Após o sucesso da primeira temporada desta comédia brasileira, dona Isadir (Rodrigo Sant’Anna) retoma para suas “aventuras” atrapalhadas na casa do seu filho ao lado da nora que ela odeia e dos netos que ama.

A segunda temporada começa de onde a primeira terminou: na prisão. Após Isadir ir presa, acompanhamos ela saindo da prisão com amizades feitas entre os presidiários ao lado de altos contatinhos arranjados lá. Ela retoma à pequena mansão do seu filho e nela fica até que a sua obra no apartamento acabe. O problema para a nora de Isadir é justamente o fato de que esta reforma parece obra de igreja, ou seja, inacabável…

Em apenas dez episódios, mais ou menos curtos, acompanhamos novas atrapalhadas de dona Isadir, sua amiga Fátima e o resto da família, passando por inúmeras situações inusitadas, complicadas e desastrosas, mas mantendo a essência do que é uma família brasileira que, apesar de suas divergências, conflitos pessoais e de interesse, ainda existe aquela essência familiar que ronda todos os membros.

O retrato de A sogra que te pariu é apresentado com críticas construtivas carregadas de humor que denunciam as fragilidades da sociedade brasileira: a pessoa rica e esnobe, a desigualdade social, o impacto das classes econômicas, o poder de compra das famílias, as questões de gênero e orientação sexual e até os pequenos detalhes como criminalidade, desemprego e etc.

Sinto que esta temporada manteve o padrão de qualidade da série e do humor contido carregado por estas críticas sociais. Apesar disto, é possível observar como os episódios desta segunda temporada estão mais carregados de propaganda (em média uma por episódio) que é apresentada hora de forma sutil e hora de forma bem direta. Outra questão a mencionar é que o humor desta vez foi recheado de um pouco mais de questões relacionadas a uma “comédia romântica” bem brasileira, o que torna algumas coisas um pouco bobas demais ou até incômodas. Porém isto não predonima toda a temporada, mas causa um impasse ao comparar com a primeira.

Por outro lado, ganhamos algumas participações especiais como a da Pequena Lô, famosa no Tiktok, que teve uma leve aparição em um dos episódios para elevar a qualidade do humor. Infelizmente a participação é tão pequena que parece uma tentativa dos roteiristas de tirarem doce da boca de criança.

A temporada finaliza com um espaço para encaixar uma continuação com um rumo diferente. Pode ser promissor. De qualquer forma, creio que não demorará tanto para ter uma continuação se esta segunda temporada trouxer resultados positivos. Eu não duvido. Particularmente gosto bastante da comédia e me faz lembrar muito Minha mãe é uma peça, que de fato inspirou muitos comediantes brasileiros a trazerem um humor crítico a respeito das relações familiares no contexto da sociedade brasileira. Espero que novas temporadas surjam em breve!

A SOGRA QUE TE PARIU (2° TEMPORADA)

Diretor: Marco Rodrigo

Elenco: Rodrigo Sant’Anna, Solange Teixeira, Lidi Lisboa.

Ano de lançamento: 2023

A intrometida e descontraída Dona Isadir vai morar com a família de seu filho para passar a pandemia em segurança. Era para ser temporário, mas ela não quer mais sair do lugar e, sem querer, provoca o caos na vida de todos.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros