Tudo o que você precisa saber sobre Psicologia – Paul Kleinman

Tudo o que você precisa saber sobre Psicologia é do autor Paul Kleinman e foi publicado em 2015 aqui no Brasil pela Editora Gente.

20151109_174604

Sobre o Livro

Em setembro eu li Tudo o que você precisa saber sobre Mitologia e adorei a narrativa. Essa linha de livros que também possui um terceiro que fala sobre Filosofia, apesar da cara didática, tem uma linguagem super fluída e divertida, explicando pra gente sobre os temas sem se tornar massante e chato.

Em Tudo o que você precisa saber sobre Psicologia vamos conhecer os principais nomes que ajudaram a construir a psicologia e as diversas linhas de defesa, estudo e teorias a respeito do comportamento humano. Sigmund Freud, Jean Piaget, Carl jung e Lev Vygotsky são apenas os nomes mais famosos, mas também saberemos sobre outros estudiosos e suas linhas de pensamento.

Além disso, há a apresentação de vários experimentos que esses homens e mulheres realizaram para chegar a suas conclusões. Com explorações sobre a emoção, os sentimentos, personalidade e o significado dos sonhos, trazemos essas teorias e pensamentos para dentro da nossa vida e conseguimos enxergar vários pontos interessantes.

Hipnose, humor, estresse e transtornos de personalidade também são outros temas abordados e os assuntos são bastante interessantes e introduzem aos leigos um pedaço reduzido, mas bastante útil, da psicologia.


Capa e edição

O livro segue a mesma cara gráfica do outro livro, com páginas brancas e dividido por sessões, que apresentam os nomes, e em outros momentos as teorias. Também há ilustrações que ajudam a mostrar ao leitor como eram os testes e a parte gráfica deles. O livro possui um sumário, o que ajuda o leitor a ir direto ao ponto que quiser, caso esse seja o seu objetivo.

E ao contrário do sobre Mitologia, onde me incomodou o fato de a autora ser repetitiva em alguns aspectos, esse não trás esse ponto, o que faz com que o livro flua bem sendo lido também de forma contínua, que foi o meu caso.

20151109_174704


Minha opinião

Por ser um tema mais sério eu já sabia que não seria tão fácil de ler quanto foi o sobre Mitologia, e nesse ponto eu acertei. A leitura não é tão fluída e nem ele é tão divertido como o outro, mas isso não minimiza o quanto o livro é bacana.

Sabe quando pegamos aqueles livros sobre psicopatas ou serial killers e começamos a identificar características deles em nós ou em pessoas que conhecemos? Pois é, em Tudo o que você precisa saber sobre Psicologia a lógica é parecida, só que aqui identificamos em nós várias das coisas que sentimos e de nossos comportamentos, e isso é muito interessante. Foi lendo esse livro que descobri coisas sobre mim que não sabia que tinham nome e que na verdade fazem parte de teorias desenvolvidas por pesquisadores a muitos anos.

Além disso descobri novos nomes que não são assim tão conhecidos da gente. Por exemplo, não sabia que Freud tinha uma filha e que ela tinha sido bem importante no desenvolvimento de teorias e tratamentos para as crianças, com seu foco sempre voltado para a infância, assim como desconhecia várias referências que vi em filmes e seriados, e que lendo o livro pude identificar e só por isso já valeu a leitura.

20151109_17464h3

Mas não ache que você vai virar O PSICÓLOGO depois de ler o livro. O que a narrativa traz é um resumo das principais teorias, linhas de pensamento e descobertas e ajuda a nós, leigos, a compreender melhor esse mundo.

Adorei principalmente os capítulos que tratam sobre nossas emoções, sonhos, humor e transtornos de personalidade. Acho que no mundo em que vivemos, que é super efêmero e as pessoas cada vez mais tem problemas psicológicos, dos mais diversos tipos, compreender um pouco sobre isso ajuda a identificarmos melhor certas situações, e é claro, reagir melhor também.

A única coisa que me incomodou no livro foi nos capítulo centrados em cada um dos importantes teóricos. Antes de apresentar o que ele estudou ou que teoria ou experimento ele desenvolveu, há todo um histórico da família, onde ele estudou e coisas assim. Em alguns casos parece bastante desnecessário gastar uma página inteira contando isso, quando na verdade o que importa é o trabalho dessa pessoa. Mas fora isso, acho bem interessante a forma de narrativa apresentada.

Todos os tópicos são trabalhados de forma sucinta e rápida, não demorando mais de uma página ou duas para apresentar todo o conceito e metodologia, e por isso friso o fato de que é um conteúdo para leigos, e que provavelmente alguém que passou 4 anos estudando psicologia, achará raso. Mas, como eu me encaixo no grupo dos leigos, aproveitei bastante o livro e agora quero encarar o Tudo o que você precisa saber sobre Filosofia, que imagino ser ainda mais denso e com bastante teorias.

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE PSICOLOGIA

Autor: Paul Kleinman

Editora: Gente

Ano de publicação: 2015

Não importa se você está procurando por uma forma de começar a estudar Psicologia para depois se aprofundar, ou se simplesmente tem curiosidade em identificar as neuroses dos seus amigos, este livro possui as respostas sobre a mente humana que você não compreende ao acessar artigos acadêmicos.
Em uma revisão rápida e completa da Psicologia moderna, entenda as teorias mais importantes, os experimentos marcantes, as definições de síndromes e fenômenos sem precisar sofrer. Tudo isso ainda acompanhado de um resumo sobre a vida e as descobertas dos maiores nomes da Psicologia como Freud, Jung, Skinner, Maslow e muitos outros.
Embarque nessa jornada sobre a profundidade de nossa existência, questione o poder da consciência e o que nos torna humanos em um mundo tão cheio de variáveis. Aprenda com aqueles que moldaram nosso conhecimento sobre nós mesmos e ainda tenha a oportunidade de fazer os testes psicológicos mais clássicos – em uma linguagem fácil e divertida. Alguns dos temas que você encontra aqui: Sonhos, Hipnose, Teorias de liderança, Teorias da inteligência, Memória, Efeito espectador, Lados direito e esquerdo do cérebro, Informações sobre os maiores autores de Psicologia.

É a criadora e autora do Resenhando Sonhos.
Gaúcha do interior do Rio Grande do Sul, hoje mora na capital Porto Alegre e quer conhecer o mundo.
Publicitária por formação, sonhadora por opção. É mal humorada e chata.