A Canção da Espada é o quarto volume da série Crônicas Saxônicas que inspirou a série da Netflix The Last Kingdown. No Brasil, tem edição pela Record de 2021.

Sobre o Livro

Londres foi dominada pelos dinamarqueses e noruegues, e o rei Alfredo quer estas terras de Mércia de volta. Enquanto que Mércia está sem um rei e sem leis, Uhtred passa a sonhar em ter mais poder. Não estava satisfeito com as terras dadas por Alfredo após lutar ao seu lado por Wessex e reconquistar o que foi perdido pela invasão dos dinarmaqueses.

Jurando fidelidade a Alfredo mesmo que não gostava nem um pouco dele, Uhtred passa a ter uma nova missão ordenada pelo seu rei: reconquistar as terras de Londres e expulsar os dinarmaqueses e noruegueses da região.

“Eu era a morte vinda da manhã, a morte suja de sangue, vestida de malha, capa preta e um elmo com crista de lobo.”

Mas no meio do seu caminho, Uhtred se vê atentado a romper o juramento de Alfredo. Uma proposta surge através de uma promessa de que Uhtred pudesse ser rei de Mércia e que todas aquelas terras estariam sob seu domínio. Só que para que isso acontecesse, teria que trair Alfredo.

Entre pensamentos e uma guerra que está se aproximando, Uhtred entra em conflito mais uma vez por ser saxão e por ter vivido como um dinamarquês com sua fé não-cristã. Quais serão os próximos passos de Uhtred e o que acontecerá com Londres?

Minha Opinião

Acredito que neste volume da série, Uhtred teve um avanço muito interessante quanto a personalidade. Ele passa a ser mais violento e agressivo, apesar de manter seu lado justo e sincero com as pessoas. Parece que ele dá uma narrativa mais debochada e ressentida para seus inimigos. É interessante notar essa mudança, quando vemos que a história avança aos poucos.

Também achei que a narrativa tomou um lado mais dramático, como se voltasse para aumentar a intenção de escolher palavras mais fortes e pesadas. Acho que isso fez o livro ficar melhor escrito se comparar com os anteriores. A narrativa não perde sua essência, a história avança e vemos o jogo da guerra entre os saxões e os nórdicos cada vez mais caminhando para o desfecho que já estamos esperando ver: a formação da Inglaterra.

“Enquanto houver uma família chamada Uhtred, e enquanto houver um reino nesta ilha varrida pelo vento, haverá guerra.”

O quarto volume ganha ainda mais quando percebi que quebrou um padrão que já estava sendo criado nos últimos três. Cada livro sempre terminava com uma grande batalha e este foi colocado de forma bem diferente e mais agradável, dando um gostinho de querer ler o próximo livro. Foi bem mais interessante.

“Sou Uhtred, senhor de Bebbanburg, e naqueles dias era um senhor da guerra.”

Mais personagens se inserem mas sem nenhum impacto muito forte. O livro começa muito bem e termina da mesma forma. Até agora considero o melhor dos 4 e espero que a série só cresça a cada livro.

CANÇÃO DA ESPADA: CRÔNICAS SAXÔNICAS (VOL. 4)

Autor: Bernard Cornwell

Tradução: Alves Calado

Editora: Record

Ano de publicação: 2021

htred é um saxão cuja herança foi usurpada. Está à deriva num mundo de fogo e traições, e precisa fazer uma escolha: lutar pelos vikings, que o criaram, ou por Alfredo, rei dos saxões, que o odeia. Em A canção da espada, quarto volume das Crônicas Saxônicas ― série que apresenta a história do lendário Alfredo, o Grande, e de seus descendentes ―, Bernard Cornwell tece um belíssimo relato de lealdades divididas, amor relutante e heroísmo desesperado. O ano é 885 e a Inglaterra está em paz, dividida entre o reino dinamarquês ao norte e o reino saxão de Wessex, ao sul. Uhtred, filho exilado de um senhor da Nortúmbria, guerreiro por instinto, viking por natureza, parece ter se acomodado. Tem terras, mulher, dois filhos e uma tarefa dada por Alfredo: sustentar a fronteira no Tâmisa. Mas os problemas aparecem, um morto ressuscitou e novos vikings chegaram para ocupar Londres. O sonho deles é conquistar Wessex, e para isso precisam da ajuda de Uhtred. Alfredo tem outras idéias. Quer que Uhtred expulse os invasores vikings de Londres. É uma época perigosa e Uhtred precisa decidir até que ponto seu juramento o liga ao rei. Outras nuvens de tempestade estão se reunindo. Æthelflaed ― a filha de Alfredo ― está casada, mas uma reviravolta cruel do destino faz com que sua própria existência se torne uma ameaça ao reino de Alfredo. São as lealdades dúbias de Uhtred, meio saxão, meio dinamarquês, que devem agora decidir todo o futuro da Inglaterra. A canção da espada conta a história da criação da Inglaterra e, como todos os outros romances anteriores de Bernard Cornwell, baseia-se em acontecimentos reais. É uma empolgante história de amor, traições e violência, passada numa Inglaterra em meio a lutas e tumultos tremendos, mas ao mesmo tempo instigada por um pequeno clarão de esperança de que Alfredo, o grande rei de Wessex, possa se mostrar uma força duradoura. Uhtred, o maior guerreiro do rei, tornou-se sua espada, um homem temido e respeitado por toda a extensão do território, seu Senhor da Guerra.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros