Anne e a Casa dos Sonhos é o quinto livro da série Anne de Green Gables, escrito pela autora canadense Lucy Maud Montgomery e publicado originalmente em 1917. Uma das suas tantas versões é a da editora Ciranda Cultural, lançada em 2020.

Sobre o Livro

Finalmente Anne realiza seu sonho de ter um belíssimo casamento com seu amado Gilbert, que acontece em Green Gables, seu lar de infância, rodeada da família e dos amigos. É um momento marcado por emoção e despedidas, seguido da partida do casal para sua nova vida. Eles se mudam para uma casa alugada antiga que encontraram em Four Winds, uma cidade portuária, e o local se torna a moradia dos sonhos de Anne.

Conheça mais sobre Anne de Green Gables

Gilbert passa a trabalhar como médico numa clínica no centro da cidade, enquanto Anne passa os seus dias realizada em sua amável casinha e ávida para conhecer e fazer amizade com os moradores locais que não são muitos, apenas a jovem e reservada Leslie, com uma trágica história de vida, o experiente capitão Jim, responsável pelo farol da cidade e um exímio contador de histórias, e a amarga senhorita Cornélia, que tem muita aversão aos homens e uma língua muita afiada.

– (…) Oh, veja Gilbert, lá está o nosso lar! Estou contente por temos deixado a luz acesa. Detesto voltar para uma casa escura. A luz de nossa casa, Gilbert! Não é adorável?

Entre aquelas quatro paredes e cercados por uma paisagem estonteante, Anne vai viver seus primeiros anos de casada na sua “casa dos sonhos” com muito amor, felicidade, companheirismo, perdas e superação com Gilbert. Serão muitos altos e baixos, risos, lágrimas e fortes emoções, sempre prontos para passar por tudo aquilo juntos.


Minha Opinião

Aqui Anne começa o livro com 25 anos, quando se casa e se muda para sua casa dos sonhos, e termina com 27 anos, quando vai embora de lá para um novo lar. Mais uma vez somos encantados com o jeito particular e incrível de Anne de construir laços tão intensos em qualquer lugar que ela vai, que ficam marcados na vida dela e das pessoas que ela conhece para sempre.

Isso fica muito evidente, mais uma vez, com os novos personagens secundários desse livro. O capitão Jim, Leslie e a senhorita Cornélia possuem suas próprias histórias de vida, aventuras e traumas que viveram, que nos levam a refletir sobre os diferentes pesos da tristeza, e a necessidade de compreensão e empatia pelo próximo. Eles são ótimos e muitos bem desenvolvidos, nos levando a torcer para que tudo dê certo no final para eles.

A morte se torna mais amistosa, conforme vamos envelhecendo.

Como nem tudo são flores na vida, Anne também passa por uns momentos sombrios e depressivos que me pegaram de surpresa. Eu realmente não esperava que logo a Anne passaria por isso, mas o banho de água fria serviu para trazer a história para mais perto da realidade, infelizmente, e mostrou que nem mesmo as pessoas mais positivas conseguem se manter assim o tempo todo.

Mas é admirável a força de Anne para conseguir passar por todas as adversidades com a ajuda das pessoas que a cercam, isso mostra a importância de estar sempre rodeado de amizades que só querem o seu bem. Esses momentos difíceis fazem parte de seu amadurecimento, mas sem nunca perder a sua essência, ela continua encarando a vida com brilho nos olhos, não importa o que aconteça.

Esse livro é um misto de emoções, com muita dor e sofrimento em alguns momentos, mas também muita felicidade e amor em outros, então talvez por isso ele seja tão bom e tenha se tornado um dos meus favoritos dessa série. Todos os temas são tratados de forma muito sensível e tocante, não importa se sejam acontecimentos bons ou ruins, tudo é abordado com muita delicadeza e sutileza, uma marca já registrada dessa autora nas histórias da Anne.

Eu adoro as descrições da Anne com relação a cada nova pessoa que ela conhece ou lugar que ela chega. Ela narra a casa dos sonhos com tanta riqueza de detalhes e com tanta admiração, que é possível imaginarmos com clareza como ela é e sentirmos a mesma felicidade dela. É por isso que eu adoro acompanhar todas as fases da vida da Anne.

ANNE E A CASA DOS SONHOS

Autor: Lucy Maud Montgomery

Tradução: Rafael Bonaldi

Editora: Ciranda Cultural

Ano de publicação: 2020

Sob o sol de Green Gables, onde tudo começou, Anne e Gilbert selam o relacionamento e assumem um futuro juntos. Uma oportunidade profissional aguarda Gilbert em Four Winds; e, nesse lugar, rodeada de árvores e um riacho, está a casa dos sonhos de Anne. Lá, conhecerão o capitão Jim e a Leslie Moore, vizinhos com histórias surpreendentes para compartilharem com o casal, que passará por momentos difíceis e alegres em seu primeiro ano de casados.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros