Atenção!

Discute temas sensíveis, como trauma, tentativa de suicídio e transtorno pós-traumático.

A Impossível Faca da Memória é o mais recente romance jovem adulto da autora Laurie Halse Anderson. É um lançamento de 2019 da editora Valentina.

SOBRE O LIVRO

Depois de viver durante cinco anos na estrada com o pai, Hayley se vê de volta à sua cidade natal, em busca de uma nova vida normal para os dois. Mas, lidando com as memórias de uma infância que parecem tê-la abandonado e o transtorno pós-traumático do pai, veterano de guerra, normalidade parece ser a última coisa que a aguarda.

“Engoli o medo. Ele está sempre lá, e ou você se mantém na superfície, ou se afoga”.

Que futuro a aguarda? Essas lembranças que parecem lhe escapar refletem um trauma próprio? Ela está vivendo a sua vida, ou apenas orbitando em torno da doença do pai?


MINHA OPINIÃO

De forma muito sensível e tocante, Laurie Halse Anderson nos apresenta um romance jovem adulto bem sério, que consegue ser fluido ao tratar de temas bem complexos e pesados. O trauma com o qual o pai de Hayley é muito profundo, e as consequências disso para a relação familiar e o crescimento da personagem é muito bem explorado.

“Se continuar tão perto assim, vai se machucar”.

Senti, no entanto, que o texto acaba ficando truncado em alguns momentos não por demérito da autora, mas por uma série de traduções literais demais, algumas vezes fazendo o leitor perder o sentido original. É um pena, mas é nesses momentos que fica claro a importância de uma boa tradução para que o texto nos conquiste.

Apesar disso, ainda é muito forte a reflexão sobre memória, trauma e reconstrução que a autora faz, nos dando a mão e nos fazendo acompanhar a trajetória da personagem por sua próprias lembranças, muitas delas há muito suprimidas ou até mesmo modificadas por completo.

Somos, com isso, o tempo todo forçados a tentar descobrir por conta própria o que realmente aconteceu para levar-la até ali. O que é memória e o que é reconstrução? Onde está a verdade dessa família?

“É impossível não é? Mas eu juro que me lembro”.

Acho que o suspense exagerado até atrapalha um pouco, pois acabamos criando histórias na nossa cabeça até mais intensas e elaboradas que o final que nos é apresentado. Mas, talvez, isso torne a história um pouco mais real; a dor, às vezes, é mais simples do que a nossa criatividade pode criar.

Talvez não seja um livro para qualquer um, por ser bem forte, mas acaba unindo uma mensagem importante com um formato sensível que a transforma em uma leitura bem interessante.

A IMPOSSÍVEL FACA DA MEMÓRIA

Autor: Laurie Halse Anderson

Tradução: Heloísa Leal

Editora: Valentina

Ano de publicação: 2019

A adolescente Hayley Kincain e o pai, Andy, passaram cinco anos viajando de caminhão, fugindo das lembranças que os assombram. Agora, estão de volta à cidade natal de Andy para tentar levar uma vida “normal”, mas os horrores que ele testemunhou na guerra ameaçam destruir a existência de pai e filha. De mãos e pés atados, Hayley é obrigada a vê-lo ser lentamente derrotado pela depressão, e se entregar às drogas e à bebida para calar os demônios interiores. É então que seu próprio passado vem à tona, e o presente se estilhaça… anunciando um futuro totalmente incerto. O que você deve fazer para proteger a vida de seu pai quando a morte o está rondando? Que atitude tomar quando os papéis de pai e filha se invertem? E o que acontece quando aquele garoto encantador e divertido entra no seu mundo sem pedir licença e, pela primeira vez, você se vê pensando no futuro? Atual, surpreendente, irresistível, A impossível faca da memória é Laurie Halse Anderson no seu auge.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros