xadrez

A nova novela da Globo vai começar em alguns dias, mas aqui no mundo real, a ficção do teaser dessa novela é a mais pura realidade.

Somos peões, todos nós, pra alguma coisa ou pra outra. Fazemos o que o chefe quer, mesmo que seja errado ou não concordemos, e não mudamos de emprego porque alguém disse que o momento não é ideal. Contamos a mais comum das mentiras, toda vez que dizemos que estamos bem quando alguém pergunta, pela simples comodidade de não decepcionar ou não ter que explicar, se abrindo e expondo um parte de nós que normalmente fica escondida, a fragilidade.

Quando falamos com nossos pais, quase sempre há algo oculto, mas mostramos o que eles querem ver, somos o que eles querem que sejamos, poupa os sermões e as desavenças. Com os amigos somos tão indiferentes quanto eles, principalmente se você estiver inserido em um grupo. Fulano fala do beltrano e você ouve, beltrano fala do fulano e você ouve. Se você resolver falar, você se transforma no traidor fofoqueiro e isso não vale a pena, mesmo que saibamos que a sinceridade e a compreensão sejam a resposta.

No relacionamento, estamos preocupados em agradar o outro, saber como o outro passou o dia, se o outro está com fome, o que ele quer comer e o que quer fazer no final de semana. Se você for mulher, não faz mais que a obrigação; se for homem, é grudento demais. Que tal verdadeiro demais? Não. Somos o que as convenções querem que sejamos. Lutamos por nossos direitos, levantamos bandeiras. Mas cansa, a controvérsia cansa.

Em casa, ao receber visita, você limpa, esconde, disfarça, tenta por tudo no lugar. E ainda prepara um belo jantar ou uma maravilhosa sobremesa. Finge, sorri e fica feliz quando os visitantes vão embora. Agora tudo pode voltar a ser como antes. Até os mais íntimos amigos tem segredos e sim, pensam antes de falar, observando qual poderá ser o julgamento. E não se engane, ele quase sempre vem, mesmo que pela suas costas.

Somos peões. Peões que votam no partido da moda, ignorando o passado. Peões que não gostam daquela cantora ou daquela banda, porque ela tem uma rixa com a fulana. Peões que comem, bebem e são saudáveis, não pela importância disso, mas porque ser fitness está na moda. Peões que descobrem uma série nova e se tornam fãs do dia pra noite e ainda reclamam quando a nomenclatura poser aparece. Peões que não admitem que erram. Peões que não pedem desculpas. Peões que precisam mentir que fizeram festa no final de semana pra não perderem a popularidade. Peões que compram presentes sem sentimento. Peões que abrem sorrisos de mentira. Peões que com a mão que afagam, escondem o tapa.

No tabuleiro da vida você pode até ser rei, rainha, bispo, cavalo ou torre, mas em algum momento você vai ser o peão de alguém. Somos todos peões, uns dos outros, uns para os outros. E essa, é a regra do jogo.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros