De férias com você é um livro único da autora Emily Henry. Publicado pela selo Verus Editora da Companhia das Letras em 2022.

Sobre O Livro
Poppy e Alex se conheceram na faculdade há dez anos, e desde então mantêm um acordo: todos os anos viajarão juntos no verão. Não importa onde ou como ambos estejam, a viagem é para se reconectarem nessa fase estranha da vida adulta.
No entanto, três anos atrás aconteceu algo entre eles que levou a romperem contato. Embora haja muita tensão e uma história inacabada, Poppy não quer que uma linda amizade tenha um fim. Ao mandar mensagem para Alex, é surpreendida com uma resposta amigável e emojis que só seu amigo de longa data poderia mandar.
Minha Opinião
Atualmente, Poppy trabalha para uma revista fazendo resenhas e dando dicas de viagens, algo que sempre esteve em seu sangue ao abandonar a faculdade e entrar nas viagens de verão com seu melhor amigo. No entanto, a vida não está às mil maravilhas mesmo morando no melhor lugar em Nova Iorque e com o emprego dos sonhos. Algo anda a incomodando, mas não sabe identificar bem o que é.
Até que o próximo verão se aproxima e não quer fazer mais do mesmo, mas sim, ter Alex de volta. Uma mensagem é o suficiente para colocar esses amigos de volta aos eixos com a ideia mais maluca que Poppy já teve: bancar uma viagem mesmo que a agência não esteja de acordo.
Com capítulos alternados entre passado e presente apenas pelo ponto de vista da Poppy, o leitor é conduzido até o primeiro ano de amizade entre os dois, e então acompanhamos progressivamente a evolução da amizade ao longo dos anos e o que levou para que essa linda relação fosse cortada.

“Tenho vontade de perguntar se ele quis falar comigo durante todo esse tempo, se chegou a digitar mensagens que não foram enviadas ou se pensou em telefonar […]“
As nuances de amigos que não tinham nada em comum para amigos que não conseguem ficar um dia sem conversar é bem engraçada, e dá uma visão de que não precisamos ser super parecidos com nossos amigos para que seja duradouro. Poppy é festeira, com o bichinho carpinteiro de conhecer o mundo e documentar tudo no seu blog, já Alex é mais reservado, prefere a introspecção na companhia de um bom livro, e mesmo assim são perfeitos juntos.
Amigos que se apaixonam não é meu clichê favorito, mas devo dizer que a Emily Henry me pegou nesse aqui. O modo como Poppy e Alex se importam um com o outro, mesclando a vida pessoal e ideal de vida deles construiu o tipo de livro que eu amo ler. Eles estavam ali pois se importavam muito um com o outro, e se não tem algo melhor que isso eu não sei. Era só alinhar as expectativas, e em algum momento da leitura acontece.
“Não podemos fugir de nós mesmo. De nossa história, de nossos medos, das partes de nós que tememos que sejam erradas.“
Esse livro conversa muito comigo, principalmente pelo humor ácido e descontraído da Poppy. Também é leve, do tipo que não queremos parar de ler até chegar na última página. A escrita da autora é super fluida, com boas descrições, nos levando junto nas viagens de baixo custo dos protagonistas, passando alguns perrengues com eles e dando boas risadas.
De férias com você é um livro sobre amadurecimento e fazer o que podemos para nos encaixarmos na vida de quem amamos, mas sem nos machucar. A Emily Henry foi excepcional nesse livro de estreia, trabalhando os capítulos intercalados com questionamentos interessantes e, é claro, dando personalidade, diferenças e um bom desenvolvimento para seus personagens.


DE FÉRIAS COM VOCÊ
Autor: Emily Henry
Tradução: Cecília Camargo Bartalotti
Editora: Arqueiro
Ano de publicação: 2022
Dois melhores amigos. Dez viagens de verão. Uma última chance de se apaixonar. Poppy e Alex. Alex e Poppy. Eles não têm nada em comum. Ela é uma garota rebelde; ele usa calça cáqui. Ela tem um desejo insaciável de viajar; ele prefere ficar em casa lendo um livro. E de alguma forma, desde uma fatídica carona na faculdade há muitos anos, os dois são melhores amigos. Durante a maior parte do tempo, Poppy e Alex moram longe um do outro ― ela em Nova York, ele em sua pequena cidade natal ―, mas todo verão, há dez anos, embarcam juntos em uma semana deliciosa de férias. Até dois anos atrás… quando eles estragaram tudo. E, desde então, não se falaram mais. Poppy tem todas as coisas de que precisa, mas se sente estagnada. E, se alguém lhe pergunta quando foi a última vez que se sentiu realmente feliz, ela sabe que foi naquela viagem final com Alex. Por isso decide convencer seu melhor amigo a saírem de férias juntos mais uma vez ― pôr tudo em pratos limpos, fazer dar certo. Milagrosamente, ele concorda. Agora Poppy tem uma semana para consertar as coisas. E, quem sabe, contornar a grande verdade que permanece em silêncio no meio de sua amizade aparentemente perfeita. Será que algo mais ainda pode dar errado?