fbpx

Segredo de Sangue – Tess Gerritsen

Segredo de Sangue é da autora Tess Gerritsen e foi lançado em 2017 pela editora Record.

Sobre o livro

Na cidade de Boston os corpos de duas pessoas, aparentemente sem ligação nenhuma, são encontrados de maneiras peculiares. Esse fato faz com que a detetive Jane Rizzoli e a legista Maura Isle pensem que existe uma ligação entre os crimes. Ambos os jovens morreram em circunstâncias parecidas e difíceis de identificar e também tiveram seus corpos mutilados após a morte. Uma tendo os olhos arrancados e depositados nas mãos e outro com o peito nu, perfurado por flechas em diversos ângulos.

“Ela se perguntou que espécie de homem escolhia mergulhar com tanto entusiasmo na escuridão. Para entender a mente de um assassino seria preciso alguém com a mente igualmente deturpada? O que isso diz sobre mim?”

As duas iniciam uma jornada em busca de uma ligação entre os crimes e procuram desvendar quais as motivações desse assassino. O que elas não sabem, é que estão desenterrando um caso antigo e que nunca foi completamente resolvido, mesmo tendo os supostos responsáveis condenados. Juntas elas irão se deparar com um crime cheio de simbolismos e terão que resolver algo do passado juntamente com o presente. Para isso, contarão com a ajuda de diversas figuras que já passaram pelas suas vidas e que deixaram suas marcas.

Paralelo a esses acontecimentos, temos a figura de Holly. Uma mulher estranha e misteriosa que está sempre presente nos funerais dos assassinados. Isso seria suspeito, se a própria não estivesse com medo de ser a próxima. Seria ela uma ligação para esses crimes? Quais segredos essa mulher esconde? Qual o padrão seguido pelo assassino? É isso que vamos desvendar nessa trama cheia de segredos e mentiras.


Minha opinião

O ser humano é o maior monstro que existe e todo o cadáver tem uma história para contar. Desbravaremos durante a narrativa esses dois fatos. De um lado a pior faceta do ser humano, a real face de um monstro e do outro corpos que são abertos e revirados até o encontro de respostas. Prepare-se para uma história com segredos, vingança e muito sangue.

Para minha surpresa, essa não é a primeira história dessa dupla. Existe, inclusive, um seriado sobre as duas. Rizzoli & Isles, da TNT é uma série que teve início em 2010 e conta com sete temporadas, onde teremos mais histórias com essa dupla. No Brasil, ela estreou no canal Space em 2011. Li diversos comentários positivos sobre ela e fiquei muito curiosa para assistir também. Já que o trabalho dessas duas juntas é sensacional. O que me deixou um pouco perdida nesse livro, foi o fato de já existirem mais livros sobre elas. Em razão disso, acabava ficando meio perdida em eventos passados que eram relembrados aqui.

“Monstros podem aparecer de diversas formas e tamanhos, e os mais perigosos são aqueles que passam insuspeitos, aqueles em que se acha que pode confiar.”

A diferença encontrada aqui, foi a narrativa minuciosa de todos os detalhes referentes a morte e ao corpo humano. Teremos diversos termos técnicos e tudo apresentado sem filtro nenhum. ALERTA: se você tem estômago fraco, é melhor não se aventurar nesse livro. Teremos aqui o lado mais real de uma necropsia e o ser humano será colocado praticamente como um objeto de análise. A realidade será jogada na sua cara. Apreciei bastante isso, pois até então, não havia encontrado uma história tão cheia de detalhes, sobre coisas que nunca passaram pela nossa cabeça. Afinal, nem sonhamos como é a rotina de uma pessoa que lida com os mortos diariamente. E nem mensuramos o sangue frio que ela precisa ter.

Teremos durante o decorrer da história os assassinatos, os problemas e obstáculos enfrentados pelas duas protagonistas e também um pouco da vida pessoal delas. Cada uma possui a sua bagagem. Uma família problemática. Ambas têm seus segredos e temores, passados cheios de revelações. Existe uma grande construção em cima de cada uma. Das duas personalidades distintas. Enquanto a legista é séria e solitária, a detetive tem uma grande família e está sempre pronta para fazer uma piada, mesmo quando o momento não é dos mais propícios. Existe muito a ser explorado com todos os segredos que acompanham essas duas.

“Um cadáver era capaz de revelar segredos que não eram meramente físicos; às vezes oferecia um panorama da personalidade que um dia habitara aquela carne.”

E claro, dentre todas as personagens que passam por aqui, a jovem Holly é digna de ser mencionada. Com um comportamento fora do habitual, ela me deixou intrigada desde o começo. A todo instante me perguntava quem era ela e quais suas motivações. Sempre que a trama focava nela, tínhamos os seus pensamentos revelados. O que apenas aumentava as nossas incertezas. Ela parece um robô, algo completamente programado. A jovem não parece ter sentimentos e tudo isso dificulta na hora de tentar entendê-la. Ela será uma peça chave e uma grande revelação ao final.

As motivações do assassino (ou assassina!) são impactantes. Veremos que a realidade desses crimes está escondida há anos. Os motivos dessas atrocidades são maiores do que podemos imaginar e quando as peças começam a encaixar, aceleramos a narrativa para saber qual será o desfecho dessa história tão cheia de segredos e reviravoltas. Estejam preparados para encontrar um verdadeiro monstro aqui.

Se você, assim como eu, ama esse tipo de história que é completamente diferente do comum. Não deixe de ler esse livro! Lembrando sempre que: você encontrará detalhes bem esmiuçados aqui. Portanto, seja forte! E tenho certeza que você irá se apaixonar pela forma como essa dupla conduz suas investigações, aqueles que amam seriados de investigações, encontrarão aqui todos os elementos necessários para prender sua atenção. Quando achamos que tudo está perdido e não temos mais salvação, essa dupla aparece para mudar o rumo da história!

thumb_livro

4estrelasB

SEGREDO DE SANGUE

Autor: Tess Gerritsen

Editora: Record

Ano de publicação: 2017

Um crime volta para cobrar mais vítimas no novo caso da detetive Jane Rizzoli e da legista Maura Isles. Cassandra Coyle, 26 anos, roteirista e produtora executiva de filmes de terror independentes, encontrada morta na cama de seu quarto com os dois globos oculares arrancados e deixados na palma de sua mão esquerda. Timothy McDougal, 25 anos, contador, encontrado morto na véspera do Natal num píer com três flechas enfiadas em seu peito nu. Dois homicídios completamente distintos com uma única relação: a causa da morte é uma incógnita. Resta à detetive Jane Rizzoli e à legista Maura Isles solucionar o mistério antes que o assassino faça sua próxima vítima.

É colaboradora do Resenhando Sonhos.
Natural de São Sepé, atualmente morando em Santa Maria.
Formada em Gestão da TI pela URCAMP e cursando Produção Editorial na UFSM.
Apaixonada por livros, Johnny Cash e cachorros.