A Canção de Alanna – A Primeira Grande Aventura é o primeiro de uma série de quatro livros da autora Tamora Pierce, e foi publicado aqui no Brasil em 2015 pela Editora Única.

Sobre o livro

Vassalos no Reino de Tortall, os gêmeos Alanna e Thom Trebond alcançam a idade onde é preciso partir de casa e ser iniciado em alguma arte. Para os meninos é a ida em direção ao castelo para se tornarem cavaleiros e servirem ao Rei, já para as meninas o caminho leva ao convento onde se aprende magia, caso  possuam o dom ou a ser uma dama e é isso que o pai de Alanna espera dela.

“Quando os deuses tocam a minha vida, e eles tocam a vida de todo mundo em algum momento, eu fico nervoso. Não há explicação para o que os deuses querem.”

Porém a garota quer ser um cavaleiro em um reino onde meninas não tem esse direito e, para que isso aconteça ela sugere ao irmão que eles troquem de lugar, já que Thom tem uma grande habilidade com o dom e seu verdadeiro desejo é aperfeiçoar sua magia. Para tal feito, Alanna vai virar Alan e vai ir em direção ao castelo fingindo ser um menino, com a esperança de enganar a todos. Mas o caminho para se tornar um cavaleiro é longo e durante os oito anos de treinamento muita coisa pode acontecer e Alanna, ou melhor, Alan vai ter que passar por muitos obstáculos, incluindo o olhar atento de seus colegas pajens.

“Ali ela aprenderia a justa, a lutar com armas como clavas, machados e bastões, a atirar com arco em pé e cavalgando. Ela aprenderia a cair, rolar e girar. Ficaria suja, distenderia os músculos, se machucaria, quebraria ossos. Se resistisse a tudo isso, se fosse tenaz e forte o suficiente, um dia carregaria orgulhosamente um escudo de cavaleiro.”

Durante esse período uma grande praga vai assombrar o castelo, colocando a vida de todos em risco, incluindo a vida do Príncipe Herdeiro e amigo de Alan, fazendo com que a menina precise manifestar o dom que abriu mão de aperfeiçoar quando decidiu vir ao castelo.


Capa e diagramação

20150628_145817

Esse é um livro bem pequeno para um volume de fantasia, o que já começa a surpreender. A diagramação é bem organizada e a fonte tem um bom tamanho. Isso atrelado ao fato de que os capítulos são bem pautados e não são grandes, facilita bastante a leitura fazendo com que ela flua muito bem.

A capa é super bonitinha com essa ilustração representando nossa protagonista. Gosto quando livros de fantasia trazem ilustrações que ajudam a situar o tom do local onde a história vai acontecer, bem como a presença de um mapa que aponte a localização dos locais mencionados na narrativa.


Minha opinião

Como mencionei ali em cima esse é um livro bastante curto para uma fantasia, porém não se deixe enganar, muita coisa vai acontecer nas 250 páginas de A Canção de Alanna. O diferencial dessa fantasia em relação as outras é que ela não perde tempo apresentando o reino, sua política, sua forma de magia ou mitologia. Ele vai direto ao ponto, explicando seus adendos conforme eles forem aparecendo na história, e não se prolongando muito nisso.

Sempre que vou resenhar um livro desse gênero, falo que a leitura é um pouco lenta no início porque é preciso se situar no universo que o autor criou e entender como as coisas funcionam ali, nesse livro isso não é necessário, pois tudo parece muito natural da forma como é exposto, mesmo que sem um maior detalhamento de como as coisas funcionam. Isso faz com que a leitura seja rápida e eletrizante, já que muita coisa acontece nas poucas páginas.

20150628_145756

Pra mim que sou uma ávida fã de fantasia, pegar um livro do gênero que seja ao mesmo tempo leve e instigante foi uma novidade bastante positiva. A história por si, não tem nenhum diferencial marcante ou espetacular, a não ser o carisma da protagonista que logo conquista nossos corações e faz com que a trama sem reviravoltas fique em segundo plano enquanto torcemos para que ela consiga alcançar seus objetivos.

Senti que muita coisa aconteceu e que a história nem começou ainda, o que acho que era exatamente o propósito do livro e confesso que já estou ansiosa para o segundo livro e para saber o que vem a seguir para Alanna e seu irmão Thom, que foi pouco explorado nesse livro.

Alanna é uma menina corajosa e destemida, mas ao mesmo tempo é bastante “real”, sentindo-se sozinha e tendo comportamentos de isolamento, já que não pode revelar a ninguém seu segredo. É sua coragem e ao mesmo tempo sensibilidade que vai fazer com que nos apaixonemos por ela e torçamos para que ela seja bem sucedida em sua jornada.

Então se você não é lá muito fã de fantasia, talvez esse livro seja uma boa opção para começar a se aventurar por esse universo :)

A CANÇÃO DE ALANNA

Autor: Tamora Pierce

Editora: Única

Ano de publicação: 2015

A coisa que Alanna mais quer no mundo é ser uma guerreira extraordinária, que vença batalhas e consiga ajudar as pessoas. Ela só tem um problema: no reino de Tortall, meninas não lutam, ou melhor, não fazem quase nada. Então, para realizar seu sonho, ela deve arriscar a própria vida tornando-se Alan de Trebond. Esta é sua primeira aventura, e pode ser a última caso ela não seja forte o bastante para superar as próprias limitações e controlar sua magia, que é mais poderosa do que a maioria das pessoas pode suportar. Para piorar, Alanna é a única capaz de combater o mal que se abateu sobre o reino de Tortall. Está em suas mãos salvar o herdeiro do trono e derrotar os seres milenares que habitam a terrível e amaldiçoada Cidade Negra. O fracasso não é uma opção. Sua grande batalha já começou. Ela pode morrer, ou pior: perder a própria alma para sempre! “Ela estava apavorada: seu rosto parecia quente, as mãos tremiam. Se fracassasse, teria de deixar a corte. Aquele era o dia. Ela nunca se sentira tão forte e tão preparada.”

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros