Soppy: Os Pequenos Detalhes do Amor – Philippa Rice

Soppy: Os Pequenos Detalhes do Amor é um quadrinho da inglesa Philippa Rice, lançado no Brasil em 2016 pela Fábrica 231.

Nesse quadrinho vamos encontrar um jovem casal que se conheceu, apaixonou-se e resolveu ir morar juntos, passando por várias fases nesse momento de construção de uma vida unida. É bem básico e esse é o conceito principal. Talvez isso faça você pensar que isso vai transformar o que encontramos nas páginas em algo clichê ou simples demais, mas é exatamente na simplicidade da vida real que reside a mágica de Soppy.

Quando assistimos a um filme ou lemos um livro, normalmente há algum grande conflito acontecendo que desvia os personagens de sua rotina normal e conduz a trama a girar em volta de um assunto ou tópico momentâneo. Quando isso se resolve a história acaba e não vamos através desses momentos.

O que Philippa Rice traz aqui é exatamente isso, a vida real, sem enfeites, mas com um toque muito fofo de amor, afinal, estamos falando de um casal apaixonado que está tentando buscar o tom certo de harmonia para que a convivência seja feliz para todos os lados.

A história é toda desenhada em preto e vermelho e é incrível ver o quanto esses dois tons somente alinhados ao branco conseguem fazer boas composições sem perder nada no caminho. O traço da autora é mais cartoon mesmo e não se prende à fidelidade nos objetos ou pessoas. É um desenho simples, mas que consegue passar tudo àquilo a que se propõe.

Os pontos de vista também aparecem separados em vários momentos, onde é possível ver cada um lidando com sua própria vida sem a exclusividade da presença do outro. Eu acho isso ótimo, pois serve a sinalizar que ambos existem de forma independente e que não é porque são um casal que passar a ser uma unidade inseparável.

Mas é claro que o foco fica por conta da relação dos dois e de como eles estão lidando com os momentos que passam a compartilhar. E é realmente o que o subtítulo diz: pequenos detalhes do amor. A exposição de que são nas pequenas coisas que se ganha o carinho, a atenção e o conforto necessário em vários momentos. A construção de uma vida a dois não se baseia somente nos grandes passos, mas também em pequenas coisas.

O conceito e todo o desenvolvimento é muito fofo. Uma prova de que nem sempre uma boa história precisa ser cheia de mirabolâncias. Aqui, o corriqueiro e as minúcias de um relacionamento ganham voz. O que cada um gosta, suas manias, hábitos, momentos felizes e também tristes. Philippa Rice consegue conduzir tudo isso muito bem em poucas páginas e quadrinhos rápidos, que ao virar das páginas já ganham novo foca e desenvolvem outro aspecto.

Eu peguei esse quadrinho como uma leitura leve para inserir em um momento de semi ressaca e foi muito acertado. Além de ser muito rápido de ler, também arranca do leitor muitos sorrisos e até alguma nostalgia, caso você já tenha vivido algo parecido com alguém em sua vida.

Soppy é um quadrinho sobre a simplicidade do amor, cumplicidade e compreensão. A jornada a dois nem sempre é um mar de rosas e o principal ponto para obter sucesso é saber entender que o outro é diferente, tem suas manias e a relação precisa achar um meio termo entre as duas pessoas. Se você curte histórias fofinhas e quer ficar com o coração quentinho, aqui tem uma ótima opção.

SOPPY

Autor: Philippa Rice

Editora: Fábrica 231

Ano de publicação: 2016

Soppy os pequenos detalhes do amor, de Philippa Rice, é uma reunião de bem-humoradas tirinhas criadas a partir de momentos da vida real da designer britânica com seu namorado. Bastante popular na web, com mais de meio milhão de postagens no Tumblr, Soppy conquistou as redes sociais com declarações de amor escondidas nos detalhes do cotidiano de um relacionamento, como dividir uma xícara de chá, a leitura de um livro ou comentários irônicos à frente da TV numa tarde chuvosa. As charmosas ilustrações capturam com delicadeza a experiência universal de dividir uma vida a dois, e celebram a beleza de encontrar o amor em todo lugar.

É a criadora e autora do Resenhando Sonhos.
Gaúcha do interior do Rio Grande do Sul, hoje mora na capital Porto Alegre e quer conhecer o mundo.
Publicitária por formação, sonhadora por opção. É mal humorada e chata.