, é inteligente, sensível e corajosa.
E quando a perspectiva de casamento se aproxima, tudo o que Radford pode fazer é tentar não perder a cabeça por Clara. Será que a herdeira mais adorada da sociedade e o solteiro menos acessível de Londres serão vítimas de seus próprios desejos?
Em Romance entre rendas, livro que encerra a série As Modistas, Loretta Chase nos brinda com uma história envolvente e cheia de paixão, com personagens fortes e marcantes.

Uma leitora frenética e inquieta, apaixonada por histórias fantásticas e com uma tendência a se deliciar com romances água com açúcar. Viciada em fotografias e gatos, é uma apreciadora das pequenas coisas e costuma ver beleza até onde não há.
  • Daiane Araújo

    Tô com um pés atrás com essa série, pois comecei a ler o livro 1 e achei bem chatinho e cansativo… Me deu tédio! Espero que esse, o supere, pois fiquei (lendo o outro livro) curiosa pra ler o livro da Clara!

  • Lili Aragão

    Eu até senti falta das modistas, mas realmente faz sentido, é a vez da Clara e ela consegue nos apresentar uma ótima história, até então eu nem gostava dela haha e terminei a leitura do livro encantada com a história e o casal principal. Corvo é advogado e só por isso já não é um protagonista comum, mas ele é incrível, a cena que ele conquista a mão de Clara foi uma das minhas preferidas <3 Curti muito a resenha e esse livro :)

  • Júlia Assis

    Oi Krisna, então, nunca li nenhum livro de época e tenho muita vontade, só estou atrás de um bom para começar, me interessei muito pela clara, já que ela é diferente das mulheres da época, que deixavam a inteligencia de lado para focar apenas na beleza. Adoro romances que o casal é perfeito um para o outro mas não sabem disso e ficam evitando o inevitavel, haha. Adorei a resenha :D

  • rudynalvacorreiasoares

    Krisna!
    Infelizmente ainda não tive oportunidade de ler nenhum livro dessa série, embora goste demais da autora, justamente porque ela consegue construir personagens críveis e uma ambientação perfeita.
    Sem contar com todo o drama que o livro traz e o romance, claro.
    Quero poder ler.
    Uma semaninha abençoada na paz do Senhor e FELIZ NATAL!
    “Celebrar o Natal é crer na força do amor, é isto que transforma o homem e o mundo. Feliz Natal!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

  • Pamela Liu

    Oi Krisna.
    Ainda não li nenhum livro dessa série, mas quero muito. AMO romances de época e todo mundo fala muito bem dessa série.
    Lady Clara é bem diferente das ladies que vemos nos livros e gostei bastante da sua personalidade. Adoro acompanhar o romance entre esses casais que são opostos, mas perfeitos um para o outro =)
    É bom saber que, apesar de ser diferente dos livros anteriores, é um livro envolvente e divertido.
    Espero ler essa série em breve.
    Bjs

  • anne

    Eu gostei dessa premissa, a moça fugindo desses rapazes (que devem ser muito chatos, por sinal) e indo em busca de coisas mais reais, coisas que não dependem da sua beleza. Espero ter a oportunidade de ler o livro!

  • Carolina Santos

    Minha primeira duologia da loretta Chase publicado no Brasil e fiquei apaixonada pela história sempre fui fã de romances de época mais ainda não pude ler a série As modistas mas todo mundo que leu me recomendou

  • verônica medeiros horn

    Não conhecia está serie ainda mas fiquei bem interessada pela premissa, me parece ser um história bem divertida e maluquinha, mas não sei se leria pois não é o tipo de livro que curto muito.