Vida Organizada – Thais Godinho

Vida Organizada é da autora e blogueira Thais Godinho e foi publicado em 2014 pela Editora Gente.

Sobre o Livro

Vida organizada é um livro para ajudar você a se organizar, basicamente. Mas diferente de outros livros de ajuda, ele não vai dar um passo a passo infalível pra solucionar seus problemas. Ele vai te dar opções e você pode escolher entre elas qual se encaixa melhor na sua rotina.

“Tornar-se uma pessoa organizada é um processo construído aos poucos, de acordo com as características de cada um. Não existe um ‘manual definitivo com dicas de organização’, cuja leitura seja suficiente para tornar qualquer pessoa bem sucedida e organizada para sempre. Há tantas fórmulas boas quanto personalidades.”

O livro possui dicas de organização da casa, de como manter um cronograma de atividades, para que as tarefas não sobrecarreguem os dias, e com isso manter a casa limpa e ainda ter tempo livre para dedicar à família. Além da rotina da casa, Thais vai mostrar como um cardápio diário pode ajudar na hora de economizar no supermercado e não perder tempo pensando sobre o que cozinhar. Dicas de como acumular menos e consequentemente parar de comprar tanto, e opções para o seu ambiente de trabalho também.

20150628_145953

Vida Organizada possui um capítulo sobre como fazer seus objetivos saírem do papel e começarem a ser planejados, ajudando a dar o primeiro passo com projetos que podem estar parado a um tempo por falta de atenção.

Apresentando velhos conhecidos nossos como a tradicional agenda, também vai indicar opções online, como o Google Agenda e Calendário, o fantástico Evernote e os métodos de organização GTD e Flylady e a técnica Pomodoro. Fazendo com que o leitor possa escolher o que quer testar e o que vai servir para a sua rotina. Como dica principal, Godinho diz que “se uma tarefa leva menos de dois minutos para ser feita, faça-a imediatamente”.


Capa e Diagramação

20150628_145931

A capa do livro é bem simples, mas representa bem o conceito do livro, já a diagramação interior é muito bem feita e trabalhada, separando as áreas de texto e exploração da autora, das atividades onde devemos interagir com o livro. Nos pontos onde ela apresenta listas ou algo específico o conteúdo também demarcado com destaques em colorido no meio do texto.

A fonte é de um tamanho bem bom, e os capítulos são bem divididos por segmentos, então ou você lê de acordo com a ordem ou pode focar no que quer primeiro usando o título dos capítulos para se guiar.


Minha opinião

Eu adorei a forma como a Thais expõe as dicas no livro, pois realmente parece um bate papo entre amigos. Como falei no vídeo, achei que nas dicas para casa o foco foi completo no ambiente mais familiar, e como moro sozinha, a coisa não funciona da mesma maneira, porém isso não atrapalhou em nada, pois fui adaptando as coisas, como é a sugestão da própria autora.

Logo no início quando ela diz que não há uma fórmula secreta, foi onde fui fisgada, pois sou uma defensora desse ponto de vista na hora de escrever livros de auto ajuda. Apresentar uma solução infalível é, na verdade, falho, pois não se considera as variáveis e/ou peculiaridades da vida de cada um. Outra coisa interessante foi quando ela fala sobre o fato de que não pode ser algo forçado, pois não irá dar certo. A organização tem que se tornar algo natural e que ser obcecada também não resolve o assunto.

“O objetivo das rotinas é garantir que tudo o que precisa ser realizado, seja efetivamente concluído, além de proporcionar segurança e sensação de controle. Ter rotina não significa seguir um cronograma rígido, mas flexível e adaptável.”

20150628_145857

Descobri, lendo o livro, que já sou adepta de várias das dicas que ela dá, o que me fez sentir bem, constatando que de fato sou sim uma pessoa organizada. Quando se mora sozinha é essencial ter as coisas no lugar e criar algumas rotinas, para que nada saia do controle ou falte, já que não pode mandar ninguém ir comprar papel higiênico quando falta, se você está só.

Achei o livro muito legal e cheio de dicas bacanas para todo mundo tirar algo de bom. Mesmo que sua rotina seja diferente ou que você não goste de usar um agenda, por exemplo, há sempre outra opção em Vida Organizada pra te dar uma luz e te ajudar. Então, suuuuper recomendo :)

VIDA ORGANIZADA

Autor: Thais Godinho

Editora: Gente

Ano de publicação: 2014

Muito se fala em organização. São muitos os métodos e conceitos que transformam o desejo de ser organizado em algo quase inalcançável, como se precisássemos ser perfeitos e deixar a casa com cara de revista de decoração todos os dias. Mas quem tem tempo para isso quando a rotina é tão insana que não sabemos se cuidamos da casa, da família, do trabalho ou dos nossos sonhos primeiro?

É a criadora e autora do Resenhando Sonhos.
Gaúcha do interior do Rio Grande do Sul, hoje mora na capital Porto Alegre e quer conhecer o mundo.
Publicitária por formação, sonhadora por opção. É mal humorada e chata.