Vamos falar sobre filmes? – 3 animações antigas fora dos estúdios Disney

Os estúdios Walt Disney são famosos por seus filmes e principalmente por suas animações infantis, mas o que muita gente não sabe ou nunca teve a oportunidade de conhecer são aquelas que não foram feitas dentro desse maravilhoso universo.

Pensando nisso, resolvi dar algumas dicas de animações que marcaram a minha infância e que na minha opinião passam bem perto de serem as minhas favoritas. Todos esses filmes foram lançados em uma coleção de fitas VHS chamada “Videoteca da Criança”.


Alice no país das maravilhas

Mesmo sem o glamour de uma boa edição, o filme é muito bem feito para a época e foi meu primeiro contato com a obra de Lewis Carrol, antes mesmo da adaptação da Disney, e é sem dúvidas o meu preferido. Quanto à história, não precisamos dizer que é sobre uma menininha curiosa que cai na toca de um coelho e vai parar em um mundo maravilhoso onde animais falam e uma rainha louca é a governante. O filme está na íntegra no Youtube.

Aladdin e a lâmpada maravilhosa

Ah, Aladdin… talvez uma das histórias infantis mais criticadas por contar a história de uma criança humilde que vive roubando mercados e trapaceando, mas sem dúvida uma incrível jornada de aprendizado e é claro cheia de elementos mágicos como um gênio que sai da lâmpada e muito mais. Nessa adaptação tudo é feito de uma forma mais sombria, o gênio é retratado como aquele ser místico que não pretende mais do que realizar três desejos, mas tendo também sido o meu primeiro contato é a minha interpretação favorita. O filme também está na íntegra no Youtube.

O jardim secreto

Por último mas de forma alguma, menos importante está o meu filme favorito na infância. Apesar de nunca ter sido adaptado pelos estúdios Disney, “O Jardim Secreto” está muito bem representado na versão da Paris filmes. Esta é a história de uma garotinha que após perder os pais vai viver com o tio e sua ranzinza governanta em uma casa sombria e acaba descobrindo maravilhas em um jardim secreto, além de fazer algumas amizades inesperadas como a do pequeno Colin, um  garotinho deficiente que tem muito a ensinar. O filme também está na íntegra no Youtube.

E você, já conhecia alguma dessas animações? Conta pra mim o que achou nos comentários e me indiquem as suas favoritas ;)

É resenhista do Resenhando Sonhos.
Estudante de Direito, 21 anos, mineira, mora em Belo Horizonte e ama o universo literário.