As Crônicas de Nárnia é uma série de sete livros que tem edição em um único volume pela Martins Fontes em 2011.

Sobre o Livro

Sendo um dos clássicos da fantasia, C. S. Lewis narra grandes aventuras dentro de um mundo fantasioso e escondido dos olhos dos adultos. São as crianças as aventureiras nestes sete livros e não jovens adultos como se espera nas fantasias atuais. E todos eles vivendo um mundo diferente e mágico que se chama Nárnia.

Nestes sete livros conhecemos a formação de Nárnia, as primeiras aventuras dos irmãos Pedro, Edmundo, Lúcia e Susana que já inspiraram filmes de sucesso nos cinemas, histórias ainda não contadas na telona e o grande desfecho com o último livro da série e a conclusão das aventuras em Nárnia que ainda o cinema não pôde mostrar.

“Era uma vez quatro crianças – Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia – que se meteram numa aventura extraordinária, já contada num livro que se chama O leão, a feitiçeira e o guarda-roupa.”

Lewis junto com Tolkien fizeram história com o gênero de fantasia na literatura. Porém, a diferença entre os dois é que Lewis se dedica para um público infantil apesar de suas histórias encantarem pessoas de qualquer idade.

Minha Opinião

Já li e reli os sete livros dessas crônicas. São histórias muito especiais para mim. Toda vez que relembro os momentos vividos nesta série, me sinto em um canto diferente, confortável e único. Pois os filmes que vi quando era pequeno se somam com o que li já adulto. E isso me faz ter inúmeras sensações.

Apesar de eu não ser religioso, Lewis mescla muito bem o cristianismo com o mundo que ele cria. Ele dá um ar de superioridade a Aslam que para alguns pode ser até chato mas para mim é um personagem tão especial na história que me faz vê-lo como uma divindade. E quem sabe Lewis quis passar esta ideia de Aslam. Apesar de ser um leão, passa uma imagem de pai, de protetor, cuidador e acolhedor.

“- Depressa! – disse Pedro. – Não temos outro lugar. – E abriu de repente o guarda-roupa. Amontoaram-se os quatro lá dentro, sentando-se ofegantes no escuro. Pedro segurou a porta encostada, mas não a fechou completamente: como todas as pessoas de juízo, sabia muito bem que nunca devemos nos fechar dentro de um guarda-roupa.”

Confesso que nem todos os livros são legais. Para mim os mais chatos são aqueles que não tinham a presença dos irmãos. É como se Nárnia e as aventuras neste mundo estivessem contidos ao redor deles. As outras histórias são complementos até que importantes para o fechamento da série, mas parece que se foge um pouco da atenção principal. Por isso para mim o livro mais chato de ler foi A Cadeira de Prata, apesar de eu até ter gostado de O Cavalo e seu Menino. Já um dos meus favoritos não deixa de ser O Leão, a Feitiçeira e o Guarda-roupa além também de O Príncipe Caspian e A Viagem do Peregrino da Alvorada.

E já posso afirmar que o final desta série é uma das melhores conclusões que já li. Termina de forma tão especial mesmo que Lewis conduz alguns personagens que nós gostamos na história para um contexto que poderia ser de outra forma. Mas confesso que o último livro da série é um pouco chato de ser lido até chegar nos capítulos finais. Não se formou uma aventura interessante entre os personagens vividos. Parecia que faltava alguma coisa para dar mais magia às páginas.

“Esta história nos conta algo que aconteceu durante a guerra, quando tiveram de sair de Londres, por causa dos ataques aéreos.”

De qualquer forma eu tenho um carinho por esta série. Talvez alguns podem achar que a leitura seria muito infantil mas confirmo que está longe de ser uma leitura infantilizada. Ao contrário. Ela é capaz de atender a todos os públicos que possuem a capacidade de imaginar e se emergir nestas histórias. E só de escrever esta resenha já me deu vontade de reler toda a série!

AS CRÔNICAS DE NÁRNIA

Autor: C. S. Lewis

Tradução: Paulo Mendes Campos, Silêda Steuernagel.

Editora: Martins Fontes

Ano de publicação: 2011

Viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal – o que mais um leitor poderia querer de um livro? O livro que tem tudo isso é ‘O leão, a feiticeira e o guarda-roupa’, escrito em 1949 por Clive Staples Lewis. MasLewis não parou por aí. Seis outros livros vieram depois e, juntos, ficaram conhecidos como ‘As crônicas de Nárnia’. Nos últimos cinqüenta anos, ‘As crônicas de Nárnia’ transcenderam o gênero da fantasia para se tornar parte do cânone da literaturaclássica. Cada um dos sete livros é uma obra-prima, atraindo o leitor para um mundo em que a magia encontra a realidade, e o resultado é um mundo ficcional que tem fascinado gerações. Esta edição apresenta todas as sete crônicas integralmente, num único volume. Os livros são apresentados de acordo com a ordem de preferência de Lewis, cada capítulo com uma ilustração do artista original, Pauline Baynes. Enganosamente simples e direta, ‘As crônicas de Nárnia’ continuam cativando os leitores com aventuras, personagens e fatos que falam a pessoas de todas as idades.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros