Atenção!

Violência, suicídio, abuso de poder, bullying.

D.P. Dog Day é uma série de seis episódios lançada em 2021. É uma adaptação da Netflix do webtoon de mesmo nome criado por Kim Bo-tong, e conta no elenco principal com Jung Hae-in (Snowdrop) e Koo Kyo-hwan (Monstrous). A segunda temporada foi lançada no segunto semestre de 2023.

Como obrigatório para os homens sul-coreanos, o introvertido Ah Joon-ho (Jung Hae-in) se alista no exército. Não bastasse as diferenças gritantes com a vida de civil, ele se vê obrigado a encarar os diversos abusos e injustiças de seus superiores.

Joon-ho é convidado a fazer parte de uma unidade especial focada em investigar e capturar aqueles que fogem de seu dever militar. Ao embarcar em missões junto com o divertido Han Ho-yul (Koo Kyo-hwan), descobre outras histórias sobre a realidade o exército, de pessoas ricas com contatos que fogem da obrigação até fortes casos de bullying e vingança.

A realidade do exército é muito curiosa para quem não tem tanta familiaridade com esse cenário, talvez por isso D.P. Dog Day seja tão viciante, mesmo que cruel.

Durante o lançamento, houve muita discussão sobre as histórias mostradas e se o retrato tão pessimista do alistamento obrigatório não foi exagerado para fins de entretenimento, tendo em vista que o sistema está sempre sendo atualizado. Apesar de ser importante sempre levar em consideração que, como expectadores, só somos apresentados a versão dramatizada, essas histórias não devem ser simplesmente desconsideradas.

A série faz um bom trabalho em fazer o espectador refletir usando a jornada do protagonista. Passamos pelo nervosismo do alistamento junto com Joon-ho, vemos por seus olhos a rotina exaustiva do serviço militar, a relação complexa com seus companheiros e todo o abuso que pode acontecer quando muito poder cai nas mãos da pessoa errada. Não é um estilo de vida que atrai por sua calma e flexibilidade, suponho. Quando ele aceita a nova função, a série enche o protagonista e o espectador de dilemas uma vez que seu sucesso significa uma punição para aqueles desertores que sabemos ter boas razões para decidir fugir.

O tom é pesado em geral, mas, como é característicos das produções sul-coreanas, há momentos de quebra para evitar que toda a seriedade dos assuntos se torne sufocante. O alívio cômico vem na maior parte das vezes do personagem de Koo Kyo-hwan, Han Ho-yul, e das situações estranhas em que a dupla é colocada para as missões.

Cada caso é único e interessante em suas especificidades, com momentos que a série se torna quase como um mistério, aumentando ainda mais a curiosidade e atenção sobre as histórias retratadas.

Para os fãs de histórias críticas ou que somente procuram kdramas diferentes das comuns comédias românticas, D.P. Dog Day é uma produção extremamente bem-feita que merece ainda mais atenção por causa de seus temas.

D.P. DOG DAY

Elenco: Jung Hae-in, Koo Kyo-hwan, Shin Seung-ho, Kim Sung-kyun

Ano de lançamento: 2021/2023

Um jovem recém alistado no exército recebe a oportunidade de ser parte da unidade que caça desertores.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros