Um Estudo em Rosa – Steven Moffat & Mark Gatiss

Um Estudo em Rosa é um mangá de Steven Moffat com Mark Gatiss e arte de Jay. A publicação chegou ao Brasil em 2017 pela Panini Comics.

Para quem acompanhou a série de tv da BBC que chegou ao seu fim com a 4ª temporada, essa série de mangás irá retratar em cada volume um dos episódios exibidos. Em seu primeiro volume temos Um Estudo em Rosa, onde conhecemos o Dr. John Watson, um médico que ao voltar da guerra está mancando e fazendo tratamento psicológico, pois não possui realmente nenhum ferimento físico. Sua dor seria psicológica e resultado das coisas que viu e sofreu no período em que serviu.

Em sua busca por um apartamento mais barato, já que precisa reconstruir sua vida, seu caminho cruza com um velho amigo que lhe apresenta Sherlock, o infame detetive. Com seu jeito despreocupado e afiado, Holmes traça o perfil de Watson com apenas um olhar e o convida para ser seu colega de apartamento, já apresentado todos os detalhes resolvidos. Em sua mente, Sherlock também sabe que o problema de Watson é psicológico e se põe a questionar algumas coisas ao novo “amigo”.

O que intriga nesse volume é a série de suicídios que vem acontecendo, de pessoas sem conexão, mas que tomam sempre um comprimido com a mesma substância. Para tal, Sherlock é solicitado novamente como consultor e leva John para sua primeira investida no mundo do detetive.


Minha Opinião

Apesar de eu não ter lido os livros originais de Arthur Conan Doyle – o que ainda quero muito fazer – sou uma fã incondicional de Sherlock Holmes. Ele sempre foi uma figura literária que despertou o meu interesse por toda a aura estranha que lhe cerca. A forma como ele é objetivo e focado são coisas que, apesar do eu jeito nada sentimental, marcam muito o personagem pra mim.

Eu assisti ao filme de 2009 com o Robert Downey Jr. e apesar de gostar muito do ator e apreciado o filme, quando a série Sherlock estreou pela BBC, não havia outra interpretação que batesse Benedict Cumberbatch. Ele não era um ator que chamasse minha atenção até então, mas a série realmente fez com que ele entrasse para o meu hall de queridinhos.

Com episódios de 1h30 e temporadas de apenas 3 episódios, cada um deles parecia um filme muito bem produzido. Os casos eram instigantes, os personagens cativantes e o espectador ficava ávido por seguir em frente. Junto com cada episódio começou a sair então os mangás e, mesmo que os direitos tenham sido comprados há um tempo, somente em 2017 tivemos finalmente a primeira edição no Brasil.

O traço do mangá está muito bonito e conta de forma rápida e dinâmica o que já vimos no episódio. E não há necessidade alguma de ter visto a série, pois a história se completa sem o background da tela, podendo alcançar um público maior ainda. Os personagens mantém as feições dos atores da série, o que é bacana já que o vínculo realmente existe.

Apesar de colorido nas primeiras páginas ele mantém a essência preto e branco no interior e consegue retratar muito bem os trejeitos, piadas e sacadas de Holmes, bem como todo o anseio e dúvida por parte de Watson. Tendo me despedido da série somente esse ano, foi incrível poder voltar ao primeiro episódio novamente e relembrar passo a passo. Eu não me lembrava de todos os detalhes e pude apreciar na leitura como se não tivesse jamais visto aquele caso se solucionar, mesmo com as familiaridades dos personagens.

Esse é um fato interessante que eu gosto de comentar. Quando as séries tem episódios onde retratam em cada um um caso, meu foco acaba sempre sobre o background da vida pessoal de cada personagem, não me fixando muito nos detalhes sobre o caso, a não ser que as coisas se misturem. E é isso que acontece com Sherlock. Apesar de eu já conhecer a trama do episódio, como faz muito tempo que assisti, muitas coisas foram como novas pra mim.

Acho que não é preciso dizer o quanto a personalidade de Sherlock é única. Em qualquer contato que se tem com ele é possível ver isso. E, ao fundo, que mesmo que superficialmente ele se importa. A relação que se cria a partir desse volume entre ele e Watson é uma bela amizade que vai romper todas as fronteiras de distanciamento do personagem e nos permitir conhecer um novo lado dele.

Acho que o mangá é uma ótima opção caso você nunca tenha tido contato com o personagem, seja fã de mangás ou um fã do personagem. Sei que para os colecionadores e aficionados pela obra de Arthur Conan Doyle, Um Estudo em Rosa é um prato cheio a ser degustado em cada quadro da história. Eu sei que já estou ansiosa pelos próximos volumes.

UM ESTUDO EM ROSA

Autor: Steven Moffat & Mark Gatiss

Editora: Panini Comics

Ano de publicação: 2017

Traumatizado pela guerra, Dr. Watson retorna do serviço militar no Afeganistão e é apresentado por um velho amigo a Sherlock Holmes, um detetive consultor que mora em um apartamento na Baker Street. Juntos, eles investigarão casos na Londres do século XXI. Esta obra é uma adaptação para os mangás do seriado “Sherlock”, produzido pela BBC, e este volume é baseado no episódio 1 da primeira temporada e no primeiro romance publicado por Conan Doyle, “Um estudo em vermelho”.

É a criadora e autora do Resenhando Sonhos.
Gaúcha do interior do Rio Grande do Sul, hoje mora na capital Porto Alegre e quer conhecer o mundo.
Publicitária por formação, sonhadora por opção. É mal humorada e chata.

  • Lili Aragão

    Oi Tamirez, gostei da dica e achei que os traços do desenho estão muito bonitos, bem fiéis e isso deve nos entregar um mangá bem lindo. Ainda não tive a oportunidade de ver a série da BBC, mas fiquei curiosa e gostei do fato das temporadas serem curtas, 3 episódios (tenho preferido séries mais curtas ultimamente), o que significa que não vou demorar pra me atualizar. ;)

  • Carol

    Oi! Tbm sou uma grande fä de Sherlock e li os livros de A. Conan Dyle na minha infância. Tlvez por isso o filme me decepcionou bastante. É um filme mto bom, mas näo é fiel ao personagem criado pelo autor, seria um filme mto melhor se näo levasse o nome de Sherlock e de Watson. Dps dessa decepcäo fiquei receiosa de assistir a série e ainda näo assisti nenhum episódio. Mas gostei bastante dos tracos da HQ e preciso comecar a lê-las, obg pela dica :)

  • Nayane Evylle

    Oi Tamirez!
    Eu nunca assisti a série, mas tenho vontade. Muita gente fala bem.
    Eu não sou leitora de mangás e nunca li nada sobre o Sherlock, mas fiquei interessada. Os traços dos mangás estão bonitos e bem feitos.
    Eu pretendo a assistir a série e ler o box que a editora Nova Fronteira publicou ano passado que está muito lindo *-*

  • rudynalvacorreiasoares

    Tamirez!
    Acho fantástico que estejam trazendo mangás e HQs de livros dos personagens bem conhecidos através de livros e filmes, principalmente do Sherlock que amo de paixão.
    Já li vários livros do ConanDoyle e ver agora esse mangá lindo, com traços bem feitos é como uma homenagem.
    Desejo uma semana de luz e paz!
    “Quem já passou por essa vida e não viveu, pode ser mais, mas sabe menos do que eu…” (Vinicius de Moraes)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

  • Tati

    Tenho uma vergonha que carrego no peito: nunca li nenhum mangá (eu sei, eu sei), mas definitivamente esse seria um ótimo para eu aprender a gostar!
    E sobre Robert D.J como Sherlock: Benedict tem tudo que a gente queria e não sabia, haha.
    Beijos (saudades)!

