Blog-key-on-keyboard

A sugestão de analisar o blog é um dos temas do mês do Rotaroots, porém, resolvi matar duas coisas de uma vez, e junto com essa blogagem coletiva vou responder o Meme One Lovely Blog Award, que a queridona da Carol do Expresso pra Dois me indicou. Pra isso vou usar a primeira pergunta do Meme para fazer a análise e compartilhar minhas impressões e os outros itens vão acabar por complementar.

1- Porque decidiu criar um blog e quando começou?

Eu decidi criar um blog porque morava no interior, meus amigos não gostavam das mesmas coisas que eu, eu queria falar sobre essas coisas e queria poder expressar minhas opiniões também. Por isso, em 2004 eu tive meu primeiro blog e depois deles muitos vieram. O que mais durou e que era até “bem sucedido” na época, foi o meu blog mais dark, o Portal da Morte. Lembro que ganhei vários awards com ele e conheci muita gente bacana também. Aliás, a maioria dos amigos da blogsfera old school que conheço e interajo é dessa época. Depois veio o Sonhos de Papel, que teve seus altos e baixos, idas e vindas, até que o hiatus se tornou eterno. No final de 2013 estava ansiada, querendo colocar pra fora uma série de pensamentos e foi ai que surgiu a ideia para o Resenhando Sonhos. Apesar do nome ser “Resenhando”, fazer resenhas não estavam nos planos principais. Hoje penso que foi meu sub consciente agindo, já que logo em seguida os livros começaram a aparecer por aqui e nunca mais pararam.
Sei que resenhas é um assunto que não é pra todo mundo, aliás, tem um público bem específico e consequentemente não vai atingir tanta gente como posts de opinião, por exemplo. Nunca houve a intenção de transformar o Resenhando em um blog literário, pois gosto de falar sobre muitas coisas, por isso tenho postado apenas uma resenha por semana, por mais que por vezes tenha várias prontas para liberar.
Resolvi escrever sobre livros porque meus amigos tem gostos literários diferentes dos meus e sentia a necessidade de compartilhar minhas impressões, bem como manter um registro daquilo que li e o que achei sobre a leitura. Por vezes pego livros que li a dez anos atrás e vejo como seria útil se naquela época tivesse escrito um pequeno relato com os pontos mais importantes pra ajudar a atiçar a memória algum tempo depois.
Nunca restringi os assuntos, mas aqui não é um lugar para encontrar tutoriais de maquiagem, comprinhas do mês (a não ser que sejam os livros do mês) ou looks do dia. Deixo a parte da moda para as que entendem – ou fingem que entendem – do assunto. E isso não é uma crítica, afinal tenho muitos blogs desse estilo no meu feed e aprecio sim, quando o conteúdo é positivo e bem feito.

2- Quais benefícios o blog te traz?

O simples fato de eu poder escrever sobre o que eu quiser já é por si o maior benefício. Não preciso guardar minhas opiniões e críticas sobre o mundo ou sobre um filme qualquer, posso compartilhar aqui. Outra coisa é a quantidade de gente bacana que eu conheci nesses mais de 10 anos. Muitas blogueiras, muitos blogs legais. Gente que é parecida comigo e gente que é diferente. Gente que nunca vi, mas que considero pra caralho.

3- Qual o post mais acessado?

Meus posts mais acessados são meus posts de opinião, por incrível que pareça, tem gente que gosta de vir ler o que eu acho sobre as coisas ;) Meu top três é:

E a minha resenha mais visitada é a de O Diário de Anne Frank. O vídeo no canal já tem mais de 1.500 visualizações. Pode parecer pouco, mas pra mim é muuuuita gente!

4- Você usa as Redes Sociais?

Sim e muito. Só não uso mais pra não atrapalhar no trabalho. Facebook, Twitter, LinkedIn Instagram, Skoob, até Google Plus, acredite se quiser. Recentemente me cadastrei no tal de Ello, mas por hora ta uma várzea por lá.

5- Como o blog tem evoluído?

Olha, não sei. Eu não fico pensando muito nisso. É claro que fico feliz com cada comentário, cada curtida na pagina do face e principalmente cada inscrito no canal. Cada uma das poucas, porém valiosas pessoas que passam por aqui. Acho que evolui quando deixei somente de escrever e passei a “falar”, sobre livros e quem sabe futuramente sobre outras coisas também. Quando resolvi dar a cara a tapa e criar um canal. De resto acho que estamos seguindo em frente. Se mantendo vivo por um ano o Resenhando é uma grande evolução pra mim. Tenho alguns planos pro futuro, mas bem, quem seguir acompanhando aqui, verá ;)

6- Já viveu algum fato importante por causa do blog?

Como já disse, fiz muitos amigos com o blog e isso é super importante pra mim. Eu não fico falando sobre ele ou indicando pras pessoas, e quando alguma pessoa que me conhece acaba por “descobrir” o Resenhando e vir falar comigo fico super feliz também. Fora isso nada demais, mas essas pequenas coisas acabam por serem importantes pra mim e me motivam a seguir escrevendo.

7- De onde nasce a inspiração para escrever e continuar com o blog?

De tudo e de nada. Tem dias que não sei o que escrever ou não tenho vontade, apesar de ter um caderno cheio de itens. Às vezes saio pra simplesmente ir no mercado e algo acontece e acaba virando um post. Um filme bom, um livro bom. Uma série, uma tag, algo legal na internet. Sei que inspiração e difícil faltar. O que falta por vezes é vontade e tempo.

8- O que você tem aprendido a nível profissional e pessoal esse ano?

Esse ano foi um ano de aprendizagem pra mim. Conheci muito de mim mesma, com algumas situações e fases que tive em 2014. Também conheci algumas pessoas bem legais a nível profissional e acho que evolui um pouco. Tem várias coisas que planejei e não saíram do papel, mas teve muita coisa bacana que eu consegui alcançar :D

9- Qual a sua frase favorita?

Quanto tempo dura o eterno? Às vezes apenas uma segundo. (Alice no País das Maravilhas)

10- Qual o conselho você daria para quem está começando agora no mundo dos blogs?

Faça por amor, jamais por dinheiro ou fama.
Eu fico tão triste quando entro em alguns blogs novo, que estão se promovendo e vejo claramente que o objetivo é “ficar famosa” na blogsfera. Pra isso as pessoas falam de coisas que não sabem e não gostam.
Escreva um blog porque você gosta de escrever, de compartilhar. E o mais importante, fale daquilo que você gosta. Jamais tente imitar o outro, porque não dá certo.

E já que eu estou fazendo um mix entre duas coisas vou dar uma roubadinha e ao invés de indicar 11 blogs para responder, vou deixar em aberto para quem quiser responder ;)

Porém, eu ficaria feliz em ver essas perguntinhas respondidas no Dê Repente Alguém Lê, Sai da Minha Lente, Erro de Continuidade, Não Me Mande Flores e, pra motivar a Erika a voltar, o Cansei de Ser Nerd, que agora está duplamente intimado!

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros