fbpx

Uma Nova Esperança: a vida de Luke Skywalker – Ryder Windham

Uma Nova Esperança: a vida de Luke Skywalker é do autor Ryder Windham e foi lançado pela Universo dos Livros, com o selo Universo Geek, em 2017.

Sobre o livro

No planeta Tatooine, extremamente quente com seus dois sóis, o jovem Luke Skywalter é criado pelos tios Owen e Beru e ainda acredita que seu pai é um piloto de cargueiro de especiarias. Ele não sabe praticamente nada sobre sua família. Os tios são muito relutantes em falar sobre o assunto, o que sempre desperta a curiosidade do jovem que é muito curioso e inteligente. Conforme ele vai crescente, conhecemos suas aventuras e percebemos o quanto ele é especial e corajoso. Além de ser um grande piloto de naves.

“Ele não sabia se esse conhecimento traria mais sabedoria ou satisfação. Tudo que sabia era que ainda se sentia sozinho e deslocado, da mesma maneira que se sentia quando era um pequeno garoto, crescendo numa desolada fazenda de umidade na vastidão desértica de Tatooine…”

Não demora para que esse jovem, que quer ganhar a galáxia, ouça falar da Aliança Rebelde e de todas as possibilidades existentes fora do seu planeta. E determinados eventos o levam a conhecer a figura de Obi-Wan Keboni, um homem misterioso que mudará completamente a sua vida, principalmente por trazer informações relevantes sobre o pai de Luke. É nesse momento que o jovem toma conhecimento dos Jedi e de tudo que gira sobre o seu mundo.

Assim, observamos a jornada de Luke desde a sua infância, passando pelos perigos enfrentados na fase adulta até o momento que ele vai atrás de respostas sobre o seu pai. Ele quer saber quem era Anakin Skywalker, antes de se tornar o temido Darth Vader. O jovem não deixa de ter esperanças de confirmar que ainda existia algo humano no que sobrou do pai e que a bondade ainda não tinha o abandonado por completo.


Minha opinião

Um livro curto e direto, que mistura história paralelas, que nunca tivemos notícia, com aquelas cenas que existiram nos filmes. Encontrei alguns fatos trazidos nessa história que não acrescentaram tanto, outros que não fizeram tanto sentido, mas, alguns, conseguiram casar perfeitamente com aquilo que já conhecemos e serviram como inspiração para a imaginação. Não precisamos nos ater apenas aquilo que está presente nas telas e que é de conhecimento geral, também podemos ir além.

Essa era uma trama que tinha tudo para ser perfeita, mas deixou a desejar em alguns aspectos. Algumas das histórias expostas pelo autor não foram possíveis de casar com os eventos reais que aconteceram. Ficou meio desconexo. É claro que não foram todas, pois de maneira geral elas fizeram sentindo, mesmo algumas sendo mais fraquinhas que o geral. Ele segue contando sobre eventos importantes, em idades distintas do jovem onde ele teve algum destaque. Entretanto, gostei muito de como as passagens dos filmes foram transcritas para o livro.

“No intervalo de apenas alguns dias fatídicos, Luke ganhara novos aliados e um senso de propósito. Ele passara de um mero garoto de fazenda em Tatooine para o principal inimigo do Império e herói da Rebelião.”

No início do livro já sentimos todo aquele peso que um grande segredo carrega. Mesmo sabendo que é uma história criada pelo autor, compreendemos melhor e paramos para pensar no amor que o tio Owen sente por Luke. No filme, ele parece uma pessoa mais séria e que não demonstra tanto amor pelo sobrinho, no livro percebi o quanto ele se importa com o jovem, mesmo sendo apenas meio-irmão de Anakin.

Achei fantástica essa abordagem feita sobre a sua infância, pois fechou bem com o que eu imaginava. Uma criança agitada e destemida, sempre pronta para desbravar a mundo. Com uma coragem fora do comum e uma curiosidade aguçada. Desde sempre inquieto para ir embora e ganhar a galáxia. Ele toma decisões inconsequentes de adolescentes, que por vezes revelam-se ainda mais perigosas que o esperado. Mas, tirando isso, ele é uma adolescente como todos os outros, exceto por suas particularidades como viagens interestelares, veículos de repulsão e seres desconhecidos.

Esse livro narra as façanhas de Luke, unindo histórias e tentando criar uma conexão com o que o autor apresenta de novo. Percebemos o quanto Luke se sente dividido com seus sentimentos acerca do seu pai. A construção dessa relação entre pai e filho é gritante no livro. Compreendemos as angústias e incertezas desse jovem jedi. Observamos como ele evolui a cada dia, tornando-se mais forte e astuto a cada perigo enfrentado. Ele aprende muito conforme desenvolve suas habilidades e aprende a usar a Força.

Fora Luke, não existe uma grande exploração dos demais personagens. Temos uma Leia Organa destemida e irredutível, um Han Solo com suas respostas rápidas e alguns personagens novos, mas que acabam sendo parte de eventos diferentes. E que se forem citados, estragarão toda a surpresa. Em certos momentos, também temos a figura imponente de Darth Vader. Mas, principalmente, naquelas passagens que já são de conhecimento geral, e que são tão adoradas pelos fãs.

Teremos aqui cenas como a destruição da estrela da morte, as batalhas mais importantes da história, o grande momento do primeiro encontro entre Vader e Luke e a presença constante de todos aqueles personagens que contribuem para que essa seja uma das sagas mais queridas. Um universo tão rico e, por vezes tão pouco explorado, é apresentado aqui.

Esse é um livro extremamente curto, não chega a 200 páginas. Mas, é uma excelente dica para você ler em apenas um dia e relembrar velhas histórias, além de conhecer novas aventuras também. Dentre ilusões, muitos inimigos e grandes eventos, Luke precisa ser forte para continuar trilhando o seu caminho. E, claro, não pense que faltará a cena mais icônica do cinema, quando Darth Vader revela o seu grande segredo. Não deixe de ler esse livro rápido e fluido, que é recheado de momentos marcantes na vida do jovem Skywalker.

thumb_livro

4estrelasB

UMA NOVA ESPERANÇA: A VIDA DE LUKE SKYWALKER

Autor: Ryder Windham

Editora: Universo dos Livros

Ano de publicação: 2017

Uma nova esperança. Um novo herói. Um novo Jedi. Durante sua infância, Luke Skywalker viveu em uma fazenda simples em Tatooine e se considerava órfão. Sonhando com o dia em que encontraria seu lugar em um mundo mais vasto, ele vê seus amigos partirem em busca de uma vida melhor. Como sua origem e seu destino sempre foram incertos, ele conta com a ajuda do Mestre Jedi Obi-Wan Kenobi – para ele um misterioso eremita –, para finalmente descobrir a verdade sobre seu pai, sua irmã gêmea e seu futuro. Após se juntar aos Rebeldes que lutavam contra o Império, Luke finalmente encontra o caminho para superar seu maior desafio: enfrentar o poderoso Darth Vader. E, ao se deparar com o lado sombrio da Força, ele seria capaz de trazer uma nova esperança a uma galáxia muito, muito distante…

É colaboradora do Resenhando Sonhos.
Natural de São Sepé, atualmente morando em Santa Maria.
Formada em Gestão da TI pela URCAMP e cursando Produção Editorial na UFSM.
Apaixonada por livros, Johnny Cash e cachorros.