All That’s Left in The World, ou Tudo Que Resta no Mundo em uma tradução literal, é o romance de estreia do autor estadunidense Erik J. Brown. Lançado em março de 2022 pela editora Balzer+Bray, mas sem previsão de vinda para o Brasil.

Sobre o livro

All That’s Left in The World é um romance pós-apocalíptico, onde o mundo foi devastado por um vírus mortal. Os únicos sobreviventes, assumidamente imunes ao vírus, agora disputam pelo o que sobrou da Terra.

Andrew está em apuros, está machucado, com fome e cansado. É quando encontra uma pequena cabana no meio da floresta, lá ele conhece Jamison. Andrew e Jamie (como prefere ser chamado) são completos estranhos, mas são as primeiras pessoas que veem em meses e podem ser os últimos sobreviventes.

Oh meu Deus, isso é adorável ou meus padrões foram apocalipticamente rebaixados?

Uma amizade que começa cheia de desconfiança e segredos, mas quando precisam deixar a cabana, sua relação se torna algo mais. Uma viagem que mostrará a verdadeira natureza dos seres humanos, mas principalmente deles.


Minha opinião

All That’s Left in The World mistura várias coisas que particularmente me agradam muito: um mundo pós-apocalíptico, romance queer, slow burn e muitas referências à cultura pop!

Passei o último dia e meio mancando pela floresta procurando algum abrigo e uma maneira de limpar minhas feridas. Encontrar alguns suprimentos médicos, uma despensa cheia de comida e Tom Holland também não faria mal. Em vez disso, aqui estamos nós. E nenhum Tom Holland à vista.

Como todo bom mundindo devastado, seja por um vírus mortal ou zumbificador, no final todos sabemos que o problema mesmo são os seres humanos. Bem como o problema, os humanos também são a solução, nós gostando disso ou não. Somos uma espécie social, dependemos um dos outros e é isso que All That’s Left in The World mostra.

Andrew está vagando sozinho há meses quando encontra Jamie, também está sozinho. Jamie o abriga e ajuda com seus machucados. A amizade dos dois é tão linda de se ver florescendo, com Andrew narrando filmes cult que Jamie nunca assistiu e Jamie contando os filmes da Marvel em troca.

Mas então eu olho para ele; ouço sua risada, vejo seu sorriso, e a escuridão se desfaz. Então eu tenho esperança – mesmo que por pouco tempo – porque sei que há algo neste mundo pelo qual posso lutar. Algo pelo qual lutarei se for preciso.

Quando os dois são obrigados a deixar a cabana, acabam encontrando uma variedade de personagens maravilhosos que os ajudam e acolhem. O que mais gostei nesse livro é a diversidade nas idades dos personagens, como Henri e Cara. Henri é uma senhora que perdeu toda a família, mas tem esperanças que a filha mais nova esteja viva do outro lado do país. Cara é uma jovem introspectiva, mas muito inteligente que ajuda os dois adolescentes quando eles estão em apuros e acaba virando companheira de viagem deles.

Foi uma leitura muito rápida e fluida, mas que toca pontos sensíveis como o luto. Uma ótima mistura de ação, romance, luta pela vida e lições. Merece muito uma continuação, mas o final é satisfatório, de certo modo. Pode não agradar tanto quem gosta de finais bem fechadinhos, geralmente sou uma dessas pessoas, mas acho que aqui funcionou muito bem. Muito indicado para fãs de Os Dois Morrem No Final.

ALL THAT’S LEFT IN THE WORLD

Autor: Erik J. Brown

Editora: Balzer + Bray

Ano de publicação: 2022

Quando Andrew tropeça na casa de Jamie, ele está ferido, faminto e não tem mais nada a perder. Um patógeno mortal matou a maior parte da população mundial, incluindo todos que os dois garotos já amaram. E se esse novo mundo lhes ensinou alguma coisa, é a terem medo do que outras pessoas desesperadas farão. . . então por que parece tão fácil para eles confiarem um no outro? Depois que o perigo invade seu abrigo, eles fogem para o sul em busca de civilização. Mas algo não está certo na história de Andrew e pode custar tudo a eles. E Jamie também tem um segredo. Ele está começando a sentir algo mais do que amizade por Andrew, adicionando outra camada de medo e confusão a uma jornada já tumultuada. O caminho que os espera é longo e, para sobreviver, terão que se desfazer de seus segredos, enfrentar as consequências de seus atos e encontrar coragem para lutar juntos pelo futuro que desejam. Apenas uma coisa parece certa: tudo o que resta em seu mundo é a atração inegável que eles têm um pelo outro.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros