Atenção!

Discute luto e pode conter gatilho para quem ainda está lidando com a perda de uma pessoa próxima.

As Dez Vantagens de Morrer Depois de Você é um lançamento de 2019 da Verus Editora, parte do Grupo Editorial Record. É o livro de estreia da autora brasileira Fernanda de Castro Lima.

SOBRE O LIVRO

Duas melhores amigas, muito diferentes uma da outra, tem uma ideia um tanto quanto estranha: elaborar dez desafios que a outra deve cumprir, no caso de morrerem primeiro. O que Gabriela não esperava, entretanto, é ter que cumprir a lista que a amiga Julia deixou tão cedo, aos 17 anos.

“A morte nunca é justa e sempre chega cedo demais, não importa a idade em que a gente se encontre com ela”.

É assim que Gabriela irá se deparar com dez envelopes contendo dez desafios que sua amiga Julia deixou em suas mãos. Em meio ao luto, será que ela conseguirá cumprir todos? Onde será que cada um deles a levará?


MINHA OPINIÃO

Discutir o tema do luto, principalmente da morte de uma personagem tão jovem, é um tema bem delicado, e é preciso tomar muito cuidado. E nisso Fernanda de Castro Lima acerta muito bem ao nos apresentar um livro fofo, tocante e que nos conquista.

Em cada envelope, Gabriela, que sempre foi mais tímida e conservadora que sua amiga Julia, é de fato desafiada, física e, principalmente, emocionalmente, a sair da sua zona de conforto. A cada desafio, ela se aproxima um pouco mais da sua amiga ousada e, ao mesmo tempo, encontra novas formas de lidar com o mundo.

“Falar sobre luto é reconhecer que acabou”.

É fácil fechar-se em sua ostra quando você está vivendo um processo de luto, mas o que a autora nos mostra através dessa história é o quanto é importante nos cercarmos de pessoas que nos querem bem e permitir que elas também nos ajudem.

Além disso, é muito bonita a forma como Julia continua presente na vida de Gabriela, que tem muito medo de esquecer sua amiga, mas vai aprender que deixá-la ir e seguir sua vida não significa esquecê-la. Ela já é, afinal, parte de quem ela é, e isso nunca vai mudar.

A narrativa se aproxima perigosamente do clichê em alguns pontos, mas isso não chega a prejudicá-la muito. Pois mesmo nesses momentos, ela atinge seu objetivo ao nos sensibilizar quanto à jornada da personagem e nos mostrar uma forma diferente e bonita de lidarmos com o luto.

 

AS DEZ VANTAGENS DE MORRER DEPOIS DE VOCÊ

Autor: Fernanda de Castro Lima

Editora: Verus Editora

Ano de publicação: 2019

Coisas mágicas acontecem quando a gente se abre para o mundo. Gabriela Muniz tem dez desafios a cumprir, um mais desconcertante que o outro. Saltar de paraquedas é só o começo ― ela ainda vai ter que distribuir abraços a desconhecidos, aprender a dançar, cantar para uma multidão, entre outros itens da lista que sua amiga Júlia deixou para ela. A ideia surgiu em uma tarde em que as duas não tinham muito o que fazer: inventar dez coisas para a amiga cumprir caso a outra morresse. E que fossem coisas absurdas, já que, aos dezessete anos, a morte era algo muito, muito distante. Mas, quando Júlia sofre um terrível acidente, resta a Gabriela a memória de sua melhor amiga ― e a lista de desafios, que agora terão de ser cumpridos. Entre situações que tiram a pacata Gabriela completamente da zona de conforto ― é sério que a Júlia incluiu “Se apaixonar” na lista? ―, ela talvez aprenda que a vida pode ser mais leve quando vivida com alegria e intensidade, e que coisas mágicas acontecem quando a gente se abre para o mundo.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

Parceiros