    Limonada (antigo Novembro Inconstante)

  • Natália Costa

    Comprei ontem este livro, junto com o volume 2 numa promoção de HQ e mangá da Saraiva!
    Amo Sherlock, principalmente nesta série. Adorei a interpretação e adaptação.
    Espero gostar do mangá, faz muitos anos que não leio nenhum, desde a adolescência! hahaha
    Quero voltar a ler quadrinhos e mangás!
    Bjossss

  • Lara Caroline

    Oi Tami, tudo bem?
    Eu assisti somente a um episódio da série para conhecer e pretendo continuar com certeza. Realmente os traços da HQ estão bem parecidos com os atores, o que eu acho bem legal porque ajuda a mergulhar a estória se a pessoa já tiver visto a série. Quero ler esta HQ.
    Beijos

  • Rafaela Saturnino

    Eu não conhecia esse livro, mas também gosto muito do Sherlock Holmes. Eu li só um livro do Arthur Conan Doyle, mas quero muito ler outros livros do Sherlock. Eu já assisti aos filmes com Robert Downey Jr. e tinha adorado ele como Sherlock, mas agora fiquei super interessada nessa série! Eu confesso que não sou a maior fã de mangá, mas fiquei super interessada nesse livro :)

    Beijos!

  • Natalí Marques

    Olá!
    Assisti alguns filmes e os primeiros episódios do seriado de Sherlock e gostei muito, não sei porque não continuei assistindo. Amo mangás, então com certeza vou adicionar esse na listinha e vou tentar acompanhar o restante dos episódios de Sherlock <3
    Beijos

  • Manu Cardoso

    Eu gosto muito de tudo que envolve o Sherlock! Recentemente, comecei a assistir a série da BBC e estou gostando bastante.
    Um dia eu também vou ler os livros originais de Arthur Conan Doyle (Tá na meta!). Por enquanto, vou dar uma olhada nesse mangá em uma loja física e vou ver se ele me conquista.
    Obrigada pela dica!
    Bjs
    =)

  • Andressa Alves

    Ooi Tamii!!
    Não é o tipo de história que eu curto, mas gostei muito da sua resenha.
    Gostei do estilo mangá do livro e a arte ficou muito legal e bonita.
    Bjoos *-*

  • Lana Silva

    Confesso que não curto muito Sherlock pelo fato da premissa aborda temas dos quais não costumo me envolver, ou me sentir interessada pela leitura, mas acredito que quem e fan vai com certeza se interessar por este Mangá, e vai amar a leitura, mas infelizmente não faz o tipo de obra que curto.

    Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros “O Casal que mora ao lado” e “Paris para um e outros contos”.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

  • Micheli Pegoraro

    Oi Tamirez,
    Não tenho o costume de ler mangás, na verdade nunca surgiu a oportunidade, mas sou completamente fã do Sherlock Holmes! Adoro a personalidade desse homem, irônico e sincero, me divirto muito com seu jeito único de resolver os casos.
    Já assisti todos os filmes mas não conhecia essa série da BBC, com certeza vou dar uma olhada, mesmo que os episódios sejam tão longos assim haha
    Espero ter a chance de ler esse mangá o quanto antes, mas enquanto a oportunidade não chega, vou matar a curiosidade com a série mesmo.
    Beijos

  • Camila Rezende

    Gosto de mangás e gosto de Sherlock (mesmo estando atrasada com a serie). Adorei o fato deles terem lançado. Espero ler esse em breve.

  • Pamela Liu

    Oi Tamirez.
    Também gosto muito da personalidade do Sherlock Holmes. Não acompanhei a série da BBC, mas já vi alguns filmes e assisti alguns episódios da outra série dele (Elementary).
    Achei bem legal a história ter sido retratada em mangá. Os traços são realmente muito bonitos.
    Vou ver se encontro para vender na banca.
    Bjs

  • Gabriela Souza

    Oi Tami! Nunca assisti a série (nem sabia que tinha hahah) mas assim que eu tiver tempo vou procurar! Não sou muito fã de mangás, mas se me despertar o interesse já sei por qual começar. Beijoss