Estreado em outubro de 2018 na Índia, Assassinato às Cegas (Andhadhun) é mais uma produção da Bollywood disponível na plataforma Netflix, dirigido por Sriram Raghavan.

O filme se constrói em volta de um pianista cego, Akash, que sobrevive através da música em uma cidade indiana da região de Pune. Com o desenrolar da história, ele é contratado para tocar particularmente para um artista famoso da região. Porém, ao chegar na residência um terrível assassinato ocorreu no local e é a partir daí que o filme se sustenta por mais de duas horas.

Prometendo ser um filme de uma mescla de comédia, suspense e drama, ele realmente me conquistou com seus elementos que brincam com o próprio espectador. De início, o filme começa com uma cena sem contexto. Em seus primeiros trinta minutos, uma comédia se sustenta, de forma doce, simples e distrativa. Porém, após seus trinta minutos, os elementos se misturam: a comédia se une com o suspense dando um toque de humor ácido na história. Depois, no meio, os elementos se agregam à ação e ao drama típico das produções indianas, terminando com um final conclusivo para a trama.

Devo confessar minha surpresa. Quando vi o trailer logo pensei em já ser uma produção de qualidade, mas pus um pé atrás ao me deparar com as cenas. Parecia ser um filme sem muitas inovações, algo monótono e clichê, mas depois de assisti-lo uma satisfação me tomou conta. Os elementos são muito bem desenvolvidos com a história. Os personagens são bem interpretados com destaque ao artista que se passou pelo pianista, sabendo atuar perfeitamente o papel de um cego, o que lhe garantiu o prêmio National Film Award de melhor ator.

Foi de longe um filme que se baseava em um suspense em volta de ”quem matou a vítima?”. Na verdade, se constrói com a resposta já dada, o que me instigou ainda mais a saber como terminaria a história. O resultado do filme foi excelente, atendendo muitas das minhas expectativas. Realmente, os recursos que usaram para construir a história foram bem colocados pois conseguiram me prender do início ao fim.

Acompanhada com uma trama bem construída e posicionada, há detalhes que distorceram a qualidade do suspense com o uso excessivo das músicas de fundo. O uso dos personagens cantando no meio da história e com um suspense no meio não foi uma sensação boa, tirando um pouco do clima tenso.

Para fãs das produções indianas é quase um crime ainda não ter assistido ao filme. Para quem deseja começar a ver algum filme indiano, recomendo este pois é um filme leve, instigante e que apresenta a sociedade indiana de tão complexa, diferente e única que é além de estar conquistando ainda mais um público global por suas crescentes qualidades cinematográficas.

ASSASSINATO ÀS CEGAS

Diretor: Siriram Raghavan

Elenco: Ayushmann Khurrana, Abhishek Shukla, Anil Dhawan

Ano de lançamento: 2018

Ele é um pianista e deficiente visual que, sem querer, acaba no local onde um ex-ator foi morto. As reviravoltas na vida do músico mal começaram.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

Parceiros