Sopa de Salsicha – Eduardo Medeiros

Sopa de Salsicha é uma graphic novel de Eduardo Medeiros, que foi publicada em 2016 pela Companhia das Letras, por meio do selo Quadrinhos na Cia.

sopa-de-salsicha

Sopa de Salsicha é um quadrinho onde o autor conta uma história biográfica sobre o desafio de escrever seu primeiro romance gráfico. O autor contará de forma divertida os obstáculos do processo criativo, sempre tendo ao seu lado a esposa Aline, e também o auxílio de outros quadrinistas. Pode parecer simples, mas escrever essa história se torna um desafio pra ele juntamente com uma nova vida que está construindo em Florianópolis.

Quando o bloqueio criativo surge, é sempre a esposa que tenta buscar formas de animá-lo e inspirar para que a fase passe. Com tudo isso por muitas vezes o autor se pergunta se seu destino não é realmente se manter no campo dos roteiros. Mas não será somente esse o empecilho, outros problemas também vão surgir, como a dificuldade financeira, críticas da família e síndrome de inferioridade.

download-2


Minha opinião

Acho que o que foi retratado nessa HQ de Eduardo Medeiros é algo que acontece na vida de muita gente. A insatisfação com o trabalho, frustração com a falta de reconhecimento e a luta diária para sobreviver financeiramente no mercado e na vida. Não é fácil e em algum momento, se você é uma pessoa normal, teve algum problema do tipo. Pra quem trabalha com escrita e criação, há ainda mais elementos a acrescentar a essa lista. No fim, ficamos com um sentimento complicado de não saber se estamos agindo certo ou que caminho seguir.

Acho que o mais legal sobre essa história é como o autor resolveu contá-la. Ele se utiliza de coisas banais e simples como a aversão a um banheiro sujo, sua relação de ódio com reggae e Bob Marley, com situações e pensamentos mais sérios, sem perder o toque de bom humor. Há sempre um tom irônico e divertido na forma como o autor repensa sobre sua vida, o momento atual e seus sentimentos.

download-3

Por ter esse teor descontraído e também explorar temas do nosso dia-a-dia, Sopa de Salsicha é uma ótima opção de leitura para qualquer leitor interessado ou até mesmo principiante no mundo dos quadrinhos. Além é claro que, para quem gosta de escrita e filmes, acompanhar o protagonista na sua rotina de criação e de todas as etapas do processo ajuda a nos tirar algumas dúvidas e a perceber que em todo o ramo, seja ele glamouroso ou não, os problemas sempre estão à espreita.

Além do roteiro super envolvente e inteligente, a HQ também chama a atenção pelas ilustrações que são repletas de detalhes, com um traço simples e bem humorado. Como dá pra ver pelas imagens, há muito verde e tons pasteis e o contraste presente em alguns quadros, com o uso do vermelho, por exemplo.

Sopa de Salsicha é um quadrinho sobre amadurecimento, quando você lê em algum momento vai se identificar e se reconhecer nas páginas, afinal, todos temos fases difíceis, dúvidas, medos, sonhos ou passamos por mudanças que no final refletem em todo o resto de nossas vidas.

thumb_livro

4estrelasb

SOPA DE SALSICHA

Autor: Eduardo Medeiros

Editora: Quadrinhos na Cia

Ano de publicação: 2016

Contando com uma legião de fãs na internet, Sopa de Salsicha é a crônica do dia a dia de Eduardo Medeiros, um talentoso quadrinista metido em encrencas clássicas: aperto financeiro, mudanças de lar e um difícil projeto pela frente. O projeto é este romance gráfico, um trabalho de fôlego em que Medeiros narra, com ajuda da indefectível Baixinha e de outros quadrinistas, suas aventuras diárias e seus embates com o processo criativo, a vida nova em Florianópolis e as visitas de um Michael Bolton que talvez esteja tentando conquistar a sua mãe. Um dos mais talentosos nomes do novo quadrinho brasileiro numa história surpreendente sobre amadurecimento, mudanças importantes e chuveiros apertados.

É colaboradora do Resenhado sonhos Carioca, escorpiana e futura contadora. Amante de séries e livros, que nunca consegue ler ou assistir o suficiente.
  • Alison de Jesus

    É interessante acompanhar o processo de criação e desenvimento de Medeiros e os desenhos da graphic são bem diferentes o que a torna bem atrativa.Beijos.

  • Bruna Prata

    Não estou habituada a ler graphic novel, mas essa é bem diferente de qualquer outra que eu já vi. Principalmente por se tratar do “mundo real”. Achei os desenhos bem criativos.

  • Lara Caroline

    Oi Fernanda, tudo bem?
    Adorei esse quadrinho, meu Deus esta parte que ele fala sobre o ator global é sensacional hahahah
    Incrível como coisas simples do cotidiano podem servir como inspiração.
    Beijos

  • Daiele

    Oi Fernanda.
    Eu adoro livros com essa temática, de problemas, amadurecimentos, em tudo que gira em torno. Gosto de ler e aprender, não há nada melhor que isso.
    Agora isso em quadrinho é novo para mim, até pq eu não leio tantos quadrinhos assim, é bem dificil, mais por falta de opção mesmo. Achei Sopa de Salsinha muito interessante, ainda mais por ser nacional, com certeza quero muito ler.
    Mas preciso fazer uma comparação, esses traços do personagem é muito Frankstain, haha

  • Marta Izabel

    Oi, Fernanda!!
    Adoro quadrinho!! Gostei muito de conhecer essa história que fala de temas que todos nós enfrentamos no nosso dia a dia!! Achei esse quadrinho fantástico!!
    Beijoss

  • Gislaine Lopes

    Oi Fernanda,
    Não tenho costume de ler HQs, mas achei muito legal a ideia de Sopa de salsicha (não sei o porque deste nome, mas amei). Deve ser uma leitura envolvente, pois o autor retrata a vida de muitas, se não, a maioria das pessoas da atualidade. O engraçado é que nós, seres humanos, somos muito de dramatizar os problemas e achar que mais ninguém sofre das mesmas preocupações (sei pq faço isso as vezes) e ver isso ser contado de uma forma divertida deve ser muito interessante e reflexivo.
    Achei o traço da HQ simples, mas lindo!!