O primeiro livro de romance contemporâneo de uma das mais queridas do universo do booktube, Paola Aleksandra, tem sua edição amorosamente caprichada pela Harlequin em 2023.

Sobre o Livro
Oque você faria se tudo o que você viveu sonhando – um homem para chamar de seu amor, um companheiro para vida toda, um esposo para gerar filhos maravilhosos – acabar em ruínas em pleno a um noivado? Pois bem, Laura está vivenciando o pós-término de um noivado que acabou não dando certo.
Agora ela tem que reiniciar sua vida. Desfazer tudo o que construiu ao longo dos anos com seu ex-noivo, um grande amigo seu que esteve presente praticamente na sua vida toda. Laura deve também desmontar toda a casa que vinha montando com ele. Aonde moraria? O que faria? Como ficaria em relação ao trabalho? Seria possível continuar uma vida feliz?
“- O segredo é conhecer seus medos, não se livrar deles.”
Laura decide então morar com sua melhor amiga. Mas é aí que a mudança na sua vida mostra o que as coisas esperavam por ela. Talvez seja só questão de tempo até que tudo se ajeitasse. Em contrapartida, talvez fosse só uma questão de estar no lugar errado na hora errada. De qualquer forma, o destino é imprevisível, mas assim como Laura, não podemos desistir de nosso futuro.
Minha Opinião
Esse foi meu primeiro contato com uma obra da Paola. Apesar de eu já a ter conhecido e visto seus livros, nunca tive coragem de sair de minha bolha e adentrar em um livro típicamente romântico, mais leve, doce e delicado. E é tudo isso que de fato encontrei em Amor às Causas Perdidas.
“- […] Talvez compartilhar suas dúvidas com alguém alivie o fardo de lidar com o futuro.”
Mesmo não sendo um gênero que me agrade, as vezes é maravilhoso se abrir a esses momentos pois cada estória que nós nos adentramos, podemos encontrar um universo de possibilidades que possa nos enriquecer ou agregar em algo para nossa vida.
Aqui Paola fala sobre não se perder e nunca desistir. Por mais que ela não seja direta com isso, a mensagem que levamos ao longo do livro é diretamente relacionado a se encontrar na vida. As vezes sonhamos com um par romântico perfeito, uma casa maravilhosa, uma estabilidade no emprego e lindos filhos para agregar à família. Porém nem sempre conseguiremos tudo o que gostaríamos de ter, o que sonhamos para ter. Pode ser que até consigamos, depois de muito sofrimento, dor e uma longa jornada vivida. A vida é assim, mas não é para nos mantermos perdidos quando precisamos estar firmes e seguir em frente.

“[…] Todas as malditas vezes que tentei fugir dos meus medos e recomeçar, eles arranjaram uma forma de me encontrar.”
Paola cria personagens maravilhosos que refletem muito a pessoas de nosso dia a dia. Há uma participação interessante de personagens gays e uma delicadeza em tocar em assuntos delicados e complexos para a sociedade ainda hoje, o que mostra a capacidade da Paola em abordar temas delicados da melhor forma possível, trazendo domínio no assunto e o devido cuidado em abordár-los.
Temos também um humor carregado. Momentos icômicos, inúmeras conversas por whatsapp, e-mail e diversos poemas que agregam ao contexto da história no início de cada capítulo.
Laura representa a situação peculiar de muitas mulheres brasileiras. Apesar das diferenças de vivência de cada um, é possível extrair certas identificações quanto a situação passada por ela. Cada momento é muito bem narrado e detalhado na medida certa. Ler este livro é uma oportunidade de se envolver em uma estória bela e muito bem elaborada. Experimente!


AMOR ÀS CAUSAS PERDIDAS
Autor: Paola Aleksandra
Editora: Harlerquin
Ano de publicação: 2023
Laura sempre amou uma causa ― supostamente ― perdida. Amante de contos de fadas e finais felizes, e apresentadora de um podcast em que comenta histórias alheias de amores fracassados, ela sempre conseguiu ver o copo meio cheio e acreditar que tudo dá certo no final. Mas a coisa muda bastante de figura quando ela própria começa a se ver como um caso sem salvação, depois de descobrir que sua vida foi baseada em uma mentira e cortar relações com a família. Ao se ver incumbida de escrever uma matéria com o potencial de expor todas as suas feridas para a revista em que trabalha, talvez as palavras de um desconhecido ditas três anos antes possam ajudá-la em sua jornada pessoal de recomeço e autoaceitação. Téo é um médico geriatra com medo da morte, portanto está muito familiarizado com a irremediabilidade de certas causas. Mas, um tanto perdido, ele começa a questionar se deve insistir em sua residência médica em Minas Gerais, afinal, como seguir um caminho que vai mantê-lo longe da família, quando o que mais quer é cuidar dela? Então ele decide voltar para casa, só que não esperava encontrar alguém ocupando seu quarto… e com o potencial de ocupar um lugar ainda mais especial. Neste romance contemporâneo de Paola Aleksandra, Laura e Téo vão se ver no meio de um turbilhão que não apenas irá obrigá-los a entender seus medos, como enfrentá-los e assim decidir por quais causas vale a pena lutar.