Anjo Mau é do autor nacional Milton Tiutiunic e foi lançado em 2015 pela Editora Schoba.

Sobre o livro

Anjo Mau vai caminhar ao longo da história desse ser caído que dá nome ao livro e que, após ser rejeitado por seu Deus, fica a mercê na terra, em busca de achar formas de corromper a humanidade e fazer da obra do “todo poderoso” um fracasso. Revivendo eventos bíblicos e históricos – com direito à presença de Hittler – , veremos a influência que esse ser consegue exercer sobre as pessoas, despejando o caos e a maldade por onde passa.

Porém, ao contrário do que esse Anjo possa imaginar, a raça humana é forte e enquanto se mostra suscetível, também prova que sua jornada não será fácil ou rápida e que milhares de anos  se passarão enquanto ele perambula pela terra em busca de sua vingança.

“A assombração de ficar parado na inércia é pior, bem pior, que iniciar uma nova luta e ser derrubado de novo.”

Além disso, no início da narrativa somos apresentados a um personagem misterioso e do período atual, que passará por certas dificuldades ao longo da vida. E é assim que ele vai nos mostrar que os obstáculos estão em nosso caminho muita vezes porque alguém os colocou lá e há várias formas de seguir em frente.

E é entre o conhecido e o desconhecido, o explicável e o inexplicável, que o autor conduzirá essas histórias turvas e que pertencem um pouco a todos nós.


Capa e Edição

A capa me pregou uma peça, como eu comentei no vídeo resenha, o meu cérebro acabou visualizando a um primeiro olhar algo completamente diferente e, somente depois de já ter o livro em mãos, é que constatei que realmente se tratava de um anjo de cabeça pra baixo, nosso protagonista. Além disso também há a imagem de Hittler e de seus exércitos, retratando um nos momentos mais lembrados da história do mundo.

Mais uma vez a editora Schoba fez um ótimo trabalho na edição, com boa revisão e inícios de capítulos marcados pelo detalhe da asa. Como esses capítulos são super curtos e a letra também é grande, a leitura flui super bem, e as 130 páginas que compõem Anjo Mau podem ser facilmente devoradas com apenas uma hora de dedicação.

20151116_214356


Minha opinião

Esse é um daqueles livros que tem uma boa sinopse, uma boa capa, um bom nome e também uma boa história. E olha que quando solicitei para a editora estava com outra coisa na cabeça, o que me surpreendeu ainda mais.

Para começar, essa premissa de ter como background fatos históricos e/ou bíblicos e reescrever uma história passando por entre eles já é algo que me encanta pois é um tipo de leitura que adoro fazer, e já é meia certeza de acerto comigo. Em segundo lugar, a forma como Tiutiunic conduz a narrativa, sem enrolação, prezando por capítulos curtos e sucintos e que mesmo assim são capazes de entregar a história inteira sem partes faltando, também é bastante impressionante.

20151116_214334

Aqui, eu como boa leitora, não posso deixar de fazer uma comparação entre o Anjo Mau e A Batalha do Apocalipse, do também autor nacional, Eduardo Spohr. E, se você já leu esse livro, talvez tenha visto na fórmula uma semelhança. Porém, é exatamente na forma breve que apresenta os fatos e na não necessidade de criar todo um mundo fantasioso para contar a história, que ambos os enredos e autores se distanciam. E eu fiquei bastante aliviada por isso.

Anjo Mau vem com a missão de não apesar entreter, mas aparentemente fazer como que enxerguemos a frente dos nossos atos, e olhe fundo em busca dos verdadeiros motivos pelos quais tomamos certas decisões ou escolhemos certos caminhos. É um livro sobre escolha, consequência, inteligência e, porque não, ganância.

A presença da primeira parte, onde não se mostra realmente quem é o personagem ou qual o seu verdadeiro propósito, ajuda a criar um mistério que deve ser revelado em histórias futuras, ainda sem data de continuidade. Porém fica a certeza, ao fim do livro, de que a história desse Anjo Mau e tampouco do personagem misterioso, não chegou ao fim e que vamos ouvir falar novamente de Milton Tiutiunic quando ele der continuidade a trama.

20151116_214323

Uma coisa que me deixou feliz foi ver na orelha do livro que traz um breve parágrafo sobre o autor, que ele lia e se sente influenciado por autores como o Paulo Coelho, que para quem não acompanha o canal, talvez não saiba, mas se trata de um autor que eu gosto e admiro muito, apesar da má fama que foi disseminada aqui no Brasil, seu país de origem.

Com isso, chego ao fim dessa resenha dizendo que já formulei algumas teorias de como essas histórias podem progredir e quem sabe até se encontrar. Espero realmente que haja uma continuidade para saciar todas as mentes curiosas que ficarão matutanto o que esse Anjo aprontará em seguida para tentar corromper a nós, reles humanos.

ANJO MAU

Autor: Milton Tiutiunic

Editora: Schoba

Ano de publicação: 2015

Mesclando o fictício ao real, esta história cria uma nova realidade sobre Hitler e sobre como e porquê ele fez o que fez. “A lua era cheia. A data, 21 abril de 1937. Sexta-feira. E o homem chegou ao seus domínios com a sua presa. — Que farei agora? — perguntou ao anjo mau. E respondeu o anjo mau: — Degole o ser impuro! E, com uma espada afiada, o homem degolou a criança e bebeu de seu sangue. Derramou o restante do líquido vermelho sobre uma banheira e deitou-se sobre ela. Então, o anjo mau, com nostalgia, pôs a mão na cabeça do homem e disse: — Amaldiçoo-o com todo mal possível. E completou ainda o anjo: — Teu nome agora será Hitler.”

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros