Soppy: Os Pequenos Detalhes do Amor – Philippa Rice

Soppy: Os Pequenos Detalhes do Amor é um quadrinho da inglesa Philippa Rice, lançado no Brasil em 2016 pela Fábrica 231.

Nesse quadrinho vamos encontrar um jovem casal que se conheceu, apaixonou-se e resolveu ir morar juntos, passando por várias fases nesse momento de construção de uma vida unida. É bem básico e esse é o conceito principal. Talvez isso faça você pensar que isso vai transformar o que encontramos nas páginas em algo clichê ou simples demais, mas é exatamente na simplicidade da vida real que reside a mágica de Soppy.

Quando assistimos a um filme ou lemos um livro, normalmente há algum grande conflito acontecendo que desvia os personagens de sua rotina normal e conduz a trama a girar em volta de um assunto ou tópico momentâneo. Quando isso se resolve a história acaba e não vamos através desses momentos.

O que Philippa Rice traz aqui é exatamente isso, a vida real, sem enfeites, mas com um toque muito fofo de amor, afinal, estamos falando de um casal apaixonado que está tentando buscar o tom certo de harmonia para que a convivência seja feliz para todos os lados.

A história é toda desenhada em preto e vermelho e é incrível ver o quanto esses dois tons somente alinhados ao branco conseguem fazer boas composições sem perder nada no caminho. O traço da autora é mais cartoon mesmo e não se prende à fidelidade nos objetos ou pessoas. É um desenho simples, mas que consegue passar tudo àquilo a que se propõe.

Os pontos de vista também aparecem separados em vários momentos, onde é possível ver cada um lidando com sua própria vida sem a exclusividade da presença do outro. Eu acho isso ótimo, pois serve a sinalizar que ambos existem de forma independente e que não é porque são um casal que passar a ser uma unidade inseparável.

Mas é claro que o foco fica por conta da relação dos dois e de como eles estão lidando com os momentos que passam a compartilhar. E é realmente o que o subtítulo diz: pequenos detalhes do amor. A exposição de que são nas pequenas coisas que se ganha o carinho, a atenção e o conforto necessário em vários momentos. A construção de uma vida a dois não se baseia somente nos grandes passos, mas também em pequenas coisas.

O conceito e todo o desenvolvimento é muito fofo. Uma prova de que nem sempre uma boa história precisa ser cheia de mirabolâncias. Aqui, o corriqueiro e as minúcias de um relacionamento ganham voz. O que cada um gosta, suas manias, hábitos, momentos felizes e também tristes. Philippa Rice consegue conduzir tudo isso muito bem em poucas páginas e quadrinhos rápidos, que ao virar das páginas já ganham novo foca e desenvolvem outro aspecto.

Eu peguei esse quadrinho como uma leitura leve para inserir em um momento de semi ressaca e foi muito acertado. Além de ser muito rápido de ler, também arranca do leitor muitos sorrisos e até alguma nostalgia, caso você já tenha vivido algo parecido com alguém em sua vida.

Soppy é um quadrinho sobre a simplicidade do amor, cumplicidade e compreensão. A jornada a dois nem sempre é um mar de rosas e o principal ponto para obter sucesso é saber entender que o outro é diferente, tem suas manias e a relação precisa achar um meio termo entre as duas pessoas. Se você curte histórias fofinhas e quer ficar com o coração quentinho, aqui tem uma ótima opção.

SOPPY

Autor: Philippa Rice

Editora: Fábrica 231

Ano de publicação: 2016

Soppy os pequenos detalhes do amor, de Philippa Rice, é uma reunião de bem-humoradas tirinhas criadas a partir de momentos da vida real da designer britânica com seu namorado. Bastante popular na web, com mais de meio milhão de postagens no Tumblr, Soppy conquistou as redes sociais com declarações de amor escondidas nos detalhes do cotidiano de um relacionamento, como dividir uma xícara de chá, a leitura de um livro ou comentários irônicos à frente da TV numa tarde chuvosa. As charmosas ilustrações capturam com delicadeza a experiência universal de dividir uma vida a dois, e celebram a beleza de encontrar o amor em todo lugar.

É a criadora e autora do Resenhando Sonhos. Gaúcha do interior do Rio Grande do Sul, hoje mora na capital Porto Alegre e quer conhecer o mundo. Publicitária por formação, sonhadora por opção. É mal humorada e chata.
  • Samuel

    Oi, Tami. Já tinha escutado algumas coisas a respeito do quadrinho e sempre me interessei para poder ler em algum momento de descontração. Gostei muito da sinopse e da resenha.

  • Thais M. Costa

    super lindo. Já tinha ouvido falar e tenho vontade de ler. Minha paixão pelos quadrinhos surgiu após ler Persepolis e amar. Ótima resenha. bju

  • Carol Mendes

    Não sou de ler quadrinhos, mas esse até que eu gostaria. Já vi ele por aí, mas não sabia detalhes, mas agora fiquei muito curiosa pra saber essa história que parece ser linda, apesar da simplicidade nos traços e até na escolha das cores. Adorei!

    Virando Amor

  • Amanda Barreiro

    Oi! Apesar de não ser uma leitora de quadrinhos eu adorei a premissa! Esses slice of life são bem legais, apesar de não ter todos os conflitos e reviravoltas que a gente está acostumado nas histórias, como você bem citou, é bem gostoso de ler e acompanhar. Acho que eu daria uma chance pra esses quadrinhos se tivesse a oportunidade! Ah, e são lindos!! Beijos!

  • Natália Costa

    Ai que fofinho Tami!!!
    As ilustrações são lindas, e este tema mais do dia a dia, da vida real é bem interessante né? Parece que se aproxima mais do leitor.
    Obrigada pela dica! Bjoss

  • Uma amiga me emprestou esse quadrinho e ele é muito fofo.E é justamente a sua simplicidade que o torna tão verdadeiro e tocante.É simplesmente impossível não se identificar com essas pequenas coisas que caracterizam qualquer relacionamento.

  • Camila Rezende

    Ja vi alguns quadrinhos dessa autora no facebook e achei muito fofos.
    E bom saber que e uma leitura rápida, se eu tiver a oportunidade vou ler esse livro.

  • Leticia

    Que livrinho mais fofo. Vai pra wishlist haha

  • Samanta Samy

    Acho a estética desse livro maravilhosa, mas realmente não gosto de quadrinhos, HQ e nada do gênero.

  • Samanta Samy

    Vi muita gente procurando os cards desse livro, acabei vendo alguns trechos e são lindos.

  • Franciele Débora

    Amo livros clichês e esse quadrinho me parecem ser bem clichê e é algo que vou adorar em ler. Parece-me ser tão amorzinho, tão bonitinho e fofinhos com essas ilustrações. Bacana o livro, pois aborda temas do cotidiano. Adoro esse gênero e sempre que possível o insiro entre minhas leituras.
    Beijos.

  • Gabriela Souza

    Oi! Adorei o livro! Não costumo ler quadrinhos, mas adorei a proposta e os desenhos são muito lindinhos! Deve ser bem gostoso de ler depois de uma ressaca literária. Beijos

  • Simone Batista

    Aaaahhhh como amei ler esse Quadrinho! Muito fofo mesmo e cheio de ensinamentos pra vida! Concordo com tudo que você disse na resenha!