20 Mil Léguas Submarinas é um clássico do autor francês Jules Verne, publicado originalmente em 1869 e cuja edição pela editora Zahar data de 2014.

SOBRE O LIVRO

Aronnax é um professor que se vê em meio a um grave acidente marítimo, ele e sua equipe são resgatados e, em seguida, feitos prisioneiros do capitão Nemo e sua tripulação, a bordo do misterioso submarino Náutilus. Excluídos e escondidos do mundo, por iniciativa própria, a tripulação do submarino vive uma vida à parte da que Aronnax e seus companheiros conheciam até então, mesmo sendo ele justamente um professor naturalista.

“- Professor – replicou vivamente o comandante -, não sou o que chama de um homem civilizado! Rompi com a sociedade inteira por razões que só eu tenho o direito de apreciar”.

Arronnax será então confrontado com a realidade de um mundo submarino sobre o qual ele julgava conhecer, mas que, na verdade, se mostra bem mais complexo do que qualquer conhecimento acadêmico que ele tinha até então. Acompanharemos, assim, as aventuras que o professor passa a ter na companhia do capitão Nemo e o modo como cada descoberta mexe com o que ele pensava que sabia sobre aquela parte do mundo e mesmo com o que se sabia à época da publicação desta obra.


MINHA OPINIÃO

Este é um daqueles clássicos complicados pois, apesar de trazer uma história muito interessante e envolvente, possui um ritmo bastante irregular, o qual exige um pouco mais de paciência e atenção do leitor, principalmente por conter, em meio a grandes aventuras, um certo excesso de detalhes sobre espécies de flora e fauna marinha que, mesmo para aqueles que se interessam pelo assunto, fica cansativo e até enfadonho em determinado momento. O leitor se vê, assim, diante de uma leitura que, embora perfeitamente capaz de manter nossa curiosidade pelo que vem a seguir, acaba nos cansando um pouco.

É impossível, porém, não nos apaixonarmos pelo complexo e carismático capitão Nemo! É através da perspectiva do professor Aronnax que vamos, aos poucos, desvendando os segredos desde personagem, que envolvem um forte sentimento de vingança por trás deste ímpeto de deixar a sociedade em que vivia para trás e criar uma nova vida. E este é sem dúvida um dos pontos fortes desta obra: nos apresentar o personagem Nemo em toda a sua complexidade, personagem este que voltará ainda em outra obra de Verne, “A Ilha Misteriosa”, publicada apenas cinco anos depois de “20 Mil Léguas Submarinas”.

“Saberia eu um dia a nação a que pertencia aquele homem estranho, que se vangloriava de não pertencer a nação nenhuma? Quem teria provocado o ódio que ele votara à humanidade, ódio que talvez buscasse vinganças terríveis?”.

Um dos aspectos mais interessantes de Verne escolher contar esta história não propriamente da perspectiva do capitão Nemo, mas, sim, do estudioso Arronax, é justamente o modo como temos acesso ao olhar de um estrangeiro apresentado a este mundo que, até então, apesar de ser um estudioso da área, jamais imaginou existir. Assim, o leitor facilmente se identifica com o protagonista e se sente na sua pele quando ele se vê maravilhado por uma série de criaturas, flora marítima e culturas diferentes que encontrará pelo caminho.

Esta edição, como todas as edições de clássicos feitas pela Zahar, é muito gostosa de ler e tem um projeto editorial impecável, incluindo uma série de ilustrações originais ao longo do texto. Senti um pouco de falta dos comentários, que são apresentados apenas das edições tradicionais, mas não nas edições de bolso, pois quando lemos um clássico há sempre algo que se perde quando não somos especialistas naquele autor ou período histórico.

De todo modo, acredito que, independente da edição escolhida, esta é uma leitura que sabe recompensar a paciência e dedicação do seu leitor. Acredito que os apaixonados por aventura e, em especial, aqueles que se interessam pelos mistérios submersos que ainda aguardam serem desvendados.

20 MIL LÉGUAS SUBMARINAS

Autor: Jules Verne

Editora: Zahar

Ano de publicação: 2014

Em 1866, quando navios de diversas partes do mundo começaram a naufragar e sofrer misteriosas avarias, governantes e homens de ciência mobilizaram-se para identificar, localizar e deter o misterioso monstro marinho responsável por tais ataques. Buscavam algo descrito como “comprido, fusiforme, fosforescente em certas ocasiões, infinitamente maior e mais veloz que uma baleia”.
Mas a missão não correu conforme os planos, e a besta desconhecida destroçou a fragata que fora em sua captura. Lançados ao mar, o professor Aronnax, o fiel Conselho e o exímio arpoador Ned Land foram resgatados e feitos prisioneiros pelo enigmático capitão Nemo, dono, líder e principal habitante do prodigioso submarino Náutilus .
Navegando águas remotas dos oceanos e lançando-se em ousadas caminhadas submarinas, esses homens desbravarão a vida por um ângulo inteiramente novo, descobrindo a exuberância da flora e da fauna marinhas e experimentando emoções conflituosas, numa inesquecível viagem vinte mil léguas sob os mares

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros