The Exorcist: é possível reinventar o clássico?

the-exorcist-fox-tv-series-artwork

Quando a série The Exorcist foi anunciada, essa foi a pergunta que passou pela minha cabeça: seria possível reinventar o clássico de forma não desastrosa? A série, aposta da Fox para 2016, é baseada no livro de grande sucesso de 1973, O Exorcista, e que ganhou um filme com o mesmo nome em 1974. A história do livro diz ser baseada em uma história real, porém apresenta personagens ficcionais. O livro que diz realmente contar a verdadeira história por trás de O Exorcista é “Exorcismo“, do autor Thomas B. Allen e recentemente lançado aqui no Brasil pela Darkside.

Como o filme é um clássico do terror fica o pé atrás na hora de encarar uma obra adaptada em outro formato, principalmente quando não temos grandes sucessos de “séries assustadoras”. Todas aquelas que tentaram, tiveram um pequeno sucesso e depois caíram no marasmo e nos clichês. Eu confesso que não sou uma expert no assunto “terror”, até porque sempre morro de medo nesses filmes, mas tendo visto o filme original e tendo lido esse ano o livro com os fatos reais, fiquei interessada em acompanhar e descobrir com meus próprios olhos o que a série tinha a oferecer.

O começo de todo filme, livro ou seriado é a introdução dos elementos e a apresentação da cara da história e o primeiro episódio de The Exorcist não foi diferente. Ele toma o seu tempo contextualizando aos pouco o espectador sobre quem são os personagens e qual a postura deles.

Acho que uma das coisas mais significativas é que temos um padre (Tomás Ortega – Alfonso Herrera) relativamente novo que logo de cara já mostra possuir algumas falhas e que não credita em demônios. Pra ele, isso é uma invenção para assustar as pessoas e dar uma cara ao mau. Também não temos uma mãe apática que finge que não sabe que há algo errado ou se faz de cega frente aos sinais. Logo de cara ela leva a questão ao padre, ao dizer a ele que acredita que há “uma presença” na sua casa, que ela acredita ser demoníaca.

A família é bem posicionada na sociedade mas está passando por alguns problemas. O pai teve um problema de saúde e perdeu algumas funções e a filha mais velha acabou de voltar pra casa da escola e não quer falar com ninguém, restando para a mãe e a irmã mais nova fazer com que a relação entre eles funcione.

Elenco principal
Elenco principal

O padre é tido como um exemplo, por falar uma língua mais jovem e conduzir a igreja com um tom mais atual, porém pregando as tradições. Só que algo estranho começa a acontecer com ele. Ele passa a ter sonhos onde vê um menino ser exorcizado, mas tudo parece extremamente real o que o faz correr atrás de informações sobre o assunto. Quando Angela (Geena Davis), o avisa que algo errado pode estar acontecendo em sua casa, há o encontro das duas narrativas. Mas não espere por Merrin e Karras aparecem por aqui. A linguagem parece mais atual e por mais que tenhamos a inserção de um segundo padre, Marcus Keane, ele também parece ter uma postura mais renovada do que um padre mais “old school”.

O episódio começa lento, pouco crível e vai criando sua atmosfera aos poucos. A tensão é leve e conduz calmamente o espectador de cético a crente. Confesso que com os 30 minutos iniciais achei que não iria sentir tensão e, portanto, seria mais uma série que não iria cumprir o prometido (e olha que eu sou medrosa), mas é nos últimos minutos que The Exorcist mostra pra que veio.

Trazendo de volta uma das trilhas originais o episódio termina com susto, tensão e um cliff hanger pronto para conduzir o resto da série. E sim, me deixou empolgada e atormentada ao mesmo tempo. Enquanto quero seguir assistindo, sei que vou tomar altos sustos e só fico mais empolgada com os próximos episódios pelo que vi no trailer deles.

A série pode ter sido baseada no clássico de William Peter Blatty, mas encontrou sua própria voz ao reinventar personagens em uma versão mais atual e menos ingênua, sem abandonar o elementos que remontam à história original. Não posso garantir que a série vai manter o nível ou que serão sempre episódios de alta tensão, mas fica aqui minha aposta de que poderemos ter boas surpresas com essa nova série e quem sabe, alguns bons sustos também!

 

 FIQUE DE OLHO NO MÊS DO PESADELO

mesdopesadelo23

É a criadora e autora do Resenhando Sonhos.
Gaúcha do interior do Rio Grande do Sul, hoje mora na capital Porto Alegre e quer conhecer o mundo.
Publicitária por formação, sonhadora por opção. É mal humorada e chata.
  • Lili Aragão

    Então Tamirez, esse é o tipo de história que corro a léguas rsr, sou medrosa assumida e apesar de gostar do Alfonso, nem ele me faria assistir a série :D . Contudo fico feliz que vc tenha gostado do primeiro episódio e espero que ele continue lhe agradando ;)

  • Marta Izabel

    Oi, Tamirez!!
    Não sabia dessa nova série The Exorcist. Mais achei muito interessante essa nova proposta de fazer uma série que é baseado no livro e podemos disser que também no filme. Para quem gosta de histórias desse gênero vai adorar conhecer a série!! E eu como adoro filmes de terror com certeza vou assistir!!
    Beijoss

  • Lara Caroline

    Oi Tamirez!
    Não tinha ficado sabendo desta série ainda, estou decidindo se tenho coragem de assistir ou não rsrsrs gosto de histórias de terror, mas eu sou muito medrosa. Vou ver se acho alguém pra assistir comigo, daí me sinto mais encorajada.
    Beijo

  • Bruna Prata

    O filme O Exorcista é um dos meus favoritos com toda essa pegada demoníaca. Vou esperar os episódios dessa série ser lançado para maratonar. Apesar de não ter muitas expectativas, ela parece ser uma série que tem todos os fatores para surpreender.

  • Daiele

    Acho que vamos nos surpreender muito no mês do Horro por aqui!
    Eu não tinha ouvido falar dessa série ainda, como vc ja deve saber, eu nao assisto série, por falta de tempo mesmo, hehe.
    Mas, apesar de essa parecer ser incrivel, nao sei se tenho coragem de assistir, pq nunca consegui ver os filmes de “exorcismo” apesar de amar filme de terror, morro de medo de exorcismo. haha

  • ADRIANA HOLANDA TAVARES

    Oi Tamirez não sei eu acho que vai chegar num ponto que ficará mesmo bem repetitivo e cansativo, porque não é uma história que dê pra ficar enrolando demais, a não ser que eles foquem em diversos tipos de exorcismo, mas mesmo assim não sei, eu não vou assistir não, mas para quem gosta de terror é uma boa pedida! Flor recebi o livro e mando logo logo foto viu?

  • Anne

    Aiai, com um padre desse até eu assisto! Kkkkkkkkkkk! Eu vou assistir esse então. Ando procurando uns seriados pra ver, porque os meus favoritos estão de férias. =[ Então vou ver, tomara que goste. Eu comecei a ver aquele seriado de exorcismo tbm pelo mesmo diretor de The Walking Dead e odiei… Vamos ver se esse me chama atenção! Beijos!!!

  • Ana Clara Sobral

    OI!
    estou com muita vontade de assistir a série, já li o livro e vi o filme é fantástico, beijos

  • Ai, Tamires, também sou super medrosa quando se trata de terror, então nunca assisti o filme, li o livro ou nada relacionado à essa história. Não sei se como série seria mais fácil de conhecer a história (leia-se ter menos medo), mas pelo menos por enquanto eu não tenho interesse algum.
    Me surpreendi com o Alfonso Herrera ser um padre com um papel tão importante, meus parabéns pro ator!

  • Thaynara Ribeiro

    O estranho é que tenho pânico de filmes de terror, mas séries eu assisto e ainda amo kk tipo Penny Dreadfull e Constantine kk eu acho que vou procurar essa série para ver

  • Bruna Helena

    Olha, sou daquelas pessoas medrosas que mal consegue assistir a filmes de terror e quando assiste ainda tem pesadelos kkkkk mas tendo o Afonso no elenco já me animo hahaha <3
    Tenho muita curiosidade tanto em assistir quanto em ler ao livro, mas não sei se teria coragem para isso :(

  • Alison de Jesus

    Pelo que vc escreveu fiquei com vontade de apreciar obras de terror, porém também sou medroso e não sei se aguentaria. Recentemente participei de um grupo de leitura nas redes sociais e quando o livro a ser lido foi um clássico de Stephen King eu sai do grupo porque não tive coragem de fazê-lo. Assisto séries como Scream Queens, mas elas estão mais para cômicas do que assustadoras. Enfim, gostei muito da trama de O Exorcista, se um dia eu tiver coragem quem sabe consigo assistir, mas com certeza indicarei a séria para alguns amigos. Beijos

  • suzana cariri

    Oi!
    Sempre ouvi muito as pessoas falarem sobre o filme O Exorcista e não sabia que o filme veio do livro, o que me deixou curiosa para saber mais, porém nunca assisti ao filme pois também morro de medo dos filmes de terror. Achei interessante essa nova forma de se apresentar a serie e por ser um grande clássico com certeza é um desafio agradar aos fãs, mas pelos últimos minutos parece que a serie começo bem e deixa aquela curiosidade para ver o que ira vir !!

  • cristiane dornelas

    Olha que não é meu tipo de série nem de livro, mas quando vi anunciando essa adaptação assim, em forma de seriado, achei até legal e um pouco diferente. Ela parece conseguir dar uns sustos, criar uma tensão e deixar a gente querendo ver mais. Agora é ver o que rende até o fim, se não vai cair nos clichês…
    Queria ver mais coisas dessa série pra saber se vale a pena arriscar assistir. Me borro de medo, mas confesso que fiquei com vontade de ver por causa do Alfonso Herrera no elenco. Só que tem que valer muito a pena pra que eu tenha coragem de ir ver mesmo…

  • Aline Lanis

    Tô para ver essa série, que me interessou muito mais pelo Alfonso hahaha
    Nunca assisti o filme pq tenho medo, então ele que me fez querer assistir.
    Mas acho que vou ver o filme antes de começar a série… não sei, se conseguir juntar coragem eu vejo.

    Mas a série parece ser muito boa!

  • Samanta Samy

    EU ESTOU AQUI PARA VENERAR O SANTO NOME DA GEENA DAVIS!!!
    Pense em uma série que eu estava ansiosa e superou as minhas expectativas?!
    Final de Setembro estréia a segunda temporada…. Só vem!