Sorrisos Quebrados – Sofia Silva

Sorrisos Quebrados é o primeiro livro da série Quebrados da autora portuguesa Sofia Silva, lançado originalmente na plataforma Wattpad. No Brasil, chegou em 2017 pela editora Valentina.

SOBRE O LIVRO

Paola sempre pensou que havia se casado com um verdadeiro príncipe encantado. O homem que deveria amá-la e respeitá-la à todo momento, mas que infelizmente não fazia nem perto disso. Roberto era a definição de lobo em pele de cordeiro. Ao passar dos anos, ela vê aquele casamento que no começo parecia ser as mil maravilhas se transformar em um verdadeiro inferno, à ponto de que ela planeje uma fuga daquela tortura. Porém, o plano dela acaba dando errado, e o pior quase acontece…

Anos depois, Paola vive em uma clínica para tentar superar todo passado horrível que teve que enfrentar. É ali, naquele lugarzinho que ela encontra forças para seguir em frente, além de descobrir um talento, pintar. E é assim que ela vai seguindo à vida, as vezes tendo seus momentos de pânico por causa dos fantasmas do passado que ainda continuam torturando-a.

Tudo começa a mudar, quando ela conhece uma garotinha que possui um nome tão mágico quanto sua presença. Sol frequenta a mesma clínica que Paola, onde seu pai André é voluntário. Ele é um pai que daria sua vida em troca de ver o sorriso da filha no rosto, que tem problemas de socialização. Sol é especial, e dificilmente fala na presença de alguém, a não ser dos avós e do pai. Mas durante uma festinha na clínica, ela e Paola tem seus destinos interligados e Sol cria um afeto enorme por ela.

“Todos os dias é um recomeço. Todos os dias eu renasço. Todos os dias eu me levanto. Todos os dias não desisto. Todos os dias vivo como se não tivesse todos os dias.”

Nesse magnifico trio, André, Paola e Sol possuem mágoas e tristezas que lutam pra serem esquecidas diariamente, mas será que todo essa dor poderá ser curada com o amor verdadeiro?


MINHA OPINIÃO

Conheci esse livro por causa das mais diversas indicações positivas que estavam rolando sobre ele no mundo dos blogs literários. Sabe aquele momento que você se sente que está lendo “mais do mesmo”? Eu estava com medo de que Sorrisos Quebrados fossem mais um desses livros, mas como uma grata surpresa, foi muito mais do que eu já imaginava.

A primeira surpresa já foi ao receber essa edição em mãos, ela está muito caprichada pela editora. Todas as folhas iniciais de cada capítulo são decoradas igual a capa do livro. A diagramação está ótima, e não encontrei nenhum erro que atrapalhasse a leitura.

Assim que iniciei a leitura, já vi que não seria fácil. Eu tenho muita dificuldade de ler sobre violência, seja ela qual for. E ver o sofrimento de Paola, o que ela passava nas mãos desse monstro me deixou enojada e triste por saber que muitas mulheres vivem obrigadas com seus companheiros por conta do medo das constantes ameaças. Ou até mesmo por vergonha, por terem medo do que os outros irão pensar. Por pensar “eu não tenho pra onde ir se eu for embora”. Essas mulheres precisam ser fortes, e receber apoio incondicional, mas infelizmente sabemos que isso não acontece no mundo real. Paola escapa das mãos do marido, apesar dele ter deixado cicatrizes terríveis por seu corpo e na sua alma, porém não são todas as mulheres que tem essa “sorte”.

“A vida é um labirinto onde todos tentamos localizar a saída e onde poucos têm sorte de encontrar o parceiro ideal para aventura que é viver.”

Acho que uma das coisas mais lindas desse livro é a relação de Sol com Paola. Sol é uma garotinha que recebe um amor incondicional de seu pai e seus avós, mas ainda assim enfrenta problemas para conversar com as outras crianças, até mesmo com os outros adultos. Elas possuem uma verdadeira ligação de mãe e filha e é incrível como isso faz bem para ambas. Convivendo com Sol, Paola tem que aprender à conviver com o André também. E isso é difícil, pois a qualquer toque ela sente vontade de sair correndo, com a lembrança de Roberto à assombrando.

“Somos duas pessoas pintando duas telas que foram rasgadas e precisam ser tratadas com cuidado.”

E foi incrível o jeito que Sofia fez com que esse romance tão improvável acontecesse. Sendo narrado no ponto de vista dos dois personagens, conseguimos absorver pouco a pouco como a paixão vai aflorando. Nós leitores ficamos cada vez mais orgulhosos da superação difícil de Paola à cada novo capítulo, e também ficamos cada vez mais curiosos pra saber sobre o passado de André e Sol. Eu não conseguia imaginar o que de tão mal acontecera pra pai e filha terem a vida que têm.

Com certeza recomendo esse livro para todos fãs de romances, ele me tirou de uma ressaca de livros do gênero, e eu fiquei completamente apaixonada pela escrita da autora.

SORRISOS QUEBRADOS

Autor: Sofia Silva

Editora: Valentina

Ano de publicação: 2017

Perante Deus, meu marido prometeu me amar. Cuidar de mim. Ser meu amigo.
Perante todos, disse que me amava. Que seríamos felizes. Viveríamos para sempre juntos. Mentiu em tudo. Até que um dia ele me disse que me mataria. E não mentiu. A partir desse dia, vivi escondida no meu mundo, até André aparecer.
André: Eu não procurava nada. Não queria ninguém. Não depois de tudo que vivera. Meu coração estava escondido na escuridão, até Paola surgir com suas cores, pintando minha vida.

É resenhista do Resenhando Sonhos.
Nascida no interior Paulista, futura cientista da computação, se apaixonou por literatura quando conheceu o bruxo Harry Potter e o vampiro Edward Cullen. Adora ir no cinema e assistir séries em dias chuvosos.

  • Raissa Novaes

    Olá Erika!
    Vi esse livro muito bem cotado mesmo no blogs literários e já coloquei na lista.
    Achei a premissa da história ótima, um assunto que precisa sempre ser discutido.
    Adorei a resenha, beijos!

    http://www.booksimpressions.com.br