Treze – FML Pepper

Treze é o novo livro da autora nacional FML Pepper, publicado em 2017 pela Galera Record. A autora também já publicou a trilogia de grande sucesso Não Pare! por outra editora.

Sobre o livro

Apesar da capa e marketing de Treze idealizarem a história do livro, aparentemente, como uma fantasia, penso que terei que decepcioná-los um pouco. Treze é um new adult. O livro vai trabalhar a vida de dois personagens que estão nos primeiros anos da faculdade e que já tiveram que enfrentar alguns obstáculos em seus caminhos.

Porém, se você acha que vai encontrar uma história mundana, com situações e problemas cotidianos, vai se surpreender com a história que a autora nos conta. Rebeca foi criada por uma ladra. Sua mãe, sem alternativas após a morte do marido, precisou se virar da maneira que melhor sabia para sobreviver. Assim, Rebeca usa das suas habilidades com a informática para derrubar qualquer sistema de segurança, e assim, elas formam a melhor dupla de ladras. Esta não foi a única bagagem que herdou da mãe. Além disso, Rebeca também é muito cética, acredita apenas no que vê, nas estatísticas e nos números, mas a verdade é que sua percepção sobre a vida muda quando sua amiga Suzy a convida para um passeio até um parque de diversões, onde Madame Nedeje, uma enigmática cartomante, revela os seus mais íntimos segredos.

“Desde pequena conheço as artimanhas do crime. A bandidagem foi meu berço e minha escola; o roubo, minha arte. Nasci para isso. Se é um dom ou uma desgraça, ainda não sei.”

Madame Nejede sabe do plano perfeito que Rebeca e sua mãe vem planejando há meses. O plano para acabar de vez com todas suas dividas e se mandar do pais. A cartomante alerta Rebeca sobre todas as possibilidades de o plano dar errado e profetiza o caminho certo para a felicidade dela, mas é claro que, cética como é, Rebeca segue com seus planos, mas tanto ela quanto sua mãe, pagam um preço muito alto por isso. Anos depois, sob uma identidade falsa e perseguida por criminosos, Rebeca acredita que sua paz está no treze, o número que Madame Nadeje revelou ser sua única saída. Mas quem seria ele?

Karl é um ex-lutador de MMA, forçado a desistir de sua carreira em ascensão devido um trágico acidente. Por causa da saúde debilitada da mãe, Karl e a irmã, trabalham duro para conseguir custear as despesas médicas e por isso Karl mantém um pequeno café no campus da faculdade em que também estuda. Uma vida tranquila comparada ao seu passado regado de vitórias e fama, porém, sua paz é ameaçada quando uma estranha garota cruza o seu caminho no meio da estrada.


Minha opinião

Os capítulos são intercalados entre a perspectiva em primeira pessoa de Karl e a de Rebecca, o que nos permite que entendamos bem a problemática de cada um dos personagens. Ambos têm um passado conturbado, cheio de erros e equívocos e isso é essencial para que compreendamos a situação de ambos nos dias atuais da trama. Pepper nos apresenta dois personagens bastante improváveis em situações nada convencionais, o que destoa muito de qualquer new adult que eu já tenha lido até hoje.

Entre hackers, criminosos, espionagem, MMA e até um toque de comédia romântica, somos guiados pela narrativa de Pepper, que continua muito gostosa de acompanhar. Sem dúvidas as 406 páginas de Treze passam voando, pois se há algo que a Pepper faz bem é nos manter focados e entretidos por suas palavras. Mas eu também preciso apontar as imperfeições do livro, toda esta mistura de gêneros não causou o efeito desejado em mim, pelo menos, não completamente.

“Sou uma fugitiva, Karl. – Abre um sorriso tenso. – Foi o que minha mãe me ensinou: a fugir, de tudo e de todos, mas, principalmente, dos meu próprios sentimentos.”

Comparar o universo criado pela autora na trilogia Não Pare! com Treze, pode parecer algo injusto, visto que os gêneros são completamente diferentes, mas já vi do que a autora é capaz, então ficou estranho eu ler um misto de ingredientes tão diferentes misturados numa história só. Alguns elementos me causaram estranheza, não me importaria nem um pouco se alguns detalhes fossem enxugados.

Com isso de lado, consigo focar na verdadeira mensagem do livro. Treze fala sobre o amor, puro e verdadeiro, e sobre o real significado da fé. Ao final a história ganha toques de espiritualidade o que pode surpreender muitos leitores. No meu caso, eu não imaginava que a história estava me levando para isso. De qualquer maneira, nos deparamos com um elemento fantástico, mesmo em um new adult. Sem dúvidas este é o diferencial de Treze.

Gostei do jeito irreverente de Rebeca, muito inteligente e independente, as características casam bem para a figura de criminosa que a personagem deve passar, mas ao mesmo tempo, percebemos uma outra faceta da personagem, a garota altruísta que realmente se importa com as pessoas que a acolhem. Karl também é um personagem especial e suas provações são tão tangíveis que desperta no leitor uma empatia sem igual. Tenho certeza que quando conhece-lo, vocês irão me entender.

Treze é um romance que cativa, surpreende e toca o leitor. Ao finalizar a leitura me lembrei de vários filmes que percorrem quase que a mesma fórmula, a de uma história com personagens improváveis em situações inusitadas. Um romance, com toques de drama e ação, mas que também diverte. Passa uma mensagem bacana sobre a vida e sobre as decisões que somos livres para tomar. Lições muito valiosas para o público alvo do livro.

35estrelasb

TREZE

Autor: FML Pepper

Editora: Galera Record

Ano de publicação: 2017

Às vésperas de cometer o maior golpe de sua vida, a cética Rebeca vai a um parque de diversões decadente e se depara com uma enigmática cartomante que, contra a sua vontade, faz uma série de previsões bizarras sobre seu futuro. Para seu desespero, todas as nefastas previsões viriam a se concretizar e a arremessariam em um furacão de perdas e de derrotas. Quando sua vida chega ao fundo do poço, circunstâncias inesperadas lhe dão a chance de um recomeço e, querendo ou não, agora Rebeca não pode desprezar a última e mais perturbadora previsão da vidente: o número TREZE, ou melhor, o décimo terceiro namorado seria o homem que traria sua salvação. Longe dele, sua existência seria apenas caos e ruína. O que Rebeca jamais poderia imaginar, no entanto, é a que a cartomante camuflaria o predestinado atrás de charadas. Dois rapazes surgem em seu caminho e se encaixam perfeitamente nas pistas, mas apenas um deles será o grande amor da sua vida. É chegada a hora de decifrar o enigma do coração ou arriscar perder tudo para sempre.

É resenhista do Resenhando Sonhos. Às vezes pode aparecer por aqui. Tem seus 20 e poucos anos e não se desfaz de nenhum dos seus planos. É apaixonada por livros, por romances e finais felizes.
  • Daiane Araújo

    Oi! Já li um livro um pouco parecido (só com um detalhe em comum) e amei, tem a ver com o destino também… Porque acho que a história desse livro, tem a ver com destino, pelo o que eu sei, pois a sorte ou o azar resolveram cruzar o caminho dos dois. Acho que é um romance um pouco diferente, né? Com um toque de magia.

    • É bem esta pegada mesmo Dai. É diferente, é uma história incomum e isso que faz da história algo interessante. Beijos

  • Pamela Liu

    Oi Joi.
    O enredo de Treza é bem diferente. Não iria esperar um New Adult e sim algo do gênero fantasia.
    Já li Não Pare!, achei o enredo diferente e interessante, mas não gostei da forma como a autora terminava os capítulos e algumas coisas na sua escrita me incomodava. Por esses motivos acabei não lendo a continuação da trilogia.
    Não sei se lerei Treze. Parece que a autora misturou muitos gêneros literários em uma história só, mas não parece que não combinaram muito bem.
    Bjs

  • Lili Aragão

    Oi Joi, gostei que tem perspectiva dupla, sempre prefiro assim pois temos uma visão da completa da história e pelo que li a história tem muitos aspectos e é preciso ficar atento a essa mistura ” hackers, criminosos, espionagem, MMA “, sendo esse último o que mais me deixou interessada, o fato do personagem principal masculino já ter sido lutador de MMA. No geral a história parece funcionar apesar de que algumas partes poderiam ter sido enxugadas,e eu que ainda não li nada da autora, me vi interessada na história ;)

  • anne

    A capa me enganou direitinho! Nunca imaginaria que este seria um New Adult!
    Achei interessantes esses personagens improváveis, não só os principais, mas a cartomante e tal. Não acredito nessas coisas, mas nos livros vale tudo, não é mesmo?

    • Sem dúvidas, a ideia é bem legal, mas na pratica os elementos mágicos ficaram muito aquém. =(

  • Júlia Assis

    Gostei bastante do fato de elas serem uma dupla de ladras e ele um ex-lutador, acho que nunca li nada com os personagens com essas características. Confesso que também estava esperando uma fantasia e me decepcionei ao ver que era new adult, to mais na fase fantasia, sabe? Ainda não li a trilogia que ela lançou primeiro, mas acredito que vou gostar mais dela. Adorei a resenha :D

    • Eu já li ambos Júlia, gostei mais da trilogia Não Pare! Se tu está nesta fase de fantasia, acredito que vá curtir mais! Beijos

  • Carolina Santos

    Já li romances de época da Babi a Sette mas ainda não li esse livro dela eu achei para mim saber interessante completamente diferente dos outros livros dela

    • Carol, o livro 13 é da autora FML Pepper ^^ Acho que vocês está confundindo as autoras, mas os livros da Babi são ótimos também! Beijo

  • verônica medeiros horn

    Uma ladra e um ex-lutador não é um casal muito comum de se encontrar por ai, o que mais me chamou a atenção foi a capa, para quem não sabe nada sobre a história pensa que se trata de uma história fantástica quando na verdade como dito da resenha só mais para o final temos a presença destes elementos.

    • Realmente Verônica! Um casal bem improvável! hehehe

  • rudynalvacorreiasoares

    Joi!
    Não li nada da autora ainda, embora esteja com a série Não pare! aqui aguardando a leitura.
    Achei interessante a mistura de misticismo com romance e gostei também de ver que são duas histórias separadas e acabam se unindo um tempo depois.
    E não tem como não desejar fazer a leitura de um livro que fala de amor verdadero, né?
    Um Novo Ano repleto de realizações!!
    “Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.” (Carlos Drummond de Andrade)
    cheirinhos
    Rudy