Três Coisas Sobre Você – Julie Buxbaum

Três Coisas Sobre Você é da autora Julie Buxbaum e foi lançado em 2016 pela editora Arqueiro.

Sobre o Livro

Jessie Holmes perdeu a mãe e graças ao recente novo interesse amoroso do pai, teve que mudar de cidade e deixar sua casa e melhor amiga pra trás. A madrasta é um mulher rica que a matricula em um colégio particular que não tem nada a ver com ela. Sem nenhum amigo ela começa na escola sabendo que não vai se adaptar no meio de pessoas tão diferentes. Ela logo se depara com a turma das patricinhas e sabe que será alvo de muitas piadas devido ao seu jeito mais descolado.

Num dia depois que volta pra casa, Jessie recebe um email estranho endereçado de um “Alguém Ninguém”, com uma oferta de ajuda anônima. Essa pessoa que afirma ser um jovem de 16 anos que também estuda no mesmo colégio que ela, se oferece para lhe dar dicas e a ajudar a fazer amigos e sobreviver na selva do ensino médio entre essa galera rica.

“Uma das piores coisas com relação à morte é lembrar de todas as perguntas que a gente não fez, de todas as vezes em que, idiotamente, a gente presumiu que teria todo o tempo do mundo.”

20160814_174800

Jessie não sabe o que pensar sobre, até porque pode ser uma armação das garotas populares que ela já sabe que não gostaram dela. Porém, como está se sentindo muito solitária e lidando com uma grande barra em casa, já que nem seu “irmão-emprestado”, Theo, se interessa por interagir com ela, a garota acaba por iniciar uma conversa com o Alguém Ninguém.

Agora, além dos problemas com o pai, o sofrimento da perda da mãe, toda a adaptação que ela está passando, acrescida do bullying que sofre no colégio, Jessie também tentará descobrir quem é essa pessoa com quem tem trocado mensagens e que, sem ela entender porque, se dispõe a ajudá-la. Será que é realmente um garoto ou ela está sendo vítima de uma brincadeira super sem graça?


Minha Opinião

Young Adults amorzinhos não são livros que eu gosto de ler toda a hora, mas servem como um alívio do mês quando eu sei que ele será pesado e, foi exatamente por isso que resolvi dar uma chance para Três Coisas Sobre Você. Lembro que quando ocorreu o lançamento do livro a editora Arqueiro fez uma ação de que, quem comprasse o livro e não gostasse poderia devolver. Se tenho certeza de uma coisa após terminar essa leitura é que no que depender de mim, Três Coisas Sobre Você vai morar pra sempre na estante.

O livro é simplesmente apaixonante do início ao fim e o leitor se vê envolto em todas as dúvidas da personagem principal. Jessie está passando por problemas difíceis e é complicado se por na posição dela quando não se viveu o mesmo. Ela é coerente em sua postura e tenta encarar a coisa da melhor forma possível, superando cada obstáculo, mas não de forma intocável. Em alguns momentos ela também despenca, como qualquer se humano faria na situação dela, o que nos coloca ainda mais próximo da personagem.

Quando passamos a acompanhar seus diálogos com esse alguém misterioso também começamos a fazer nossas suposições e é sim possível mudar de opinião sobre quem você quer que seja o amigo ou amiga de Jessie. A pessoa que eu primeiro desejei ser o Alguém Ninguém não foi a mesma que eu torci no fim e também não é a mesma que nossa personagem acreditou ser. Então há uma constante bagunça nos pensamentos do leitor sobre quem pode ser e também sobre quem queremos que seja.

“Os dias perfeitos são para as pessoas com sonhos pequenos, possíveis de serem realizados. Ou talvez para todos nós eles só aconteçam em retrospecto: só são perfeitos agora porque contém alguma coisa irrevogável e irrecuperavelmente perdida.”

20160814_174845

Em nenhum momento interpretei a abordagem da pessoa misteriosa como a de um stalker. Ele não a vigia, apenas parece prestar atenção nela quando estão possivelmente em um mesmo lugar. O que é ótimo, pois seria bem ruim termos um livro que romantiza esse tipo de situação, com ou sem final feliz.

O nome do livro se dá porque quando o assunto entre eles fica escasso, eles começam a trocar três coisas. Todo dia cada um deles manda ao outro três coisas sobre si, indo de coisas bobas como o que comeu no café da manhã à informações mais pessoais e específicas. E, é claro que essa relação que eles criam via email vai se tornando algo maior e, no final, vamos sim descobrir quem é a pessoa que se esconde e todos os seus motivos para tal.

Apesar de o livro trazer assuntos como a perda e o bullying, Três Coisas Sobre Você é em suma um livro divertido. Ficamos apreensivas com a personagem, brigamos com ela e as vezes queremos sacudi-la também. Mas ficaremos emocionados, pode rolar algumas lágrimas sim e, no fim de tudo, o que torcemos para que aconteça é que a Jessie fiquei ok. Que não seja uma pegadinha, que ela encontre o seu lugar no mundo, reencontre sua felicidade e consiga seguir em frente, independente de qualquer coisa. Acho que é possível encontrar um pouco de qualquer garota em suas inseguranças e também em sua coragem e persistência em sempre levantar a cabeça.

Terminei esse livro com o coração quentinho e muito feliz. O final que eu desejei que acontecesse veio e ficou aquele gostinho de quero mais, já que tudo realmente se resolve nas últimas páginas. Por um momento, quando vi quantas páginas faltavam fiquei nervosa, não ia dar tempo. Mas, a autora termina exatamente no ponto mais importante e deixa que o futuro da personagem resida apenas na nossa cabeça. Se eu quero continuação? Acho que seria amorzinho, mas prefiro que não aconteça. Stand alones estão em falta e quero guardar as memórias positivas que tive dessa leitura, sem nenhuma chance de me decepcionar com uma sequência.

“De repente me pergunto se é isso que acontece quando as pessoas se conhecem pela internet. Uma conexão sem contexto. Uma boa primeira impressão muito mais fácil de ser causada porque pode ser manipulada.”

A edição está toda bonita, os capítulos não são muito grandes e as conversas entre Jessie e o Alguém Ninguém estão identificadas através da configuração de e-mail, o que é super bacana, porque eles ficam mudando o título também e o leitor também fica procurando pistas por todos os lados pra tentar sacar a identidade da pessoa.

Se você gosta de young adults ou simplesmente quer ler um que seja bacana para sair da bad, curar uma ressaca literária ou simplesmente por entretenimento, Três Coisas Sobre Você com toda a certeza virou uma recomendação que eu vou sempre dar. Foi um livro que eu comecei sem expectativas e que ganhou meu coração de forma inesperada, e eu sinceramente espero que ganhe a todos os outros leitores que o peguem para ler <3

TRÊS COISAS SOBRE VOCÊ

Autor: Julie Buxbaum

Editora: Arqueiro

Ano de publicação: 2016

Setecentos e trinta e três dias depois da morte da minha mãe, 45 dias após o meu pai fugir para se encontrar com uma estranha que ele conheceu pela internet, 30 dias depois de a gente se mudar para a Califórnia e apenas sete dias após começar o primeiro ano do ensino médio numa escola nova onde conheço aproximadamente ninguém, chega um e-mail. Deveria ser no mínimo esquisito, uma mensagem anônima aparecer do nada na minha caixa de entrada, assinada com o bizarro nome Alguém Ninguém. Só que nos últimos tempos a minha vida tem estado tão irreconhecível que nada mais parece chocante.

É a criadora e autora do Resenhando Sonhos.
Gaúcha do interior do Rio Grande do Sul, hoje mora na capital Porto Alegre e quer conhecer o mundo.
Publicitária por formação, sonhadora por opção. É mal humorada e chata.