Tudo Sobre Moda – Marnie Fogg

Uma das obras mais lidas sobre o tema em 2016, “Tudo Sobre Moda” (2013) é um livro de Marnie Fogg, com apoio de uma equipe de jornalistas especializados e críticos de moda.


“Tudo Sobre Moda” tem como título original “Fashion: The Whole Story”. A capa é ilustrada pelo icônico Vestido Mondrian, desenhado pelo estilista Yves Saint Laurent, em 1965. Foi estruturado em ordem cronológica, com ótima diagramação e linguagem acessível, além de incluir mais de mil ilustrações.

Os destaques ficam por conta dos principais designers de moda, das grifes mais famosas, com uma análise profunda das inspirações, criações e tendências de cada um deles. Além disso, aborda desde o processo criativo da alta-costura até a apoteose nas passarelas, mostrando a evolução da moda e como este setor se tornou um fenômeno global que ocupa cada vez mais espaço na sociedade, na economia e na mídia.

Prova disso é que a moda invade até segmentos que, em teoria, não seriam alvos de tendências, como as vestimentas usadas para o trabalho e a prática de esportes. Um exemplo que a princípio pode parecer surreal mas que faz todo sentido é no poker. Ao longo dos anos, esse esporte organicamente criou suas próprias tendências no que se refere à moda. De moletons com capuz a chapéus de caubói old school, a modalidade sempre teve um forte relacionamento com o mundo fashion.

A realidade é que o meio onde a pessoa está inserida – culturalmente, sociologicamente ou mesmo funcionalmente falando – pode ter ramificações no estilo do vestuário dessa dada pessoa.

“O fenômeno contemporâneo de roupas prèt-a-porter de luxo se posiciona entre a alta-costura e o mercado de massa. As grifes que ocupam esse nicho cada vez maior oferecem roupas que seguem a moda vigente confeccionadas em materiais de luxo, que se equiparam à alta-costura na alta qualidade da produção e ao preço.”

As indumentárias vão sendo analisadas de acordo com sua época e, em algumas fotos, o editor recorta parte do traje, explicando ao leitor os detalhes mais relevantes. No rodapé de cada página existe uma linha do tempo que mostra os principais fatos daquele período.

Crédito: Pixabay


OPINIÃO

Esta é uma das obras mais completas sobre a moda mundial, pois mostra com riqueza de detalhes os caminhos das vestimentas através da história, com linhas cronológicas que nos faz associá-los aos momentos por que passou a humanidade, e o que acontecia de importante da época.

“Dior possuía uma estética que refletia as influências do século XIX, incluindo o uso de tecidos estruturados, como o cetim duchese e as lãs jacquard, e uma predileção pelo corpo feminino espartilhado.”

As imagens são de importância fundamental, uma vez que o que mais conta quando se trata dessa arte. As informações são completas e abrangentes. Afirmo isso porque, apesar de existirem inúmeras publicações e guias sobre o tema, muitas se referem ao Ocidente. Em “Tudo Sobre Moda”, você pode conhecer a evolução dos trajes tanto no Ocidente, quanto no mundo Oriental.

“Os trajes gregos e romanos têm muitos pontos em comum: ambos, por exemplo, exibem uma profusão de pregas e dobras. O traje romano tem duas combinações principais de peças: túnica e toga para os homens, e túnica e palla para as mulheres. A túnica era a camada usada mais junto ao corpo, classificada como inductus.”

As roupas japonesas, por exemplo, no período Heian, mostram como as mulheres escolhiam as cores de acordo com as estações do ano ou a ocasião, para formar as camadas de tecidos do traje conhecido como “irome no kasane”. Túnicas de várias tonalidades eram sobrepostas, formando um degradê, com o tom mais escuro por dentro até chegar no mais claro. O tecido era fino e transparente, parecido com uma gaze e a mistura de cores também estava relacionada ao status, classe social e idade da mulher japonesa.

Este guia contém um material importantíssimo de pesquisa para os estudantes de moda e também para quem se interessa por história, pois permite traçar um paralelo entre o desenvolvimento industrial e a evolução tecnológica por que passou a humanidade.

A britânica Marnie Fogg é uma reconhecida consultora de moda e uma das mais famosas palestrantes sobre este tema. Já entrevistou inúmeros estilistas contemporâneos e é autora de várias publicações. Entre as mais relevantes estão “Fashion Design Directory” (Catálogo de criadores de moda); “60’s Cultural Phenomenon” (Um fenômeno cultural dos anos 1960); “Couture Interiors: Living with Fashion” (Interiores de luxo: Viver na moda); e “Design and Development in Fashion Textiles” (Criação e desenvolvimento de têxteis de moda).

TUDO SOBRE MODA

Autor: Marnie Fogg

Editora: Sextante

Ano de publicação: 2013

“Tudo Sobre Moda” é um livro que mostra a evolução do estilo de vestir através dos tempos, de acordo com as mudanças na história e na cultura mundial, desde a Grécia e Roma antigas até as criações atuais, reunindo mais de 20 séculos de moda. A editora geral Marnie Fogg, junto a uma equipe de jornalistas especializados e críticos, organizou este guia fundamental para entender o papel das vestimentas no contexto social da humanidade.

É a criadora e autora do Resenhando Sonhos.
Gaúcha do interior do Rio Grande do Sul, hoje mora na capital Porto Alegre e quer conhecer o mundo.
Publicitária por formação, sonhadora por opção. É mal humorada e chata.